UM LIVRO – UMA HISTÓRIA

Estórias. Histórias. Podem ser fictícias ou reais, mas o importante é que elas estão aí, narradas e ilustradas em livros.

Nada melhor que ter um livro em seu quarto, na cabeceira de sua cama, disse Luna à sua filha. Ontem, continuou ela, terminei de ler um livro que me deixou com várias interrogações e decisões. Conte-me, falou Ana Paula, que assistia atenta a um programa na televisão, mas conforme fora educada, não poderia deixar de dar ouvidos à sua mãe e como tinha dois...

Luna, notando a atitude da filha, começou a contar-lhe a enredo de uma história repleta de segredos, suspense e descobertas, pois "muitas vezes, quando nos envolvemos com alguém, deixamos que o coração se distancie da mente e nos faça crer que só com essa pessoa é que poderemos ser felizes. No entanto, quando o outro rompe esse elo de paixão, sentimo-nos traídos e infelizes, julgando-o responsável por todos os nossos dissabores. Não compreendemos que as expectativas frustradas pertencem àquele que as criam, não àquele a quem elas são endereçadas".

Ana Paula, atenta à narrativa da mãe passou a lhe dar maior atenção. Luna, notando a atitude da filha, sentiu-se feliz e continuou: "cada um vai até onde leva o coração, e no momento em que duas almas se distanciam, devem trilhar seu próprio caminho com a consciência de que a vida não pune, mas dá a oportunidade da experiência para o seu progresso. A paixão que se frustra se distancia do amor, porque o amor genuíno não se ressente nem se magoa, mas tudo compreende e perdoa. Assim como sabemos conquistar, precisamos aprender a perder, porque na verdade nada se perde: tudo se transforma".

Há momentos na vida da gente, pensou Luna, que necessitamos esperar a ocasião para falarmos algo. Este momento havia chegado, pois precisava contar a filha algo que a atormentava há anos. Hoje ela já está madura o suficiente para ouvir e com discernimento suficiente para entender. Preciso contar-lhe que o momento da separação entre eu e seu pai havia chegado, pois não posso mais aceitar tanta traição e indiferença.

Este livro há de me auxiliar. Quero trazê-la à realidade. Ela precisará de auxilio e uma boa leitura, reflexão, com certeza acalmará os ânimos tão arredios.

Filha, este livro pode não ser um best seller, mas em suas páginas estão escritas verdades que nos levam a refletir. Bem sabes como está a situação aqui em casa. Todos temos algo em nosso coração que, se for externado, poderá de certa forma nos levar a atitudes impensadas. Mas, quando cada um, adquire compreensão da vida, passa a compreender que é responsável por tudo o que lhe causa esta dor. Assim, quando aceitar a situação estará pronto para transformar uma vivência em amadurecimento e com mais confiança continuar na busca do direito que todos têm em serem felizes.

O livro que te falei é um romance espírita. Deves lê-lo e nunca esqueças que, "o amor liberta sem que fechemos as portas do coração nem as janelas da alma".

Soninha Rostro
Enviado por Soninha Rostro em 20/10/2011
Código do texto: T3287961