O João de Barro.

Conto de Honorato Ribeiro.

O João de Barro.

Quem ensinou João de Barro conhecer previsão do tempo? Eu posso até afirmar e confirmar que foi o mesmo que lhe ensinou a construir a casa. São todas iguais as casas do João de Barro. Ele é socialista, talvez seja comunista com as mesmas ideias de Carls Marx. Sabe por quê? Suas casas têm o mesmo formato...

O João de Barro quando prevê que o período da chuva bate o vento do poente, ele faz a sua casa com a boca virada para o nascente. Ele avisa a todos e todos lhe obedecem. Ninguém protesta. São todos unidos. O mais importante da sua arte e arquitetura é que nem o tempo, chuva, vendavais não destroem a sua construção. A árvore poderá ser arrancada pelo vento, mas a sua casa, não. João de Barro faz me lembrar de Oscar Neymaier. Veja a sua arquitetura em Brasília: Todos os prédios são iguais em formato arquitetônico. João de Barro para mim é comunista ou socialista. As idéias são parecidas até em seu canto: todos cantam a mesma melodia onomatopaica e a mesma filosofia de vida. João de Barro é o maior engenheiro ecológico que conheço. A sua casa para ser resistente não precisa de cimento, vergalhão, alvenaria, cal... É puro barro. Não precisa de papel para desenhar sua casa – planta – colher, nível, régua, prumo...

Dizem que ele é muito ciumento com a fêmea, pois, quando ele cisma, coloca-a presa na casa e constrói a porta com o próprio barro e a deixa presa até morrer. Pode sê-lo malvado, mas é um grande arquiteto. O homem, com sua vaidade e egoísmo, quando encontra uma casa de João de Barro, arranca-a e leva-a para enfeite de sua casa. João de Barro se quiser morar, que faça outra casa. E ele faz do mesmo jeito e da mesma resistência e arquitetura.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 14/05/2011
Código do texto: T2969480