FAZENDA CREPÚSCULO DOURADO

O sol desaparece lentamente no horizonte sem fim.

Cavalos brancos, negros, castanhos e malhados pastam tranquilamente.

A pastagem é macia e de um verde brilhante.

A natureza toda nessa época do ano resplandece de vida e beleza.

Estamos na primavera.

O ar puro e levemente perfumado parece causar às pessoas aqui presentes uma leveza espiritual imensa, pois todas mantêm o semblante radiante e um leve sorriso nos lábios, apesar do trabalho estafante que executam.

Entre os animais e as flores também posso perceber a mesma paz tão grandiosa.

Sinto o espírito leve e o corpo cansado, mas um cansaço gostoso que não aborrece, pois passei todo o dia a correr pelos campos colhendo flores silvestres e frutas deliciosas.

Esquecendo completamente a realidade, chego até a conversar com os pássaros e sentir a sensação de receber respostas agradáveis das coloridas e pequenas criaturas maravilhosamente lindas e felizes.

Sinto uma grande emoção ao ver os cavalos fortes de crinas e caldas longas e de pelos reluzentes galoparem livremente em seu pequeno mundo verde.

Posso sentir a felicidade nos olhares dos cães. Os latidos não transmitem raiva e sim alegria. As caldas peludas balançam de um lado para o outro sem parar.

Quem não sentiria alegria diante de tanta liberdade ao seu redor?

Quem não sentiria alegria ao respirar o ar puro e fresco existente aqui?

Abelhas pequeninas produzindo mel indiferentes a tudo, porque nada as perturba neste lugar tranquilo.

Bois robustos e saudáveis soltam mugidos longos e sonoros, demonstrando plena satisfação pela vida.

Estou fascinada com o ambiente acolhedor e cativante deste lugar singelo.

Chego até mesmo quase esquecer o mundo agitado e enervante onde vivo ou simplesmente existo.

Dedico toda a atenção inteiramente à essa maravilha tão rara aos meus olhos cansados da civilização.

Estou debruçada muito quieta na janela azul da grande casa branca, admirando tudo extasiada. Não permitiria jamais que o menor detalhe me passasse despercebido. Ah, isso jamais!...

Quero aproveitar ao máximo os últimos momentos cheios de pureza e felicidade que sinto aqui. Amanhã, bem cedo, a realidade me separará de todo esse pequeno mundo maravilhoso e aparentemente ilusório.

Agora o sol já desapareceu totalmente e o crepúsculo tomou conta do infinito, dando-me a sensação radiante de estar flutuando no espaço desconhecido, pois toda a vegetação recebe um brilho dourado e irreal. E é neste exato momento que compreendo o significado do nome poético e sugestivo desta fazenda: "CREPÚSCULO DOURADO".

Fico pensando em como pode existir tanta beleza em um local tão minúsculo do planeta...

Tudo o que vejo é magnífico e quase não consigo encontrar palavras para expressar o que sinto diante dessa natureza divina e colorida.

A noite finalmente cobriu com seu manto negro todas as cores deslumbrantes da região. Mas percebo que mesmo na escuridão nada perdeu o encanto, porque todo o cenário lindo ficará gravado na tela mágica da minha memória, com as mesmas cores, o mesmo brilho dourado e a mesma tranqüilidade tão peculiares ao pequeno e distante paraíso que hoje conheci e que amanhã perderei.

Vou perdê-lo sim, mas levarei comigo a imagem sublime e multicolorida deste vale encantado e de sonhos reais. Este é o meu consolo...

Julieta Bossois
Enviado por Julieta Bossois em 17/03/2011
Reeditado em 06/11/2013
Código do texto: T2852939
Classificação de conteúdo: seguro