O avestruz.

O AVESTRUZ.

O homem inventou um instrumento de consumo do lar: O espanador. Ele tem um cabo de madeira torneada, envernizada e composta de penas de avestruz. Mas para ter de fabricar centenas de espanadores terá de ter muitas penas de avestruz. Para se adquirir as penas, terá que caçar avestruz e abatê-la. Não só dá lucro ao vender as penas, mas os ovos e a sua carne. Não importa a depredação ou até mesmo a sua extinção. O mais importante é o bom negócio para ganhar dinheiro. Quem é mercenário pensa e age assim. Não importa o futuro, o presente. É tudo para o mercenário; lucro.

O avestruz é uma do ecossistema. É a guardiã dos fazendeiros, pois ela se alimenta de serpente. A cascavel pica o gado, matando-o, dando prejuízo aos fazendeiros. Ao se matar o avestruz, multiplica-se as cobras, que picando o homem, mata-o.

Deixem as cobras se multiplicarem, pois, a peçonha é bom para “Carlos Chagas” , ele gosta bastante de veneno de cobras, principalmente da cascavel. “Se mata a cobra, se cura cobra”; porque se ela picar alguém, aplica-se o soro da própria peçonhenta, e salvará o paciente. Mas se o homem criasse avestruz em suas fazendas, certamente não precisaria criar-se vacina, pois o homem não seria picado pelas víboras.

Mas preciso inventar alguma coisa para ganhar dinheiro mais fácil, pensam os mercenários. Matam-se os avestruzes e multiplicam-se as víboras. Foi ela, serpente, quem foi ao paraíso endeusar a mulher. (Livro dos Gênesis.) Mas poderá ser esta simbologia um tanto machista, pois, pode ser que a vontade própria do homem, como por exemplo, matar avestruz para tirar as suas penas, para fazer espanador.

A elite tem a necessidade de ter espanador. Não tem ideia donde veem as penas, mas coloca em jornais: “Precisa-se de empregadas para limpeza do lar”. Chega a empregada e lhe é entregue um espanador. Ela olha encantada ao ver o espanador e começa a limpeza. Ela nem protesta que, para ter aquele espanador em sua mão, foi preciso matar uma avestruz. E os ecologistas protestam. Dão palestra ecológica nos colégios, na tevê, rádio e jornal. Os filhos das madames e dos ricaços leem as notícias e aprendem nos colégios e vão ao zoológico para ver o avestruz. Acham até bonita e gigante e dizem: é a maior entre todas as aves do mundo. Nem pensam que lá em suas casas, têm um lindo espanador de penas de avestruz.

Aprendem tudo sobre ecologia, mas se esquecem que é preciso agir e protestar contra os depredadores. São arquivos mortos, ambulantes e cheios de informações ecológicas, guardados para prescrever com mofo, misturando com pizza, dos políticos sem compromisso com o povo.

Por aqui não há mais avestruz ou ema. Será que foram extintas? Não pode ser!

E agora, como vou fabricar espanadores? Podem fabricar de outra matéria, mas o melhor é feito de penas de avestruz: infelizmente.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 17/05/2011
Código do texto: T2975295