A DECISÃO (Conto)

João Neto, criado no Cristianismo Protestante, tradição familiar há 8 gerações, chega à faculdade aos 19 anos, cheio de planos. Almejava exercer a profissão de advogado, tendo como objetivo também, passar num concurso público, tendo progressão de carreira, entre outros méritos que o Capitalismo e o Liberalismo, oferecem.

Tendo contato com matérias filosóficas na faculdade, distancia-se um pouco da religião, sendo taxado às vezes pela mãe, de ateu. Na verdade , João Neto enfrentava indecisões religiosas como qualquer outra pessoa, e de vez em quando, ora pensava em ser católico, protestante, espírita, ora, até mesmo arreligioso.

De todas as dúvidas de João Neto, um objetivo do qual ele não hesitava, era o de sucesso financeiro e profissional, porém durante uma certa noite, teve um sonho anormal. Estava com vestes longas, dentro de uma igreja católica, e uma voz interna, instruía-o de que ele deveria esquecer todos os sonhos materialistas e só fazer caridades. (Estava em meio a jovens que só pensavam no desapego material, e enfrentava uma longa fila para fazer uma inscrição à tal sociedade...)

Ao amanhecer, João Neto de forma misteriosa e decidida, resolve contrariar a criação protestante da família, as indecisões religiosas próprias, além do sonho profissional, e entende que aquele sonho, era na verdade um recado divino. Desapega-se totalmente do materialismo, encerra a matrícula na faculdade, e entra para a Ordem Franciscana Católica.

Emadilson de Jesus
Enviado por Emadilson de Jesus em 08/06/2011
Reeditado em 17/05/2015
Código do texto: T3022478
Classificação de conteúdo: seguro