Da Felicidade
Houve, na História, numa terra sobre a qual maturaram-se as maiores civilizações, e os mais profundos pensamentos vivos, um episódio que ficou conhecido como "A Batalha de Kadech".
Historiadores e egiptólogos de diversas partes dedicaram-se à investigações que permitiram obter detalhadas e surpreendentes informações sobre a dita batalha.
Nela, chegaram alguns a saber, enfrentaram-se, sob a ótica cultural egípcia, Ordem e Caos, Trevas e Luz, e como as grandes batalhas, estava em jogo a existência e permanência do próprio Universo enquanto Ente Ordenado.
No período em que ocorrera tal confronto, liderava o Egito o inolvidável faraó Ramsés II que, segundo relatos, numa ocasião teria investido sozinho contra seus inimigos, e destemido como um Leão, teria pronunciado, cercado por 2.500 carros, num dos mais profundos enunciados éticos, que "A felicidade é fruto da realização."
Teria tido Ramsés II um ataque de insanidade, em meio a tamanho perigo ao qual submetera-se? Qual razão o permitiu dizer algo que não aparenta em nada relacionar-se com conflitos bélicos?
Não são poucas as questões incitadas pelo verbo Raméssido manifestado na ocasião da Batalha de Kadech, mas ainda que sejam muitas, orbitam todas e cada uma as questões principais: Realizar o que? Por que? Pra que? e Como? Que por sua vez dependem da compreensão fundamental:
O que é realizar?