O Grande Lider
_ Sim! Claro!...E certifique-se para que tudo saia de acordo.
Assim, costumava despachar de seu escritório, quaisquer que fossem seus interlocutores, o Sr Caxias.
Político, já estabelecido na provinciana e pacata, Santa Inês. Famoso pela tendência verborrágica, o que alias parece ser comum a pseudo-intelectuais populistas,do tipo que só países em desenvolvimento conseguem produzir em essência.
Sr Caxias era homem severo no lidar com as pessoas, resquícios de uma criação bandeirante, de tempos muito idos, em que famílias seminômades criavam os filhos à sombra de cavalos e em meio a densas florestas tropicais, no que hoje seria a região divisa de, Paraná e São Paulo.
Talvez esta criação tenha tornado seu Caxias homem de tão primitivos ímpetos quanto de poucos princípios morais,quando em comparação a escola de outras civilizações,que não nômades individualistas ou coletivistas.
Escuta-se o bater a porta.
_ Entre... diz seu Caxias, já adivinhado da presença de Dona Graça.
Dona Graça, secretaria de seu Caxias, era a alma antagônica do mesmo, mulher lógica e de retórica humorada e discreta, completamente inversa a pomposidade paspalhona da verbosidade política.
_Cara Graça... Bom que tenha vindo tão logo!Devo-lhe adiantar que o assunto é de extrema importância, d’uma querência de resolvimento, que poucos outros assuntos me necessitam.
_Pois sim. Sr Caxias...
_Graça,... Permita-me as intimas..., Estou às portas de chacoalhar as poeiras políticas e sociais desta cidade, de trazer a tona ao século vinte, a província, que meus inimigos liberalistas insistem em manter mergulhada na desgrassença do atraso sociológico e genético. Mantendo-nos alheios ao novo rumo do mundo da eugenia social.
_Pretende exatamente o que?Sr Caxias.
_Pretendo, capitanear uma limpeza genética absolutamente radical,com ajuda de grandes intelectuais Santo Inesenses,que bravamente prosseguem em uma prodigiosa investigação a cerca de nossas melhores características genéticas,para dar inicio a uma revolução cientifico-desenvolvimentista na população de Santa Inês.
_Compreendo! Quais seriam nossas melhores características?
_Creio eu, que a esperteza, conduzidos por uma lei de intrisequissima relação com nossa cultura, a lei Gersoniana,a temos como traço nítido de nosso caráter,assim como o desprezo por escrupulos e amoralidade quando no encalço de nossos objetivos.
_Orgulha-te disto?
_Obviamente que sim, pois Maquiavelista juramentado que sou, creio piamente que os fins justificam, não só os meios, como os inícios e tudo o mais que necessite ser justificado. Pois não dizem os grandes:_Ao vencedor as batatas...Pois que vençamos...
_Vejo...
A esta altura Dona Graça, já teria formulado todo um antídoto, a euforia de seu Caxias, no entanto, lhe aprazia assisti-lo, ter magnânimas e estapafúrdias idéias,e deliciava-se em ve-lo expressa-las em publico nos grandes comícios.Como se fosse um profeta,trazendo a salvação em forma de progressismos tecnológicos e científicos.
Quedava abismada frente o olhar que o publico o dirigia, perplexo de admiração pela verborragia eloqüente, porem sem significado do político.
Nestes momentos pensava Dona Graça, se realmente valeria a pena contrapor com sua lógica simples e objetiva, a pensamentos tão emotivos e estreitos, se valeria a pena contrapor com o cérebro o coração de um malandro.
Refletiu, refletiu... Concluiria que não..concluiria que assim como ela a os outro deveriam ter o direito de ouvir seu representante, sobre sua grande idéia,refletir sobre a mesma,e por si concluírem sobre suas valias.
Foi o que fez.
Não foi surpresa que assistiu dias mais tarde, o comício que reunia intelectuais, cientistas e militares, à apoiar Seu Caxias, em mais um discurso, sobre a infalibilidade da natureza Santa Inesense, e o destino vitorioso, de todos aos adeptos e entusiastas dos mais novos princípios da lei natural, a Eugenia.
No entanto surpresa ficou quando ouvira um pequeno, mas expressivo coro já entoando cánticos xenófobos e discriminatórios, contra forasteiros. E pensou consigo... Talvez as coisas fujam ao controle...
Porem era tarde,e as pessoas que de forma geral jamais primara pelo raciocínio lógico. Ludibriara-se mais uma vez com a luz da salvação, trazida por ,Seu Caxias ...À terras tão a esmo do mundo.