A CRIAÇÃO
A CRIAÇÃO
Educação Cristã
Acriação 2009
O mundo que DEUS criou pra mim
História1- DEUS começou a criar o mundo
Nossahistória começa falando de uma menina muito inteligente e que ama fazerdescobertas, seu nome é Aninha.
Ela gostamuito de conversar com sua mãe sobre todas as coisas, por isso em um momentoque estava sozinha, percebeu que ao seu redor existiam muitas coisas belas eimportantes , assim como o Sol, as plantas, as árvores, os pássaros e tudomais, e como curiosa que é, decidiu que queria saber a respeito de como é quetudo isso começou.
Certo diaAninha estava sentada embaixo de uma árvore, conversando com sua mãe, quandocomeçou a olhar tudo. Percebeu as árvores, os pássaros cantando, lembrou dosrios, do mar, lembrou também do dia e da noite. Porque havia o dia e a noite,as estrelas o Sol, os animais?... Enfim, eram tantas perguntas, tantas coisasque queria saber que decidiu perguntar para sua mãe.
Assim começaa viagem de Aninha pela verdadeira história da criação, que está na Bíblia, noprimeiro capítulo, lá em Gênesis, onde está escrito que o SENHOR CRIADOR feztodas as coisas.
No primeiro dia ELE viu que a terra era sem forma evazia, então fez a separação entre a terra e o céu, fez da luz o dia, com oSol, e da escuridão, fez a noite com alua e as estrelas.Fez a expansão das águas e achou tudo isso muito bom, e assimfoi feito o primeiro dia.
Puxa,Aninha ficou muito contente em saber, que havia um SENHOR que criou a luz e aescuridão, a noite e o dia. Pensou até em fazer algo bem bonito assim como um desenho ou uma colagem, para nãoesquecer o que aconteceu no primeiro dia que DEUS criou.
(Genesis 1:1-5)
VERSÍCULO: “E DISSE DEUS, FAÇA, E TUDO SE FEZ...
(Genesis 1-1:31 e 2-1:2)
Planode Aula-História 1
OBJETIVO: Despertar no educandoa expectativa de descobrir e aprender, através dos ensinamentos bíblicos.Fazendo uma ponte entre a realidade, o mundo em que vivemos, e a leiturabíblica, a história. Também objetiva despertar no educador, maior disposição emtratar de assuntos ligados á realidade, mas com embasamento cristão. Assimjuntos, educadores e educandos possam descobrir qual a melhor maneira decuidar ainda mais do mundo que DEUS criou.
ESTRATÉGIA:
. Iniciar comuma canção (MOMENTO DE LOUVOR), sugestão- CD Diante do Trono para crianças-primeira canção- A criação.
.Promover um tempo de reflexão, de oração comas educadoras e as crianças, “BREVE”, para introdução do momento da história.
. Preparar um cenário, com uma boneca que sechamará Aninha, a qual irá participar de todas as histórias. O cenário poderáser feito em uma sala, que no início ficará escura ou á meia luz, para simbolizara noite, depois as luzes irão ascender, simbolizando o dia de acordo com oandamento da história.
. Importante, apresentar sempre para ascrianças a Bíblia, e enfatizar que as histórias estão todas escritas lá, napalavra de DEUS.
.Promover um tempo de oração e agradecimento à DEUS, por ter criado o primeirodia., e agradecer pelo mundo de hoje, e por tudo o que temos.
.Finalizar com a canção.
PROPOSTA DE ATIVIDADE:
Propor uma atividade conjunta, dividindo as crianças da sala em dois grupos,GRUPO 1-DIA, GRUPO 2-NOITE.
Previamente a educadora terá queprovidenciar recorte de revistas ou gravuras, pertencentes ao dia e a noite. Umgrupo receberá uma cartolina branca, para efetuar colagens sobre o dia, o outrogrupo receberá uma folha de colorset preto, para a colagem dos astros eestrelas que pertencem à noite. Depois anexar em sala.
MATERIAL:Recortes de revistas sobre o dia e a noite; Colabranca ou cola bastão; Cartolina branca e colorset preto; Canetas coloridas.
História 2- A criação dos rios e mares
Aninha havia ficadorealmente muito feliz com suas descobertas a respeito do primeiro dia dacriação do mundo, percebeu como o SENHOR CRIADOR é bom, em pensar primeiro emtransformar a escuridão em noite e a luz em dia.Por isso ela agradecia aindamais ao SENHOR CRIADOR, por criar tantas coisas, e convida os amiguinhos aconversarem com DEUS, só um pouquinho. (Momento deoração).
Aninha continuavamuito empolgada e curiosa para saber o que iria acontecer no segundo dia dacriação, então junto com sua mãe,sentou-se em seu colo, e foram juntas descobrir o que havia ocorrido no segundodia da criação. Sua mãe pegou a Bíblia, e mostrou para Aninha onde estavaescrita a história, lá em Gênesis, e descobriu ao ler a Bíblia, que o SENHORCRIADOR, criou a expansão das águas e fez a separação entre elas, então umaparte das águas ficou embaixo na terra, e a outra parte, em cima dos céus.
Que maravilha!Então Aninha descobriu que o SENHOR CRIADOR, neste segundo dia fizera os céus eos mares, e lembrou-se do dia em que havia passeado na praia, vendo aquele marimenso com muita água, e isso a deixou muito, muito feliz!
E aconteceu a manhãe a tarde, e DEUS achou isso muito bom, e assim foi o segundo dia.
Aninha ficava mais feliz a cada história, então decidiuagradecer ao SENHOR CRIADOR, por ter criadoa a água para beber e a água dapraia, e também por ter criado o céu com tão lindo azul!
Isso tudo a deixava ainda mais curiosa para saber o que será que iria acontecer no terceiro dia dacriação?
Saberemos na próxima história. (Genesis 1-6:8)
VERSÍCULO: “E DISSE DEUS, FAÇA, E TUDO SE FEZ...
(Genesis 1-1:31 e 2-1:2)
PLANO DE AULA-História 2
OBJETIVO: Continuar a fazer a ponte entre a realidade de nossosdias, e a história bíblica contada. Levar a criança a perceber a importância daágua como coisa importante e boa que DEUS criou, e ainda, perceber como podemosjuntos, economizar a água, preservar os rios e mares, e muito mais.
ESTRATÉGIA:
. Iniciar com a canção proposta ou outra aescolher dentro do contexto;
. Começar a contar a história com a boneca nocolo, e com a Bíblia junto, dando a impressão de Aninha estar com sua mãe, efazer o momento da oração dentro da história.
. Concluir este momento após a história comuma canção.
PROPOSTA DEATIVIDADE:
1- Enriquecimento dovocabulário, com um momento de roda, onde o educador levará a criança arefletir a respeito do bem que DEUS fez, ao criar a água, e a importância daágua para nossa vida.
2- Confeccionarbarquinhos de papel coloridos, e brincar com água em uma bacia, simbolizando omar, os rios e oceanos.
3- Conscientizaçãoquanto a economia da água, como devemos nos comportar na praia,jogar lixo nolixo, como podemos ajudar a não poluir ainda mais nossos mares, rios e oceanos.Poderá ser feito um mural com gravuras, ou uma colagem com papéis de bala, oupapel crepom e contact.
MATERIAIS: Saquinhos de salgadinhos vazios,papéis de bala, rótulos de produtos, papel contact, ou folha de cartolina,canetas coloridas.
História 3- DEUS criando os vegetais
Aninha ansiava porsaber o que o SENHOR CRIADOR fizera no terceiro dia.
Então sua mãe leu aela o que estava na Bíblia.
E disse o SENHORCRIADOR, para que a terra produzisse erva verde, plantas, que dessem sementes,árvores frutíferas para dar frutos, de acordo com cada espécie. Assim, alaranjeira dá laranjas, a macieira dá maçãs. E todas as outras mais.
Aninha achou aindamais maravilhoso o que o SENHOR CRIADOR fizera, afinal, a saladinha que elapodia comer, a comidinha, foi tudo criado por DEUS, e ainda se lembrou docolorido das flores que viu no jardim, as lindas e frondosas árvores, as frutasdeliciosas. Percebeu como O SENHOR CRIADOR havia sido bom em criar isso tudo!
E havia mais, assimaconteceu, as ervas, as plantas crescendo, dando sementes sobre a terra e asárvores também. E assim foi criado o terceiro dia.
E DEUS viu o que feze achou muito bom.
E Aninha, orou a DEUS, agradecendo por todas as plantinhas,frutas e vegetais que o SENHOR CRIADOR fez.
(Genesis 1-9:13)
VERSÍCULO: “E DISSE DEUS,FAÇA, E TUDO SE FEZ... (Genesis1-1:31 e 2-1:2)
PLANO DE AULA- História 3
OBJETIVO: Mostrarpara as crianças quantas maravilhas DEUS criou pensando em nossa saúde, ashortaliças, os legumes, as frutas as árvores para nos dar sombra. Falar arespeito do cuidado que devemos ter com as árvores, falar ainda sobre a boa ecorreta alimentação, dizer que tudo o que DEUS criou é bom e saudável.
ESTRATÉGIA:
. Iniciar com a canção,pois é momento de louvor, depois levar as crianças a um momento de oração epreparação para a história que será contada.
. A boneca Aninha poderáestar encostada em uma árvore, que contenha frutos, desenhada em cartolina ouEVA, para compor o cenário.
. Após o conto dahistória, sempre apresentando a simultaneidade entre a história que está sendocontada e a Bíblia, momento de oração e agradecimento ao SENHOR CRIADOR, porter nos dado o alimento de todos os dias, todas as plantas, árvores, flores efrutos.
PROPOSTA DE ATIVIDADE:
1- Pintura digital-Utilizar tintas coloridas, amarelo, vermelho, marrom, verde, cores que simbolizemfrutas, entregar uma folha de sulfite a cada criança e deixar que ela escolha acor que desejar, e então ela fará o desenho de sua fruta preferida utilizando aponta dos dedos.
2- Com recortes defrutas ou gravuras previamente recortados, promover uma colagem coletiva com ascrianças, para fazerem um mural a ser afixado em sala.
3- Jogo das sombrascom árvores, pra as crianças maiores, está no incluso nos encartes do projeto,poderá ser xerocado e aplicado individualmente.
MATERIAIS: Recortes de frutas ou gravuras, cola, cartolina ou papel pardo, tintascoloridas, folhas de sulfite, canetas coloridas.
História 4- A criação do Sol e da Lua e asestrelas
Já eranoite e Aninha estava um pouco assustada com a escuridão, e pediu para dormirjuntinho com sua mãe. Ela pensava que quando anoitecia, e tudo ficava escuro, algum,a coisa ruim poderia lhe acontecer. Afinal a noite parecia sempre sombria eAninha queria muito que o dia durasse o tempo todo, então até pensou porquehavia a noite se ela sentia tanto medo?
Aninha estava com medo!
Então sua mãe, commuito carinho, deitou-se ao lado de Aninha e disse a ela que O SENHOR CRIADORtambém criou a noite, e que a noite também era bela, pois somente à noitepodíamos ver a lua e as estrelas, então lhe contou, que no quarto dia dacriação, DEUS criou os luminares para aterra. Fez um luminar maior que governaria o dia e chamo-o SOL, e para iluminara noite DEUS fez a LUA e as estrelas. Dessa maneira DEUS fez a separação entrea luz e a escuridão. E assim o SENHOR CRIADOR fez o quarto dia, e achou muitobom.
Depois que Aninhadescobriu que o mesmo SENHOR CRIADOR, das águas, rios, mares, e que tambémhavia criado os alimentos, também criou a noite e o dia, e se durante o diahavia o SOL, para iluminar e ela não sentia medo, também não sentiria medo ànoite, pois podia da janelinha de seu quarto, ver a Lua e as estrelas brilhando no céu, e podiaadormecer em paz e feliz.
Aninha depois deouvir a história adormeceu e sonhou com o céu cheio de estrelas e a LUA bem redondinha(Genesis 1- 14:19)
VERSÍCULO: “E DISSE DEUS,FAÇA, E TUDO SE FEZ...
(Genesis 1-1:31 e 2-1:2)
PLANO DE AULA-História 4
OBJETIVO: Deixarclaro para a criança que tanto a noite quanto o dia foram criados por DEUS, etentar retirar delas, através da história contada, o medo de escuro, o medode tantas outras coisas e situações, pelas quais elas possam passar.
ESTRATÉGIA:
. Iniciar com a canção da criação, depois levar ascrianças a um tempo de oração e preparação para a história.
. Contar a história naárea externa da unidade, para que a criança possa perceber a natureza, o Sol etudo o mais.
. Com a ajuda da boneca Aninhamomento de reflexão e oração, e pedir junto com as crianças para que DEUS tiretodo o medo ou coisas que tragam medo para suas vidas, e também agradecer aDEUS por ter feito o dia para brincar, aprender, e a noite, para descansar.
. Depois, colocar algumacanção que fale sobre o medo, ou melhor para não sentir medo. (SUGESTÃO: DIANTEDO TRONO PARA CRIANÇAS/ Não tenho medo do escuro).
PROPOSTA DE ATIVIDADE:
1- Pintura cega-Desenhar em uma cartolina branca previamente com giz branco de cera, estrelas,lua, os astros que compõem a noite, depois poderão ser divididos em doisgrupos, ambos vão receber giz preto, cor da noite, simbolicamente e vão serorientados a riscar a folha até aparecer o desenho feito com giz brancopreviamente.
2- Poderá ser dadoum desenho impresso ou passado no mimeógrafo, uma folha dividida em duas partesuma que seria o dia, outra que seria a noite, ambas com seus astros, pra que acriança proceda colorindo o desenho.
3- Confeccionarjuntamente com as crianças um fantoche de palito de sorvete com os astros quecompõem a noite, e deixá-los levar para casa.
MATERIAIS: Giz branco, folha de sulfite, folhas de papel pardo ou cartolina, gizpreto, giz de cera ou lápis de colorir, papel laminado prateado, palito desorvete, cola.
História5- DEUS criando os animais
No quinto dia dacriação, Aninha ficou muito feliz, em saber o que o SENHOR CRIADOR fez, criouos animais, todos eles, ele criou na expansão das águas, os répteis como acobra, os jacarés, crocodilos, os peixes pequenos, os peixes médios e grandes,as grandes baleias, os tubarões e deu vida a eles, criou também as aves quevoam no céu, e também as aves que são da terra como os patos, as galinhas, ascodornas, e cada uma se reproduzia de acordo com a sua espécie, como a galinhatem os pintinhos, a pata tem seus patinhos, a cachorra os cachorrinhos, tambémassim as aves reproduziam.
Aninha então selembrou de um passeio que tinha feito a um zoológico, onde pode ver muitospássaros, papagaios, araras, emas, também cobras, lagartos, um leão feroz e atéuma girafa, com seu grande pescoço.
Ah! Aninha estavamuito feliz, entendeu que o SENHOR CRIADOR havia criado todos os animais, os dafloresta, e até mesmo a sua gatinha Mimie seu cachorrinho Totó, e assim seu amor pelos animais foi aumentando mais emais, e ela passou a cuidar muito de seus animaizinhos, e não deixava ninguémfazer mal a eles, afinal se DEUS fez os animais, é pra que cuidemos deles, paradarmos amor e proteção.
Então Aninha, orou aoSenhor Criador, agradecendo por todos os animais que havia criado, e disseainda que iria cuidar deles com muito amor.
E DEUS olhou tudo isso e achou que era muitobom. E assim aconteceu o quinto dia.
(Genesis 1-20:25)
VERSÍCULO: “E DISSE DEUS, FAÇA, E TUDO SE FEZ...
(Genesis 1-1:31 e 2-1:2)
PLANODE AULA-História 5
OBJETIVO: Deixarclaro para cada criança a responsabilidade em cuidarmos dos animais que DEUS crioumesmo os mais pequeninos como a formiga, as minhocas, tudo foi criado por DEUS,por isso merece nosso carinho, respeito e proteção. Incutir nas crianças estesentimento de responsabilidade e cuidado.
ESTRATÉGIA:
.Reunir as crianças einiciar com uma canção.
. Depois conduzir ascrianças ao momento da oração, preparando-as para a história.
. Preparar um cenáriocom alguns animais, algumas aves, etc, para enriquecer a história.
. Fazer um agradecimentoao SENHOR CRIADOR, por ter criado todos os animais do mundo inteiro, desde osmais pequeninos aos maiores, inclusive aqueles que nos servem de alimento.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
1- Fazer uma listacom as crianças dos animais que conhecem e afixá-la na sala
2- Trazer gravurasde animais que as crianças desconhecem, e promover a confecção de um mural nasala.
3- Em duascartolinas fazer colagem de animais domésticos, que podemos ter em casa, eanimais que não são domésticos, depois afixar na sala.
4- Pintar o rostinhodas crianças como carinhas de animais, ou então confeccionar máscaras deanimais.
5- Para as criançasmaiores, o projeto contém um encarte, para que exercitem contar de 1 a 10, coma quantidade correspondente de animais.
MATERIAIS: Cartolina, desenhos ou gravuras de animais domésticos, répteis eselvagens, cola, tesoura, canetas coloridas, pintura para rosto.
História6- A criação do homem
Que maravilha, Aninhaa cada história que ouvia ficava mais apaixonada pelo mundo em que vivemos. Elaestava aprendendo pouco a pouco o valor de tudo o que DEUS havia criado,percebia que tudo tinha sua importância.
E a partir disso elacomeçou a querer saber, como é que existiam tantas pessoas no mundo, homens,mulheres, crianças, e até os bebês, Aninha queria muito saber quem teria sido oprimeiro homem criado por DEUS, se foi mesmo O SENHOR CRIADOR que o fez, erammuitas perguntas... Qual era o nome do primeiro homem criado por DEUS, e comoele foi feito. Estava muito curiosa!
E mais uma vez, suamãe leu para ela o que estava escrito na Bíblia, que DEUS disse, vamos fazer ohomem á nossa imagem e semelhança, ou seja, parecido com DEUS, e que ele possa dominar todosos animais da terra, assim, tomaria conta dos animais e os animais oobedeceriam, as feras, os pássaros e peixes.
E o SENHOR CRIADOR,ainda lhe deu todas as árvores e frutos da natureza, para que ele sealimentasse, o homem teria tudo para si e para sua família viverem bem,alimento, água, animais para o sustento e também para cuidar e o nome deleseria Adão. Foi assim que DEUS criou o homem, e depois a mulher que se chamouEva, e eles viviam muito felizes com tudo o que o SENHOR CRIADOR havia feito.
Aninha entendeu que o SENHOR CRIADOR, haviafeito o mundo para as pessoas serem felizes, Ele deu todas as coisas para queisso pudesse acontecer, por isso todos os dias de nossa vida, devemos procurarcuidar mais do nosso mundo tão lindo que DEUS criou, cuidar das plantas, dosanimais, comer tudo o que é colocado no nosso pratinho para comer, afinal, foiDEUS quem criou os alimentos, as frutas e tudo o mais.
Por isso, vamosjuntos agradecer a DEUS, por ter criado um mundo tão rico, e cheio de coisasbelas para nós, e termos um compromisso de cuidar cada um fazendo um pouquinho,amando meu amigo, cuidando de todas as coisas e respeitando o meio ambiente queDEUS criou.
DEUS olhou tudo o que tinha feito, e achou muito bom!E assimfoi a manhã e a tarde e o sexto dia. (Genesis 1-26:31)
VERSÍCULO: “E DISSE DEUS,FAÇA, E TUDO SE FEZ...
(Genesis 1-1:31 e 2-1:2)
PLANODEAULA- História 6
OBJETIVO: Ressaltara importância de DEUS, na criação do mundo e de todas as coisas, e orientar ascrianças tratando da qualidade de vida, o cuidado com o meio ambiente em quevivemos, a preservação do espaço em que vivemos, dando até mesmo noções delimpeza, higiene e cuidados consigo mesmo, afinal, DEUS fez cada um de nósparecidos com Ele, por isso o asseio conosco mesmo, também é muito importante.
ESTRATÉGIA:
. Iniciar com uma canção(PODERÁ SER A SUGERIDA)
. Conduzir as crianças aum tempo de oração poderá até ser pedido para alguma criança orar pela históriaque irão ouvir.
. Trazer dois desenhosem tamanho grande de um homem e uma mulher, simbolizando o homem criado porDEUS, para fazerem parte do cenário, junto com a boneca Aninha.
. Fazer a oração deagradecimento a DEUS, no momento em que a história pedir.
. Concluir este momentocom a canção da criação.
PROPOSTA DE ATIVIDADE:
1- Hora do banho nasala- Pedir previamente para que os pais mandem se possível, toalha, uma trocade roupa, e um perfuminho de criança, para trabalhar o asseio e o cuidado com opróprio corpo.
2- Carimbando com asmãos- Utilizando tinta guache colorida, fazer uma pintura coletiva, utilizandoas mãos das crianças.
3- Fazer juntamentecom as crianças, uma listagem de coisas que podemos fazer para melhorar oambiente em que vivemos.
MATERIAIS: Utensílios de uso pessoal, tinta guache, cartolina, folhas de sulfite,canetas coloridas.
História 7- A criação do primeiro sábado
Aninha acordou, e percebeu que não precisou ir à escola, e nemseus amiguinhos, ela já havia percebido que quando chega o sábado não precisalevantar cedo, por isso quis saber de sua mãe porque isso.
Sua mãe então lhe disse que o sábado é dia de descansar, poisestá escrito na Bíblia, que no sétimo dia depois que DEUS, criou todas ascoisas, Ele olhou e se lembrou de tudo o que tinha feito, o dia, à noite, as árvores, as plantas, osanimais, os pássaros, viu tudo isso e achou muito bom, e então descansou nosétimo dia de todo o trabalho que realizou. E assim foi o sétimo dia.
E foi assim queAninha descobriu como é que o SENHOR CRIADOR, criou todas as coisas, ela ficoutão feliz, que orou e agradeceu a DEUS, por ele ter criado um mundo tão lindopara ela e seus amiguinhos viverem muito felizes. (Genesis 2-1:3)
VERSÍCULO: “E DISSE DEUS, FAÇA, E TUDO SE FEZ...
(Genesis1-1:31 e 2-1:2)
PLANODE AULA- História 7
OBJETIVO:Possibilitar a integração e socialização. Aproveitar o assunto dahistória, onde se fala a respeito do descanso de DEUS após concluir sua grandeobra que foi a criação do mundo, para falar a respeito da hora do soninho, dosmomentos em que devemos descansar a cabecinha e a boquinha, da importância dobrincar e depois descansar. Enfatizando que existe mesmo um tempo para cadacoisa e devemos respeitar.
ESTRATÉGIA:
. Iniciar com uma canção de ninar que poderá ser umamúsica clássica, convidando as crianças a deitarem-se.
. Aproveitar este momento para fazer um tempo de oraçãoe agradecimento ao SENHOR CRIADOR.
. Fazer um grande encerramento com todas as turmas reunidas,com um grande louvorzão, trazendo músicas que falem da família, da preservaçãodo meio ambiente, da importância das pessoas e de tudo o que DEUS criou. (SUGESTÃO-CDDiante do Trono para crianças)
PROPOSTADE ATIVIDADE:
1- Colorir junto com as crianças um painelonde estão todas as passagens dos dias criados por DEUS, fazendo uma breverecordação com as crianças. Fazer um em tamanho grande para colocar na sala, e outro do tamanho de uma sulfite, para quepossam levar para casa, com o versículo escrito, como presente e como lembrete.
Adaptação e elaboração: Elaine Cristina B. Pereira
A CRIAÇÃO
O mundo que DEUS criou para mim
Adaptação: Elaine Cristina B.Pereira