A descoberta do tribunal incorruptível...

Um grupo de políticos se reuniu para informar a população que gastariam 1 bilhão e 100 milhões para construírem duas linhas de metrô de superfície na bela cidade do Mato Grosso.

O grupo comemorava e estava achando o máximo aquele gesto, afinal o metrô ficaria para sempre como o marco de suas administrações, mas eis que do meio da multidão surge uma jovem franzina, de olhos cor do céu, de fala macia que lhes pede a palavra, dizendo:

_ Senhores posso vós fazer umas perguntas?

_ Sim! Responde o dirigente entusiasmado acreditando tratar-se de uma fã.

_ Como podem gastar 1 bilhão e 100 milhões em um simples meio de transporte quando milhares de pessoas morrem todos os dias em nossos hospitais, onde milhares não são atendidos por falta de vagas, como conseguem dormir a noite sabendo que milhares de crianças jamais saíram da miserabilidade porque não tem escolas para elas no estado, como podem se alegrar com algo tão fútil como uma copa quando coisas tão essenciais como o bem-estar publico está ameaçado pela má administração que realizam, como o senhor consegue dormir a noite senhor governador quando distribui entre homens caçados pela justiça por desvio de verba pública secretarias importantes de sua administração, se recusa em atender professores, mas não sente a menor vergonha em andar com um grupo tão grande de bandidos do colarinho branco...

Neste momento o governador a interrompe e diz:

_ A justiça nada provou contra esses homens!

_ A mesma justiça que devolveu ao cargo nove membros corruptos do judiciário local, sendo que um deles estava envolvido em nepotismo, por empregar os filhos no tribunal, onde os mesmo jamais compareceram para um único dia de trabalho? São esses os homens ilibados da justiça que o senhor conclama em sua defesa?

Outro político então se levanta e diz:

_ Nada poderá nos julgar, somos homens bons!

A jovem sorri tristemente e sentencia:

_ A justiça dos homens corrompidos pelo poder jamais poderá pegar seus comparsas de crime, mas há um tribunal incorruptível que jamais cede a qualquer suborno e é sob a ação deles que todos nós nos encontramos, é ele que produz em vós a doença, acaso acham que podem suborná-los com as afirmações que fazem para a sociedade e suas próprias famílias? Ele os sentencia a serem comidos vivos, a terem paradas súbitas do coração, a partirem brevemente para o outro mundo, não é a toa que um grande número de vocês têm sofrido com os horrores do CÂNCER, que vós devora a carne, para ver se vós despertam a alma. Esse tribunal chama-se CONSCIENCIA, e ele não falha, cuidado irmãos com as escolhas que façam, pois ele não se vende jamais!

A jovem se retirou e os homens ficaram como que chumbados aos assentos pensativos, quem sabe amanhã suas almas sejam despertas subitamente pelas lembranças daquilo que prometeram ao Pai antes de aportarem no Planeta Terra.