Diálogos I: percepção

Juca: - Aquele cara alí... sei não hein... Muita pompa, muitas palavras... Quer ser objetivo, quer resolver o problema dos outros. Prega isso por aí... Cheio das intensões políticas.

Athlon: - Esquenta não meu irmão. Já vi um caso desses.

Juca: - É mesmo? Onde?

Athlon: - Tem muitos por aí... É que quase ninguém percebe. Oferece migalhas como um banquete. Depois te cobra um jantar dos deuses. No fundo, ele só quer servir aos próprios interesses.

Juca: - Sabe que eu senti isso que falou agora. Verdade dissestes....

Athlon: - É um caso não muito raro no meio político, e na vida em geral também.

Juca: - E...

Athlon: - Dá para fazer um breve diagnóstico.

Juca: - Diagnóstico? Ele sofre de alguma coisa? Parece bem, todos em volta bajulando, ele com um sorriso no rosto... Parece feliz.

Athlon: - É. Mas se trata de um caso agudo. Miopia espiritual e cifose perispiritual.

Juca: - O que? Como assim? Você é médico agora? Não me venha com essa....

Athlon: - Não. É muito sério isso. Na miopia espiritual, ele não consegue enxergar um palmo a frente. Então a visão dele se resume só a essas coisinhas mundanas que ele consegue ver. E vou te dizer: ele vê bem pouquinho a frente dele...

Juca: - Mas rapaz, tá filosofando agora... Tem um tiquinho de verdade nisso aí que tá falando. Então você acha que ele poderia fazer mais se não tivesse essa miopia espiritual?

Athlon: - Não. Ele fará o bastante por ele, pro mundo dele. Vai usar todo mundo para conseguir o que quer. Se ele fosse curado dessa miopia espiritual, ele não faria essas coisas. Faria diferente, nem mais nem menos. Mas diferente.

Juca: - Ô conversa confusa! Mas essa tal de cifose perispiritual? O que ela causa?

Athlon: - Na cifose perispiritual a coluna vertebral do perespírito é deformada, curvada para frente, pelo interesse material e egoísta. Como se a cabeça espiritual fosse inclinada pra frente, o queixo colado no peito, e ele só enxerga o próprio umbigo. Imagina?

Juca: - Ô se imagino... Isso tá fazendo sentido agora. O indivíduo não vê além e só olha pro próprio umbigo. Mas você tá vendo espíritos agora é?

Athlon: - Não, nunca vi um na minha vida. São essas coisas aí que certas pessoas ficam carregando. Não dá para ignorar. Meus olhos vêem...

Juca: - E você tá vendo alguma coisa em mim? Sou um cidadão honesto, hein... não me venha...

Athlon: - Não, meu caro. Sua miopia é outra. Mas você já está começando ver as coisas. Não puxou a prosa sobre o cidadão politiqueiro aí que manipula todo mundo? Não tá insatisfeito com essa gente, com essas? Começa por aí...

Juca: - Bom, não tô entendendo nada. Mas tô entendo tudo ao mesmo tempo. Recapitula aí pra mim.

Athlon: - Sim. Miopia espiritual: só vê a matéria, as coisas mundanas e os próprios interesses. Usa tudo que tem por interesse individual e intransferível. Se defende os interesses dos amigos é porque defende os próprios interesses acima de tudo. Não vê, e muitas vezes não quer, e não sente nada além do que pode tocar. Cifose perispiritual: a coluna vertebral do perespírito, aquela energia que fica entre a carne e o espírito, se curvou como a de um corcunda. A mente e os olhos só vêem o próprio umbigo.

Juca: - Entendi! Um sujeitinho desses é danado pra usurpar os outros né.

Athlon: - Isso.

Juca: - Tem cura?

Athlon: - Tem. É demorada na maioria das vezes. Mas em grande parte dos casos não querem se curar.

Juca: - Ô meu Deus. São insensatos, né? E pra onde vai para um sujeito desses?

Athlon: - São míopes e cifóticos espirituais. O perispírito tá muito carregado, deixa a visão embaçada, fora de foco.

Juca: - Mas é difícil acreditar mesmo assim, sabe? Sou católico...

Athlon: - Meu caro, vai à missa. Ora com fervor. Se autoavalie.

Juca: - Ah sim... Bem lembrado. Tem mais alguma coisa a me dizer? Tenho que ir embora, e ainda num güento esse indivíduo enganando essas pessoas. Eu sempre soube disso. Tá claro agora. Coitado...

Athlon: - Tenho sim. Nesse estado eles são obcecados pela luz.

Juca: - É mesmo? Como pode, um sujeito desse que não quer se curar?

Athlon: - Sim, são obcecados pelo o que lhe falta. Mas querem a dos outros, coisa que nunca vão ter.

Juca: - Que coisa! Além de cego e corcunda é larápio também. É muito problema!

Athlon: - É sim meu caro. Muitos problemas causados por essas pessoas. Embora sejam poucas essas criaturas, muitas pessoas acabam querendo, em um momento, ser igual. Rodeiam-no. Deixam-se obsediar por isso. Muitos no final, ao mostrar a mínima divergência, acabam sofrendo, sendo perseguidos, achacados, difamados, etc. Alguns abrem os olhos na hora certa e zarpam fora!

Juca: - E o que queria me falar mais? Anda logo que eu tenho que ir embora....

Athlon: - Os brilhos das pessoas que surgem em meio a essa escuridão, eles tentam roubar, induzir, controlar e até matar, dependendo do caso. A iluminação alheia é vista como um meio ou um instrumento para manipularem mais ainda os outros e para servir aos seus interesses inferiores. Assim como algo que muito querem muito em si. Quando não conseguem enclausurá-la, e quase nunca conseguem, a tendência mental dessas criaturas é destruí-la, pois lhes fogem o controle.

Juca: - Ô meu Santo Cristo! Mas porquê?

Athlon: - Porque a miopia espiritual e a cifose perispiritual não os deixam enxergar as coisas divinas da vida. E sendo assim, nada há além do mundinho deles e para eles nada deve existir que lhes seja superior. Para eles não há entendimento que exista além do que eles entendem, nem visão que seja possível além das suas vis ignorâncias.

Juca: - Bom. Para mim chega! Já ouvi demais... E não acontece nada com essa gente não?

Athlon: - Sim, meu caro. Eles vão pro inferno.

Juca: - Merecido!

Athlon: - Mas depois eles voltam.

Juca: - Nossa Senhora! E vem infernizar a gente é?

Athlon: - Não necessariamente. Não se você não quiser. Eles voltam para consertar as mazelas que deixaram.

Juca: - Como espírito? Vem nos assombrar?

Athlon: - Não. Em carne e osso.

Juca: - Ai meu Deus. Tá confuso demais, mas também não está tanto assim.

Athlon: - E mais. Serão todos, possivelmente, operários daqueles a quem subjugou nesse terra. Os papeis se inverterão. Mas quem estiver em posição social superior deve tomar cuidado... Para não cair no mesmo círculo.

Juca: - Ah... Agora sim, vejo que há justiça.

Athlon: - Sim, mas cuide dela. Faça a sua parte. Não ignore a matéria e principalmente o espírito. Equilibre isso. Mas acima de tudo não se deixe levar somente pelas leis da matéria. Se não, virão os primeiros sintoma de miopia espiritual e cifose perispiritual.

Juca: - Ô coisa difícil que só!

Athlon: - Cuide-se, meu caro. Não deixe que a lábia politiqueira te leve. Acima de tudo se inteire dos assuntos do mundo e do espírito.

Juca: - E onde que você aprendeu isso tudo? Em que faculdade você cursou?

Athlon: - Na faculdade da vida, meu caro. Procurando andar pelas faculdades do bem e do espírito.... Mas essencialmente buscando isso dentro de mim e complementando com o mundo.

Fim.

Alexander Herzog
Enviado por Alexander Herzog em 17/07/2010
Reeditado em 17/07/2010
Código do texto: T2382502
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.