UM SONHO FRUSTRADO (Conto)

Edvaldo Marques, de 76 anos, trabalhara a vida inteira na construção civil na cidade de São Paulo.Começara a trabalhar muito cedo, pois os pais dele, eram pobres e necessitavam a ajuda de todos os filhos para complementar a renda familiar, insuficiente às vezes, para suprir até as necessidades básicas.

Como à época de Edvaldo, não existiam leis de proteção ao menor de idade com relação ao trabalho, estréia-se na construção civil de São Paulo na década de 40, como servente de pedreiro, um trabalho árduo, penoso,( principalmente quando se trata de adolescentes), aposentando-se aos 60 anos por tempo de serviço.

Durante 16 anos, depois de se aposentar, continua trabalhando informalmente, pois sustenta também 2 (duas) filhas, que são mães solteiras, e 5 netos. A esposa de Edvaldo, sofre de uma doença degenerativa do cérebro, e a renda da aposentadoria do casal é insatisfatória, comprometendo mais da metade da quantia com remédios.

Edvaldo Marques, tinha uma pendência trabalhista há mais de 15 anos, e finalmente recebe tal dinheiro, realizando o antigo sonho de comprar uma pequena estância e criar algumas cabeças de gado. Adquire 12 vaquinhas de leite, 5 bezerros e 3 bois, nomeando a todos, dos quais um bem robusto, de chifres longos e resistentes, chama-o de Touro.

Ao entardecer de um dia de sexta-feira, Edvaldo Marques, após uma labuta escarpada, reúne o gado para o curral. Num ato de desatenção, fica de costas para o gado para pegar uma sela que estava pendurada. Repentina e inexplicavelmente, Touro avança, chifrando-o na região do pulmão esquerdo. Edvaldo é encontrado pelas filhas, horas depois, morto por hemorragia...

Emadilson de Jesus
Enviado por Emadilson de Jesus em 08/02/2011
Reeditado em 12/09/2015
Código do texto: T2779697
Classificação de conteúdo: seguro