UM ENCONTRO COM A SABEDORIA
UM ENCONTRO COM A SABEDORIA.
Há 07 de dezembro de 1985, quis o Grande Arquiteto do Universo, conceder-me a honra, o orgulho e o privilégio de adentrar pela primeira vez nos umbrais deste templo sagrado que é a maçonaria. Tive a oportunidade de fazer progresso, de conhecer e praticar os seguintes ritos maçônicos: Escocês antigo e aceito, Adorinamita e o Brasileiro. Tive a satisfação de ingressar na maçonaria numa Loja, que é totalmente voltada para o ensino dos assuntos da filosofia maçônica, posteriormente fiz minha filiação noutra Loja que tinha como meta principal o trabalho filantrópico de ajuda as pessoas carentes e a uma colônia de racinianos.
Conheci a linguagem e a literatura maçônica. Participei por várias vezes das administrações de Lojas, praticamente tive o privilégio de exercer quase todos os cargos em Loja, pois fui: tesoureiro, secretário, orador, segundo vigilante, primeiro vigilante, segundo experto, primeiro experto, segundo diácono, primeiro diácono, cobridor interno e hospitaleiro, sendo que ainda falta ser cobridor externo, mestre de cerimônias e venerável, sendo que este último tive a honra de dirigir várias sessões, na ausência de seu titular.
Passei mais de 10 anos estudando a história e a filosofia desta milenar Instituição. Conheci satisfatoriamente os mistérios que envolvem os seus três primeiros graus, seu simbolismo e sua filosofia. O significado exotérico e esotérico de seus símbolos, de seus sinais, de seus toques e de suas palavras.
Como homem que acredita ferrenhamente na existência de Deus, temente e cumpridor das suas leis, observador fiel dos seus mandamentos sagrados. Confesso de coração à luz da verdade e da Sabedoria Divina, que nos meus 26 anos de maçonaria, não vi nada em suas leis, mandamentos, regulamentos, estatutos, normas, rituais e constituições, que firam: a ética, a moral, os bons costumes, a Carta Magna de um País, as diversas religiões e credos e ou qualquer outra coisa que venha desabonar a Instituição.
Pelo contrário, encontrei nesta Instituição verdadeiros exemplos de bem viver. Deparei-me com uma plêiade de homens seletos, dotados das mais belas virtudes, providos de grande amor fraterno, carregados de bons fluídos, abençoados por Deus, prontos para bem servir à Pátria e à humanidade, desprovidos do ódio e da inveja, de corações abertos para o amor, de uma razão fora do comum, de uma disciplina ímpar, discípulos fiéis cumpridores das leis e das ordens, do motorista de táxi ao governador do Estado, homens simples e iguais em dignidade e direitos, de uma educação nunca vista, de uma probidade invejável, de uma lisura exemplar, de uma capacidade de decisão sem igual, de uma simplicidade adorável, de um espírito de cooperação inigualável, de uma boa vontade incansável, de uma sinceridade plausível, de um olhar sereno, de uma honestidade indiscutível, de uma confiança total, de uma palavra amiga, de uma sensatez irreprimível, de uma cortesia agradabilíssima, pacatos por natureza, de uma felicidade incomparável, de uma dedicação espontânea, de uma vibração resplandecente, de uma certeza inegável, de uma inteligência vasta, de uma Sabedoria Divina, de uma força resoluta e de uma beleza formidável.
Por estas razões e muitas outras não podemos admitir que pessoas inescrupulosas maculem o nome sagrado de tão ilibada Instituição. Que ao longo dos tempos tem prestado excelentes trabalhos para a humanidade.
Acredito que a falta de conhecimentos aliado a curiosidade do povo em geral que desconhecem os princípios fundamentais da Ordem, aí então, ficam especulando e criando certas fantasias sem lógica, que não se coadunam com o pensamento de pessoas dignas e inteligentes.
Vejam meus amados irmãos as coisas infundadas que pessoas desocupadas, sem escrúpulo, sem sensibilidade, sem conhecimento de causa são capazes de inventar sobre este nome sagrado que é a maçonaria universal. Passo a relatar algumas histórias infundadas somente para mostrar o quanto à mente humana é capaz de maquinar: A maçonaria é coisa do diabo; Os maçons enriquecem porque fazem pacto com o diabo. Os maçons são mafiosos. Os maçons são conspiradores e traidores.
Caro leitor reflita pense muito bem e veja que pessoas da estirpe de um maçom não se prestam a tão ridículo papel. Acreditem a maçonaria não é uma religião, mas o nosso livro da lei é a bíblia sagrada.