O Macaco e o Moleque de Alcatrão
Era um dia uma velha muito velha, que tinha no quintal de sua casa muitos ´pés de bananeiras carregadas de cachos maduros ;
mas ela não podia subir para pegá-los, porque tinha as pernas trôpegas de velhice. Apareceu então um macaco que se ofereceu para cortar os cachos . Logo que se viu lá em cima , entrou a comer gulosamente as bananas maduras e a atirar as verdes para a pobre velha. Esta ficou desesperada , a gritar para o macaco que descesse,que não lhe comesse as bananas todas . Mas qual ! O macaco ria-se , assobiava , trepado nas bananeiras e ainda por cima jogava as cascas na cabeça da idosa.
Vendo-se, então , lograda e escarnecida , a mísera mulher procurou um meiode se vingar e se lembrou de fazer uma figura grande , de alcatrão ,fingindo um moleque. Depois de preparada essa figura de piche, ela pos-lhe à cabeça um taboleiro de bananas berm madurinhas, bem amarelas , para fazer como se ele estivesse vendendo a quitanda e ficou a esperar.
Não demorou que aparecesse o macaco , o qual vendo o menino alí parado com aquele taboleiro à cabeça logo se dirigiu a ele e pediu-lhe uma banana. Mas o boneco naturalmente não respondeu e nem se mexeu.O macaco zangou-se e gritou :
_ "Moleque , dá-me uma banana senão eu lhe dou uma bofetada..." E o moleque calado. O macaco desandou-lhe a bofetada e ficou com a mão grudada no alcatrão. Torceu-se todo e gritou mais alto: _ "Moleque, larga miha mão senão eu lhe arrumo outra bofetada".
E o moleque sempre calado!...O macaco atirou-lhe uma outra bofetada e ficou com a outra mão , grudada.
_"Moleque! Moleque! berrou ele "solta minhas duas mãos, senão eu lhe dou um pontapé!... Silêncio do moleque.
O macaco, então fulo de raiva desandou-lhe um pontapé e não pode desgrudá-lo mais do alcatrão . Aí o furor lhe subiu à cabeça.
_"Moleque maldito solte minhas duas mãos e o meu pé, senão eu lhe dou outro pontapé. O moleque calado!...O macaco fez o prometido e ficou com o outro pé grudado.
Daí chegou a velha que o agarrou , surrou-o e o atirou no meio da rua. Já desmaiado
Desde então , ficou livre a velha do macaco grande e pode comer regaladamente os seus cachos de bananas maduras e amarelinhas de fazer gosto.
COMENTO : esta história existe ... mas, acho inadequada para crianças por causa da violência da velha com o macaco. Nada educativo maltratar os animais. Pode ser contada , mudando um pouco o modo de expulsar o macaco do quintal da velha.
ALCATRÃO : mistura de diversos componentes ,líquida, negra, viscosa obtida na destilação de variados orgânicos , como p.ex. o petróleo, madeira ou carvão.
SiINÔNIMOS : breu , pez, piche.
OBS: o cigarro contém alcatrão . Não sei a porcentagem das porcarias que dele fazem parte , mas, tem alcatrão , sim !
Kalena : domingo, sexto dia da lua em sua fase Nova
Lua no sígno de Escorpão. Inv. Ag. 2010
((((((((((((((((((((((((((*****ooo*****))))))))))))))))))))))))