EX COORDENADOR DA LEI SECA É ASSASSINO E VEREADOR BEBE NO BAFÔMETRO - LIA DE SÁ LEITÃO - 15/10/2011

Gente! A Lei Seca é uma maravilha quando bem aplicada, na verdade as estatísticas mostram um avanço considerável em diminuição de números de acidentes. Vamos pensar um pouco sobre o assunto, é polêmico, por vezes tristes e em sua maioria chega a ser hilário.

Vez por outra bisbilhoto os causos policiais de relevância no país quando se trata de desobediência a Lei Seca. A princípio fiquei meio sem entender a diminuição das ocorrências de violências no transito devido aos adeptos, de Baco, dos Escoceses, dos Alemães, das Caipiríssimas brasileirinhas tudo uma Boa Idéia mesmo aos 51, poxa! ACREDITEI! O brasileiro está mais educado, isso é espetacular! Imaginei um suíço lendo um jornal brasileiro, Lei Seca vence a direção perigosa. O brasileiro respeita em todo o território nacional a determinação de ter um amigo da vez, dê lucro na balada, mas não dirija embriagado, a música de Angélica vá de táxi ficou em primeiro lugar no Vox popolis das rádios.

Tudo aquilo me encantou de tal forma que até sai de casa com hora marcada para voltar de táxi, ou com alguém que jamais passava de dois sucos e uma água com gás e dessa forma fui passar um final de semana no Rio de Janeiro, deslumbrada, feliz, cheia de vapor para encarar a balada carioca dos arcos da Lapa, mas ainda estava em travessia de casa em casa de amigos por Niterói quando leio um cartaz mal escrito em tinta piloto, VAGABUNDO E ASSASSIO NO TRANSITO É COORDENADOR DA LEI SECA!

Meus sais! O que pensar? Aquela notícia aterrorizou, uma aberração! Anonimamente alguém denunciava mais um dos casos de morte por causa do excesso de bebida alcoólica e esse era impossível não ficar indignado, o HOMEM que lutou, defendeu e até implantou a Lei no Brasil também era uma falácia.

Vejamos caros leitores se não é de apavorar! Por que tais ações de impunidades ficam à revelia dos arquivadores de processos e debaixo da penúltima pasta empoeirada numa caixa guardada na ultima prateleira de uma sala de processos a serem analisados?

Oops! Hoje não temos mais aqueles bereaux de madeira marrom enorme com três gavetões na lateral e uma máquina Olivetti centralizada para anotar o boletim, era fato, no dia que tinha papel faltava o escrivão no dia que o escrivão estava de plantão faltava papel, bem típico descaso símbolico de chefes de polícia e delegados que não funcionavam quando o delito era cometido por alguém de prestígio. . Hoje temos bancadas simples e computadores abertos aos arquivos universalizados da polícia, os bandidos sociais são bandidos que são registrados na rede, podem até não mostrarem os rostos, mas lá do ladinho tem a foto da cara lisa do sujeito.

Os policiais de hoje levam fama mas que são destemidos é bem verdade, mas como alguns falam ser destemido e honesto é fato, mas o que adianta se a justiça apesar de manter os olhos fechados abre as pernas para os habeas corpos,fianças, responder em liberdade os crimes de morte, ficha limpa, ficha suja tudo da no mesmo quem ta por cima da carniça só sabe fazer carniça!

Pois bem vamos contar o tal fato, que é verídico e acontecido recentemente.

Agora como amante da cidade maravilhosa faço uma homenagem ao Cristo Redentor. O eterno jovem de trinta metros e exuberante compleição física que completa oitenta anos de inauguração.

O Cristo brasileiro que assiste e ouve toda sorte de clamor do povo carioca e dos turistas que chegam aos seus pés interpelando pelo fim das injustiças sociais, do jeitinho brasileiro, do arrumadinho político, da famosa dedada do sabe quem sou eu? .

As respostas podem surgir como um sopro em nossas consciências, negamos claro qualquer semelhança a uma situação de malandragem afinal somos todos ilibados quando o assunto é olhar o rabo amarrado do outro.Mas, deixa esse assunto pra lá, vira a página para não fugir ao caso do Coordenador da Lei Seca. ( Caríssimos é possível perceber que toda boa ação política administrativa enaltece o dono de um EX CARGO e parece que o sujeito jamais perdeu o STATUS de ser o fulano de tal, mas quando o talzinho dá com os burros no alambique, deixa de ser imediatamente Diretor, Coordenador para ser EX, e é Ex em tudo e como ex ninguém dá crédito!, grifo nosso).

Pois bem! Batendo palmas, estalando os dedinhos e fazendo um leve alongamento nas mãos para começar a escrever, vícios de escritora de internet.

Iniciaremos o nosso assunto com o ex Coordenador da Lei Seca um homem aparentemente impoluto que o ministério Público achou por bem denunciá-lo devido ao seu Pajero ser movido ao álcool de uma bandeira nacional e descompensado e bêbado não manter o controle e andar ziguezagueando pelas avenidas de Niterói causando por fim a morte de um trabalhador que circulava numa bicicleta e escoriações em outras pessoas sem prestar socorro! Será que o puro álcool ingerido pelo carro de luxo responderá processo e será preso?

Ou alguém o defenderá alegando que o ex coordenador da Lei Seca apesar de ter cagado e mijado nas calças como declarou na delegacia estava apenas in locuo praticando um experimento cientifico de comprovação e investigação que comprovava linguisticamente correta a frase midiática que cansou olhos e ouvidos do brasileiro suscetível a Pajeros embriagados. SE BEBER NÃO DIRIJA.

Outro paralelo temos no Nordeste, precisamente na capital pernambucana. Ao invés de causar indignação e comoção causou risadagem e um vídeo concorridíssimo pela internet.

Uma blitz em plena Avenida Agamenon Magalhães, polícia para todos os lados e um corredor minúsculo entre os cones dava passagem aos carros de passeio, os ônibus circulavam em outra via e com outro tipo de vistoria.

Fui obrigada a parar o carro, como passei anos sem saber que carteira vencia, e um dia fui parada por uma blitz que o guarda me alertou em dizer que a minha carteira de habilitação venceria em três dias, comecei a ter maiores cuidados e a gostar dessas fiscalizações sistemáticas. Nunca fui induzida a dar dinheiro também nunca dei dinheiro para encobrir alguma sacanagem, sempre fui muito ética com a Lei, e sempre esperei em troca a reciprocidade, e até hoje não posso me queixar, tive carro roubado e a eficientíssima polícia Militar e Civil do Estado de Pernambuco me devolveram intacto, documentos, ultimamente, que um malandro me assaltou no transito e levou minha corrente de ouro, com três medalhas bentas pelo Papa, mas a violência existe, ele queria algo para moeda de tráfico, o bandido queria craque eu a minha vida, ele apesar de jovem tem a consciência de vida curta devido a situação em que vive por puro prazer do vício, e eu espero viver mais um bom tempo para poder obter outras tantas correntes e medalhas.

Bom! Mas a blitz na Agamenon Magalhães é o nosso ponto central de discurso.

Um soldado muito bem paramentado, colete à prova de bala, joelheira, capacete, pistola, rádio pertinho do pescoço, meus sais! O homem ale de bem munido de músculos, gentil, ficou olhando um e outro documento, olhava placa do carro, numero de motor, eu acho! Um cão farejador cheirou dentro do veículo e saiu espirrando, o cheiro de nicotina que só eu não sinto, preciso parar de fumar! O policial era bonito! Pensei, meus impostos estão bem pagos, gostei da eficiência!

Logo atrás me carro percebi um vereador de um município próximo, e como não sou dada a fofocas de mesa de bar, encostei-me em meu carro e fiquei observando a abordagem. O homem já tropeçou nas pernas ao sair do seu luxuoso importado não caiu graças a agilidade do policial que o segurou pelo braço, ainda hoje imagino que posição mais estranha foi aquela, pena que o meu celular não tem câmera, mas daria uma polêmica, um passo de tango, uma rodada de forró, um laçaço de prender marginal, ainda não tenho definida a maneira como o soldado sustentou aquele homem sem machucá-lo e sem deixá-lo destabacar-se no asfalto. Pensei, xi! Ai vem coisa feia! Adentrei em meu carro, puxei para mais adiante e voltei para crer que aquela cena era verdadeira

O homem com a voz de já tive oratória agora preciso de um refomatório, esbravejava, sou DOUTOR!, Formado na Universidade tal,mentira! A tal universidade uma excelente faculdade mas não é universidade. Sou isso e sou aquilo, o governador tal é meu amigo o juiz tal é meu amigo , o delegado tal é meu amigo, quem o homem citou é gente do bem, mas para aquela situação até os santos se esconderiam diante da cena comprometedora, e o devoto a esbanjar amigos, acreditem que chegou uma hora que até eu me escondi sei lá ele podia me reconhecer de alguma farra no dia das sogras..

O militar que veio fazer a abordagem comigo foi o mesmo que quase perdeu a calma e chamou um oficial, chegou o oficial com mais educação pediu para que o homem soprasse o bafômetro como último recurso, pois os outros itens estavam todos legais, o homem em bravatas de sabe quem eu sou, tomou o bafômetro e disse alto e em bom som eu mostro o que era pau e agora é cobra, baixou as calças, apontou para o guarda e fez xixi em plena avenida, o corre corre foi grande, a essas altura eu ria e chorava, não sabia o que era mais pavoroso, aquele homem bêbado dando goles no bafômetro e fazendo xixi na via pública, o povo tapando as vistas da meninada nos carros, os policiais correndo para fazer um paredão e a lista dos amigos que o homem clamava a plenos pulmões aumentava de volume.

Finalmente encosta uma viatura do SAMU, o que deveria ser um camburão, e sai em disparada para alguma clínica próxima. Volto para o meu carro, louca para encontrar uma alma desocupada para me ouvir, umazinha daquelas pessoas pelas ruas de Olinda e nada! Mas Deus é pai, deparei-me num restaurante com alguém muito influente e falei com um risinho sarcástico cuida porque teu nome também estava na lista dos amigos e pelo estado pode sair mais amigos comuns e amigos até dos inimigos.

O homem deu um pulo da mesa e saiu nas carreiras, se encontrou o tal político também não sei, nem deu tempo de questionar-me em qual o hospital ou clínica foi levado. Tudo ficaria na mesma, daria de ombros e diria não sei. Quiçá amanhã algum jornalista comente em um jornal sensacionalista: político exaltado elogiava a Lei seca tentando dar os últimos goles no bafômetro antes de ser levado a clínica de luxo em Recife.

Lia Lúcia de Sá Leitão
Enviado por Lia Lúcia de Sá Leitão em 15/10/2011
Reeditado em 16/10/2011
Código do texto: T3278337
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.