AS MISSÕES E SUA MISSÃO NO CONGO

AS MISSÕES E SUA MISSÃO

Marcial Salaverry

Viajando pelo interior do Congo, sempre encontrava alguma das muitas Missões Católicas...

Descobri que sempre estavam prontos para ajudar a quem quer que fosse, sem mesmo se preocupar em receber sequer agradecimentos...

Levar a palavra de Deus, era sua verdadeira missão, mas de um tudo faziam na tentativa de melhorar as condições de vida, principalmente das crianças, que jamais aprenderiam a ler ou escrever...

Ensinar-lhes, mas não era isso simplesmente a que se dedicavam aqueles abnegados religiosos.

O grande e meritório trabalho daqueles corajosos missionários, era preparar aquelas crianças, dando-lhes algumas perspectivas de um melhor futuro...

Mas era um trabalho muito duro...

Havia a incompreensão dos adultos, que as tinham sob jugo, e não queriam perder o domínio sobre o destino daquelas crianças...

Como catequiza-las, se os adultos lhes diziam que os deuses jamais permitiriam

que em Deus se falasse...

Como tentar, sem o apoio dos familiares...

E as crianças, em seu íntimo tinham sede de saber...

E ficavam indecisas entre as velhas noções de vida, e o que poderiam saber dessa outra vida...

Era muita confusão para aquelas pobres crianças, que perplexas viam o futuro se aproximar, sem que para ele pudessem se preparar...

Como conto no livro Umn Brasileiro na África, encontrei muitas dessas Missões durante minhas andanças pelo interior do Congo, onde pude constatar a tenacidade desses religiosos que, apesar de todos os problemas que encontravam, davam o melhor de si para tentar levar a palavra de Deus e transmitir seus conhecimentos para aquelas crianças. Uma missão complicada para aquelas Missões.