FUGIU E SE DEU MAL...
FUGIU E SE DEU MAL...
Ritinha tinha beleza demais e juízo de menos, sempre se meteu em confusões geralmente por causa de namorados; com sua beleza privilegiada ela podia namorar quem bem entendesse, porque todos os rapazes da cidade de São João dos Lobos eram apaixonados por ela e ela trocava um pelo outro sempre.
Essa sua atitude irritava sua família, os amigos e as outras moças menos belas, que se sentiam prejudicadas, porque Ritinha tomava seus namorados e depois dispensava; mas o que ninguém sabia era que a jovem era apaixonada por Lucas, um rapaz bonito que era o único que não queria nada com ela, ele era seu castigo.
Ritinha mesmo rodeada de pretendentes, só queria o Lucas, vivia atrás do rapaz o tempo todo, mas não adiantava nada, porque ele se mantinha frio e distante; ninguém sabia muita coisa sobre o rapaz, porque ele dizia que era de São Paulo e que não tinha família, mas de vez em quando ele viajava para lá, mas voltava.
O tempo passava e essa historia continuava, Ritinha com vários namorados, mas sempre correndo atrás do bonitão Lucas e ele fugindo dela e o estranho era que ele não namorava ninguém, como era vendedor de jóias falava com todas as moças, mas não se interessava por nenhuma, até que começou a sair com Ritinha.
O namoro durou pouco e ele não quis mais saber dela e foi ai que ela se lembrou que já estava com vinte e um anos e resolveu se casar com o Francisco; o casamento foi marcado e realizado com muita festa, mas durante o baile comemorativo a noiva sumiu de repente, foi um susto e todos saíram a sua procura e nada.
Parecia que Ritinha tinha virado fumaça, a família desesperada e o recém-marido, passaram dias e noites a procura dela, mas sem nenhum resultado; depois de meses de procura desistiram e ela foi dada como morta, a aflição foi tão grande, que ninguém reparou que na mesma época o joalheiro Lucas sumiu também,
Quando o rapaz não voltou como era seu costume, a ficha caiu e todos perceberam que Ritinha tinha fugido com ele abandonando família e marido; com o passar do tempo o assunto foi esquecido e o Francisco se casou com outra moça e foi vivendo bem feliz, mas doze anos depois desses fatos, o assunto voltou.
Aconteceu que Zacarias tio de Ritinha, foi a São Paulo fazer compras e em plena rua vinte e cinco de março, esbarrou em uma mulher e quase morreu de susto ao reconhecer a sobrinha, ela então contou o que tinha acontecido para ela sumir todo aquele tempo e deixar que pensassem que ela estava morta.
A verdade era que no dia de seu casamento, Lucas lhe disse que ia embora para sempre e a convidou para ir com ele para São Paulo e ela muito apaixonada abandonou tudo e partiu, mas ao chegar na capital paulista, descobriu que ele era casado e tinha três filhos e queria que ela trabalhasse de domestica na casa dele.
Ela contou que saiu correndo com a mala na mão e por sorte se lembrou do endereço de uma amiga de infância e foi procura-la, mas não teve coragem de voltar para São João dos Lobos, arranjou um emprego em uma fabrica de tecidos e ficou levando a vida, sempre sozinha e arrependida; Zacarias prometeu nunca contar nada a ninguém e ela permaneceu morta e esquecida.
Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}
Texto registrado no EDA