DESMAIOU? COITADA!!!
DESMAIOU? COITADA!!!
Nas pequenas cidades do interior, lá bem para lá do fim do mundo, as coisas por piores que sejam terminam em risadas e criticas amigáveis ou nem tanto, mas o certo é que o anedotário político nesses lugares perdidos no meio do coisa nenhuma, são o divertimento das pequenas comunidades, mas as vezes causam brigas e grandes pancadarias.
Em Santana do Piau a vida era muito parada, não acontecia nada diferente, era uma monotonia que deixava todos os moradores desanimados e a sonolência era geral, o povo devido ao quase nenhum assunto, entrava mudo nos lugares e saia calado, mas em época de eleições era uma animação só, vestindo suas melhores roupas todos apareciam.
Todo interiorano é politiqueiro, alguns são sempre candidatos para alguma coisa e outros são os leva e traz, eternos fofoqueiros de plantão, de ouvidos mais possantes que microfones e línguas afiadíssimas, mas esses são os perigosos, porque não se contentam em comentar o que ouvem realmente e sempre aumentam um pouco as novidades.
Em Santana do Piau, tinha o partido da situação e o da oposição e viviam em permanente pé de guerra, era um disse me disse terrível, as mulheres das duas facções fofocavam o tempo todo e de suas fofocas partiam as brigas, que começavam em bate bocas e chegavam a pancadarias e algumas vezes até a troca de tiros e mortes,era uma loucura geral.
De todas as piadas divertidas de Santana, a maior foi o que aconteceu com a cassação do Zeferino Nonato prefeito da minúscula cidade; Zeferino foi eleito de maneira inesperada, porque o candidato mais apreciado era o Jovino Alfaiate, mas depois das urnas conferidas, veio o espanto com a eleição daquele roceiro meio xucro e pouco letrado.
O candidato derrotado não se conformou com o acontecido e tanto investigou que terminou descobrindo que Zeferino tinha usado de má fé comprando votos e pagando com pares de botinas, mantimentos e até dentaduras, mas alguns beneficiados resolveram depor contra o prefeito e o caso foi parar na justiça eleitoral.
Com todas as provas apresentadas contra ele, Zeferino e seu vice foram cassados, mas sua família que adorava posar de primeira família, não se conformou com o desastre e entraram com recursos e mais recursos e todos foram indeferidos, quando a eleição foi marcada eles ainda esperavam por uma reviravolta na justiça, o que não aconteceu.
Os comentários voavam pela cidade, e quando chegou finalmente a noticia que o ultimo recurso tinha sido negado, a ex primeira dama não agüentou o tranco e caiu desmaiada, mas o pior foi que ao cair a distinta senhora levantou as pernas e ficou desnuda, porque tinha se esquecido de vestir a calcinha; a noticia correu e se tornou a piada do ano, porque o povo riu a mais não poder e nunca se esqueceu do vexame da empertigada madame.
Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}
Texto registrado no EDA