A invasão...
Uma jovem em visita ao palácio invade o gabinete da presidente, assim que essa adentra e se depara com a jovem, pergunta:
_ Como entrou aqui?
_ Eu estava visitando o palácio e percebi que o guarda não estava à porta e então vim conversar com a senhora... Diz a jovem.
_ Eu vou chamar a segurança... Diz a presidente sendo interrompida pela jovem.
_ Por quê? Vai chamar a segurança para uma eleitora que só veio conversar, acaso não tenho o direito de lhe falar?
E vendo que a jovem não trazia nada na mão e que parecia inofensiva, a presidente resolveu ouvi-la.
A jovem sentou-se na cadeira a frente da mesa da dirigente máxima do país.
_ O que deseja me dizer? Perguntou a presidente.
_ Desejo-lhe perguntar como é governar nosso país, com tantos corruptos se sentando a sua volta?
_ Você veio reclamar de meus aliados? Retrucou a presidente.
_ Não! Vim saber como é não saber quem são nossos amigos de verdade?
A presidente olhou a jovem sentiu-se segura e respondeu:
_ É difícil! Principalmente quando tenho que aceitar coisas que me fazem entristecer e desacreditar do ser humano.
_ Por que permite que seja assim?
_ Não posso mudar as outras pessoas, mas se desejo fazer algum bem para o meu povo eu preciso trabalhar com eles fazendo barganhas, cedendo e aceitando algumas imposições.
_ Você é a dirigente máxima, como pode não ter poder?
_ Isso aqui não é uma ditadura, é um regime democrático, onde há democracia, onde o desejo da maioria vence!
_ Mais a maioria quer justiça, saúde, educação, segurança, menos corrupção, obras sem superfaturamentos, alimento na mesa, oportunidade de tirar férias, de conhecer o país, de ser feliz,... A jovem parou ao ver que a presidente ficará triste.
_ Eu também queria tudo isso! Mas eu não governo sozinha, os representantes do povo infelizmente não são controlados pelo povo e sim por seus egoísmos, orgulhos, ganancias e vaidades... Eu mesma nem a teria ouvido hoje, nem sei por que permiti que me falasse?
_ Porque estava com saudade de conversar com uma amiga de verdade.
_ Talvez! O que acha que eu deveria fazer quando descubro corruptos?
_ Garantir que sejam presos!
_ Você sabia que eu sei quem são os corruptos, mas nem adianta eu me levantar contra eles...
_ Por quê?
_ Porque eles têm amigos em todas as partes do governo, se eu os processo, o processo não anda, se o processo anda, lá na frente eles são julgados inocentes e o governo ainda tem que pagar, indeniza-los por suposta perseguição, sabe o que é isso?
_ Sei! Em um estado um político foi pego com um menor em flagrante, desacatou o policial, mostrou a carteirinha e foi expulso por falta de decoro, agora a justiça está quase permitindo que ele volte sobre a alegação de discriminação, que segundo ele “os seus colegas foram homofobicos”, ele foi expulso por falta de decoro, mas em minha opinião deveria ser preso por pedofilia, pois o menino que se encontrava com ele era um menor, mas sabe o que um advogado disse que vai acontecer?
_ Nem imagino!
_ Que ele voltará e que o município deverá indenizá-lo em mais de 600 mil reais, isso só pra começar!
_ Viu o que estou lhe dizendo! É assim que funciona para os corruptos, eles possuem uma rede a serviço deles, e é difícil, ..., os cabelos ficam brancos, a gente não dorme e os dias passam lentamente e o bem vai sendo feito na medida em que podemos, sem grandes alardes ou alcance, entende?
_ Na verdade, não!Eu não entendo como um povo pode permitir que seu país seja tomado pelos maus homens sem que alguém possa detê-los, afinal de contas o povo ainda é a maioria.
_ Adoraria ver a maioria em ação, cada funcionário que se recusa a fazer aquilo que é errado, existe dez que aceita, porque tem que pôr comida sobre a mesa, porque tem que pagar as contas, ...
_ Você é um exemplo! Fale ao povo, peça sua ajuda e eles lhe atenderam, experimente!
A presidente sorriu e a jovem se levantou e disse:
_ Foi uma honra, mas é hora de eu ir.
_ Quando volta? Perguntou a presidente ansiosa.
_ Todas as vezes que quiser falar comigo.
_ Como eu te acho?
_ Bem aí! Apontou para a cabeça da presidente e disse:
_ Pois sou sua consciência!
**********
Ninguém pode fugir de sua consciência!