O PEIXE E A GARÇA
Setembro de 1997. Na televisão uma propaganda veiculada chamava a atenção:
- Venha que a Rota Turística do Rio Uruguai está esperando por você. Venha e conheça uma região que agrada em todos os sentidos.
Uma boa época para pescar nas calmas águas do Rio Uruguai, famoso por sua extensão e localização. Quem é gaúcho bem o sabe, falou João Pedro a Luna.
"O rio Uruguai é um rio sulamericano que nasce na Serra Geral e que forma-se pela junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A nascente mãe do rio é o rio Pelotas. O rio Uruguai é um dos rios mais importantes na hidrografia do sul do Brasil e serve de fronteira entre o país e, a Argentina e o Uruguai, tendo Uruguaiana como principal cidade gaúcha banhada por suas águas. Depois de receber as águas do rio Quaraí, ele continua para o sul até a localidade de Nueva Palmira-Uruguai, e depois deságua no rio De La Plata próximo à Buenos Aires-Argentina".
Luna conhecendo bem o marido ficou atenta esperando, pois sabia que logo ele iria fazer a tal pescaria e falou às suas amigas sobre a possibilidade. Elas também ficaram interessadas e à espera da notícia. Uma tarde, véspera de um longo feriadão, João Pedro disse à Luna que ele e dois amigos, resolveram fazer uma pescaria. Luna beijando-o na face e radiante foi logo dizendo que achava ótimo e que ela e as amigas já estavam preparadas para a viagem, pois um de seus sonhos era conhecer o famoso rio. Disse, ainda, que "o rio Uruguai oferece, além das belezas naturais, várias opções de lazer náutico, pesca e diversos eventos. Na sua margem os portos estão à sua espera. A região é provida por uma infraestutura viária com bons restaurantes, excelentes hotéis e pousadas. Assim é a Rota Turística do Rio Uruguai, na fronteira noeroeste do Rio Grande do Sul, divisa com a Argentina, ao lado das Missões Jusuíticas e do Salto do Yucumã. Região de ídolos como Xuxa, Taffarel e Gisele Bündchen." João Pedro boquiaberto ficou ao ver que ela realmente estava decidida, pois sabia até detalhes do local. Barbaridade tchê, a inteligência mora neste corpo, brincou, dizendo-lhe, então vamos todos.
Ao chegarem à pousada, por eles reservada no país vizinho, tiveram uma agradável recepção pelos proprietários, com direito a petiscos, drinks e depois um jantar muito especial, regado a belos vinhos
argentinos e horas de boa conversa.
O objetivo era a pesca do Dourado, denominado pelo povo ribeirinho como Tigre de los Rios.
Cuidados como checar todos os nós e uniões das linhas, uma boa carretilha com freio bem regulado, observar sempre se os anzóis estão bem afiados e principalmente saber ler o rio, identificando cada possibilidade, são peças fundamentais para o sucesso na pescaria de dourados. Luna a tudo escutava e, em pensamento agradecia ao bom guia de pesca as orientações que ele passava.
Na manhã seguinte os maridos saíram em um barco e começaram a navegar em marcha lenta. Elas ficaram na beira do rio junto com outros pescadores e com seus instrumentos iniciaram a sua pescaria.
A pescaria estava farta, arremessavam na água e esperavam a linha descer cerca de 20 metros, pois dificilmente nesse tempo não havia um “ataque” do peixe. Luna achava que precisava de um pouco mais de espaço para o arremesso, volta e meia estava ela pedindo licencinha para alguém e só via os outros pescadores fazendo caretas. Para cada peixe que Luna conseguia fisgar, uma amiga fisgava três ou quatro e a cutucava dando gargalhadas dizendo, “mas bah menina, tu tá pegando muuuito, tu pega demaissssssss”
E as tentativas continuaram. Tudo mudou quando num arremesso, Luna, sem saber como, laçou uma garça em pleno voo e a linha deu um “laço no pescoço” do pássaro que, acabou caindo na água. Como a garça não conseguiu escapar, Luna a recolheu, trazendo-a para a barranca do rio. Todos que ali estavam pescando pararam para ver. Quando o “animal voador” chegou, um morador local ajudou a tirar o laço e, a garça assustada voou rapidamente. Foi um riso só.
Algum tempo depois, Luna desanimada, resolveu encerrar o dia. Não pegou nenhum peixe depois da garça, mas ela e as amigas saíram dando altas risadas e com uma bela história para contar. Ela ganhou além da viagem a certeza de que na vida o que vale é a persistência e que pescaria é realmente um esporte que necessita habilidade e muita destreza.