A MOÇA E O MARINHEIRO

Como ela sonhava! E por viver de sonho, fazia sua parte facilitando ou ajudando os acontecimentos. Sonhava em casar com um marinheiro. Homem do mar sabe de muitas coisas. Viajado, entendido. Nos momentos que tivesse com ela, esposa, claro, contaria suas aventuras, falaria de outros povos, e assim, ela poderia conhecer seu Planeta, com seus mares, oceanos, ilhas, línguas, costumes, crenças, etc.

O melhor lugar para conhecer um marinheiro é um porto, certo? E era lá que começaria sua pescaria. Acompanhando as notícias pelos jornais, ficava sabendo dos navios que chegavam e saíam; ela estava interessada nos que estavam abertos à visitação...Assim se embonecava, e nos navios entrava interessada em realizar seu sonho: conhecer um marinheiro e com ele formar família.

Um dia aconteceu. Conheceu seu príncipe, e pra ele deu seu coração. Mas seu príncipe de príncipe não tinha nada: Não era estrangeiro ( a preferência era casar com um grego ou um americano), nem era marinheiro. Voltava de navio, sim, mas como repatriado. Não tinha eira nem beira. E conhecimento do mundo? Nenhunzinho. A moça desiludida teve que engolir as lágrimas, levantar a cabeça e enterrar seus sonhos de conhecer o mundo através de um marinheiro.

Como não era do tipo de passar a vida chorando sobre o leite derramado, procurou outros caminhos para descobrir o mundo, e nessa procura, descobriu que teria o mundo aos seus pés através dos livros. Achou o caminho das letras. O primeiro livro que caiu às suas mãos foi: 35 JANELAS PARA O MUNDO.Esse livro foi comprado num Sebo. Infelizmente, não constava o nome da editora, nem a edição. Nele, Aprendeu:

1. A Arte de bem viajar (Leland Stowe)

2. Brasília: uma capital surge no sertão ( John dos Passos).

3. Capri – a Ilha Feliz ( Martha Gellhorn).

4. Jardim da Europa à Beira Mar Plantado (Andre Visson)- se refere à Portugal.

5. Suécia- Terra de Luz ( Ralph Wallace).

6. Viagem à Terra das Gueixas ( J. P. McEvoy).

7. Nas Terras Encantadas do Antártico ( Thomas R. Henry).

8. Ante-Sala da Lua _ Uma Viagem ao Saara ( John Gunther).

9. Taiti: Imagem do Paraíso ( George T. Eggeston).

10. Líbano: Oásis do Oriente Médio ( Gordon Gaskill).

11. A Cachoeira mais Alta do Mundo ( Michael Scully)- se refere as Cataratas de Angel, que na época verificou-se que tinha 20 vezes a altura do Niágara(mais alta do que o morro do Corcovado.

12. Veneza: Beldade em Apuros ( Donald e louise Peattie).

13. Versalhes – Glória da França).Donald e louise Peattie

14. Noruega: Porto dos Vikings ( Max Eastman).

15. Uganda: Terra de Esperança e de problemas( John Gunther).

16. Eu Vi a Cidade Proibida ( Ahmad Kamal) se refere à Meca.

17. Um País de Sorrisos: Tailândia( Blake Clark).

18. Mônaco: Jóia doMediterrâneo( George Kent).

19. Fotocólor Corre Mundo ( Várias fotos de tirar o fôlego dos países descritos nesse livro).

20. Venerável Cidade Santa – o Vaticano ( Donald Culross Peattie).

21. Eldorado à beira-Mar(Michael Scully) -Se refere a Acapulco.

22. Islândia, terra do gelo e Fogo( Blake Clark).

23. Um Jardim Zoológico Natural ( Frederic Sondern, Jr.) se refere ao Parque Nacional Kruger, no recanto nordeste da União Sul-Africana.

24. Asas sobre o Deserto ( Wolfgang Langewiesche) Uma viagem de avião entre Bagdá e o Golfo Pérsico, baixando no Koweit, e ali os visitantes tiveram a impressão que estavam no princípio do Mundo, antes de o Senhor ter separado a terra das águas.

25. Longe deste Mundo: uma Viagem a Lassa ( Lowell Thomas e Lowell Thomas Jr.).

26. Breve Visão da Espanha( V.S. Pritchett).

27. Hong-Kong: Um Verdadeiro Dilema( William C. Bullitt).

28. Sobre os Andes – um voo que jamais esquecerei (Willard Price).

29. Seja Bem vindo à Dinamarca (Roger William Riis).

30. Grand Canyon do Colorado ( DonaldCulross Peattie).

31. As Ilhas encantadas do Havaí( Blacke Clark).

32. Austrália- Seu Povo e sua Terra ( Edwin Muller).

33. O que aprendi na grande Cartuxa (A.J.Cronin)

34. Mil e uma noites... e Dias: Marrocos (John Gunther)

35. Shakespeare e sua Aldeia (Lawrence e Sylvia Martin)

36. Suíça: Oásis da Europa ( Max Eastman)

37. Os Estados Unidos vistos por dois Franceses (Pierre e renné Gosset)

Procurou outros escritores e descobriu em alguns grande afinidade. Pearl S. Buck( leu quase toda coleção), ALDOUS HUXLEY,Anna Politkovskaya(UM DIÁRIO RUSSO), O Diário de Anne Frank,Julio Verne(A maioria dos livros), Amyr Klink - Cem Dias Entre Céu E O Mar; A Cidade e as Serras - Eça de Queirós e outros do mesmo autor; Anarquistas Graças a Deus - Zélia Gattai;NádiaBaya Gacemi-Uma mulher no terror da Argélia; A Montanha Mágica – Thomas Mann; Augusto Cury ( quase toda coleção),Daniel Quinn,etc.

Há cinquenta anos ela está viajando, e pelo visto essas viagens nunca terão fim...

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 24/04/2011
Código do texto: T2927864
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.