Lágrimas de emoção encantam a vida
Quando eu e minha amiga Sil nos abraçamos para nos despedir, não me contive, as lágrimas começaram a descer pela minha face. Olhei sorrindo para esta amiga de tantos anos, que também já estava com os olhos marejados de lágrimas e em poucos segundos assistimos o filme de nossas vidas.
A emoção de sentir toda esta energia se transformou em lágrimas, em um choro de arrepiar....
As lágrimas de emoção que encantam a vida e que nos deixam com uma sensação agradável no coração. Chorar de emoção é maravilhoso e as pessoas deviam praticar este exercício. Jamais conter a água que sai sem pedir licença, porém nos ajuda, lubrifica nossos alma.
Já chorei tantas vezes, tristeza, alegria, e muito mais de emoção. Em natais em família, em despedidas, em etapas vencidas ... aquelas como formatura, casamento, nascimento, filmes de histórias fortes, tudo é motivo para deixar as lágrimas sairem à vontade. Se envelhece.. bahhh! Não me importa. O motivo é muito justo, pois ao mesmo tempo que ganho rugas, fortaleço os músculos do meu coração com amor.
Numa ocasião especial, quando minhas filhas ainda eram pequenas, chorei tanto de emoção que elas assustadas pediam: “mãe não chore!”
Eu respondia: “ Não se assustem, não estou triste. Me deixem chorar!
Não sabem o que é chorar de emoção, meninas? É deixar que a nossa sensibilidade suba à superficie e se revele a nós. Já perceberam que se contemos o choro parece que aquilo tudo que contemos se transforma numa incômoda bola de “não sei o que” na garganta e começa a subir e descer até conseguir se esconder em algum lugar desconhecido do nosso corpo, endurecendo cada vez mais nossos músculos. Creio que é assim que começamos a adoecer.
A minha estada em Strasburgo, França, onde Sil vive com seu marido francês, Michel, foi um retorno aos bons momentos de amizade vividos ao longo de 30 anos. Minha amiga conseguiu romper barreiras culturais e viver o seu sonho de estudar no exterior, e mais... com o destaque de isto acontecer na maturidade ! No percurso desta jornada encontrou um novo companheiro e este fato transformou o que era para ser de passagem para algo mais longo do previsto.
Portanto, naquele momento de despedida as lágrimas de emoção traduziram sentimentos de saudades por saber que fisicamente não nos veríamos tão cedo pela distância territorial e pelos momentos que partilhamos juntas.
É, sem dúvida, belo, maravilhoso, transformar em água salgada toda a linguagem cifrada de nossos sentimentos e deixá-la fluir por este líquido. A água bendita que transforma a energia, na qual percorre a gama de sentimentos em poucos segundos.
A despedida com Sil foi isto.A fluição da verdadeira essência da vida. Chorar de emoção encanta e fortalece a nossa existência!