O Anjo
Mais um dia, e ele não agüentaria. Suado, cansado, abatido e machucado... Era assim que ele adentrava sua nuvem. A perna queria falhar, os braços estavam fatigados, as asas quase paravam de funcionar. A auréola estava ofuscada. Sempre que isso acontecia, disseram, era sinal de que suas energias estavam acabando. Mas era óbvio que suas energias estavam acabando, do contrário ele não estaria tão fatigado, alguém precisaria ser inteligente para descobrir isso? Não, estava na cara... Suado, cansado, abatido e machucado... Não, não era aquilo que ele queria. Queria ter uma rotina tranqüila, quem sabe lhe transferissem para a seção de velhinhos no mês que vem... Mas ainda demoraria para chegar o mês que vem, e ele estava suado, cansado, abatido e machucado... Mais um dia, e ele não agüentaria.
Quem sabe uma ferramenta para o ajudar? Sim, os serviços ficariam mais fáceis... Ser anjo da guarda de um bombeiro não era fácil... E se ele tivesse um machado, uma faca, alguns pacotes de curativos, seu trabalho ficaria mais fácil... Mas, é mesmo, não eram permitidas ferramentas. E ele estava suado, cansado, abatido e machucado. Mais um dia, e ele não agüentaria. Precisava dar um jeito, ser anjo da guarda de um bombeiro não era fácil... Pois é, mais um dia, e ele não agüentaria.
Quem sabe um auxiliar? Não há nenhuma regra que proíba os auxiliares de anjos, desde que não sejam outros anjos... Mas ele não conhecia ninguém, como conseguiria um auxiliar? Os auxiliares não estavam fáceis... Ninguém iria querer ajudá-lo. Muitos outros anjos já haviam tentado fazer isso, sem sucesso. E agora ele estava suado, cansado, abatido e machucado. Mais um dia e ele não agüentaria.
Levanta-se, faz um breve alongamento e sai em busca de um auxiliar. Pois é, realmente não estavam fáceis de se encontrar, rompe horas e horas à procura, suas asas falham e ele vai ao chão duas vezes. Machuca o rosto e as mãos, a auréola quase se apaga. Não desiste. Ele estava suado, cansado, abatido e machucado. Mas precisava encontrar um auxiliar, alguém que pudesse ajudá-lo em suas missões. Mais um dia e ele não agüentaria.
No fim da madrugada, a auréola se apaga, ele desmaia. Alguns minutos depois, ela reacende fraquinha num último relance de vida... Ele está suado, cansado, abatido e machucado. Tenta se levantar, já que suas pernas tremem e o levaram ao chão mais uma vez. As asas sucumbiram. Ele precisa encontrar logo seu auxiliar. Mais um dia e ele não agüentaria.
Desmaia novamente. Sonha com o céu, lindo como sempre, à noite, quando as estrelas passeiam e conversam com os anjos. Ele está feliz. Suado, cansado, abatido e fatigado. Mas está feliz, pois uma estrela cadente se apresenta a ele, e diz que ira ajudá-lo em todas as suas missões. Seu rosto se ilumina, a auréola brilha mais forte. Mas lembra-se do momento em que desmaiou, aquilo era só um sonho. Mais um dia e ele não agüentaria.
Acorda. Não vê ninguém. Aliás, vê sim, ao longe, um brilho fraquinho. É uma estrela cadente se aproximando. Ele está suado, cansado, abatido e machucado. A estrela chega até ele. É amigável, ele lhe conta seus problemas. Agora é uma estrela de verdade, não é um sonho. Ela promete que vai ajudá-lo. Ele se alegra, a auréola brilha mais forte, como no sonho. Suas energias já aumentam, as asinhas voltam a bater. Ainda bem que ela chegou. Não era fácil ser anjo da guarda de um bombeiro. Mais um dia e ele não agüentaria.
Eles vão até a nuvem. Ele recobra todas as suas forças. Trabalham no dia seguinte, a estrelinha cadente é boa como ele. Voltam para a nuvem. Ele não está mais suado, cansado, abatido e machucado. Eles são felizes. Eles se amam. Mais um dia e ele não agüentaria.
A estrelinha decide ir embora. Como pode uma estrela ajudar um anjo a ser feliz? O que iriam pensar? O que diriam dele os outros anjinhos? Será que ela merecia aquilo, ser aceita por um anjo? Ele diz que sim, que a ama, que graças a ela ele pode viver feliz. Do contrário não estaria ali. Ela quer ir embora, não se acha digna de um anjo. O que pensariam? Onde já haviam visto aquilo? Mais um dia, e ele não agüentaria.
Ela vai embora. A auréola se apaga. Mais um dia. E ele não agüentou.