A TRISTE VIDA DE ARISTIDES (Conto)

Seu Aristides, passou a vida inteira trabalhando. Tinha um histórico sofrido, pois desde adolescente, ajudava o pai na roça que ficava num lugarejo, localizado no interior do Nordeste. Quando atinge os 18 anos, muda-se para o Rio de Janeiro.

No Rio, trabalhava como gari. Casa-se com Da. Célia e geram 8 filhos, todos trabalhadores e honestos. Seu Aristides era bom pai de família, bom vizinho e gostava de ter afilhados. No bairro onde morava, dava presentes às crianças e sempre emprestava do pouco dinheiro que tinha, aos mais necessitados do que ele ainda...

Os familiares de Aristides, habitavam um singelo barraco e por incrível que pareça, levavam a vida com alegria e gratidão, pois valorizavam as virtudes humanas e não os valores materiais. Herdaram tais pensamentos do Catolicismo...

Chega então, o tempo da aposentadoria, e Sr. Aristides, aplica todo o dinheiro do FGTS de uma vida inteira de trabalho, na melhoria do barraco, construindo uma casinha de tijolos. Compra eletrodomésticos, roupas, peças de cama, mesa e banho. A família, feliz, comemora com um churrasco, sem imaginar que o pior estava por vir...

Tudo se sucede, durante o mês de dezembro, mês de sol, praia e diversão, onde, durante uma intensa chuva de verão, o solo encharcado, cede, levando todo o morro onde a casinha ficava. Seu Aristides, sobrevive, mas perde toda a família, inclusive a cadelinha de estimação. Volta para o Nordeste, pobre e triste, passando a morar de favor, com uma sobrinha...

Emadilson de Jesus
Enviado por Emadilson de Jesus em 09/02/2011
Reeditado em 12/09/2015
Código do texto: T2781388
Classificação de conteúdo: seguro