Os sanhaçus e a cobra
No alto de uma arvore um ninho em meio as folhas secas reluzia, e os pios dos três Sanhançu famintos á espera da mãe, que chegava com uma minhoca ou grão de milho, tão pouco alimento para aqueles esfomeados que abriam seus bicos para receber a comida do bico da mãe, que depois partia a procura de comida novamente.Ao voltar entregava novamente a comida os seus filhos então os encobria e assim terminava mais um dia de jornada daquela pobre mãe.
Ao amanhecer partia e os deixava sozinhos,ficavam a mercê de qualquer perigo de outro animal mais esfomeado que eles, que os devorassem sem piedade.
De dentro de uma loca de pedra, perto da arvore estava o perigo que os ameaçava, uma cobra que os observava com seus olhos malignos e sua lingua venenosa que entrava e saia da sua boca farejando o ar.Saiu da loca em direção a árvore, muito habilidosa rastejava-se pelo chão com cautela, formando uma perfeita dança, subiu a arvore em direção ao ninho, a sua refeição daquele dia estaria garantida e seria uma presa fácil, pois se tratava de três indefesos.Chegando perto do ninho, os indefesos piavam em desespero, estavam encurralados e nem sabiam voar, seria um fim trágico para aqueles três pobrezinhos.
A cobra deteu-se por um tempo, para provocar mais medo aos sanhançus e com sua lingua passando no corpo de cada um, excitava mais o medo nos pobre pássaros, mas esse feito também custou-lhe a vida, pois um gavião vendo aquela cena do alto resolveu ajudar os companheiros de penas, e voando em disparada a árvore conseguiu arrancar do ninho a cobra antes que ela comesse os pobres pássaros.
A sua refeição daquele dia estava garantida.
"É A LEI DA NATUREZA OU VOCÊ É CAÇA OU É CAÇADOR!"