A lenda do Cafezinho (Ave comum no norte do Paraná)
O Cafezinho é o Guardião da história de Cornélio Procópio. Ele já morava aqui antes de tudo começar...
A mata era cerrada, muitas outras espécies moravam aqui. Mas tudo isso se acabou. A terra foi descoberta. A terra que era vermelha, virou terra roxa. É, os tempos estão mudados... Ainda ninguém sabia e os seus amigos bichos e aves do local torciam para que ninguém descobrisse; mas não foi assim... Começou a aparecer por estas bandas um bicho que dizia ‘pensá’, e falava do progresso do ‘lugá’. Descobriu a terra, pior descobriu o segredo! A terra vermelha que eles chamavam de roxa foi descoberta. E seu segredo também! A terra que é a maior parideira de vida neste planeta, virou também paridera da fortuna do bicho que dizia ‘pensá’. Ele descobriu, é, descobriu! E assim, a nossa terra virou roxa, e também conhecida como a terceira melhor terra de todo o mundo em produtividade. Pois é isso mesmo. O cafezinho e todos seus amigos já sabiam, e começaram a se ‘bandiá’. Eles ‘entendero’ o que queria ‘dizê’, progresso, quando o bicho que pensava se botava a ‘falá’. O Cafezinho ficou pra ‘contá’ a história do lugar. E por ironia do destino, ele mesmo o cafezinho, virou cúmplice da história que começa a ‘reiná’ na terra roxa. Justo com o seu nome começou a história. E assim, o bicho que pensava começou a ‘desmatá’ tudo, sem dó nem piedade, e em pouco tempo outro verde com pintinhas vermelhas começou a ‘brotá’ e ‘tomá’ conta do ‘lugá’. Era o café, xará da ave que muito antes já morava no Paraná. Os tempos eram chamados de áureos, e a terra virou “Capital Mundial do Café”.
O engraçado é que ninguém notou a presença daquele que tudo sabe, o nosso guardião, igual acontece com os mais velhos que ninguém mais ouve, que mesmo em silêncio foi ensinando e aprendendo, uma troca de bicho gente com bicho ave. O cafezinho, quando esta em perigo põem todos os seus filhotes embaixo da asa os protegendo, e sai correndo para um local mais seguro. O bicho homem construiu, em bronze, a maior estátua sacra da América Latina: o Cristo Rei que, com seus braços abertos, também protege todos lá de cima inclusive o nosso amigo Cafezinho, que vive até hoje por estas bandas contando a história de Cornélio Procópio e todas as suas passagens com momentos difíceis e de grandes conquistas; conquistas que repercutiram a terras distantes, internacionais! Orgulhoso, o Cafezinho conta a história para quem quiser ouvir, pois só assim, os seus amigos que se debandaram vão ficar conhecendo da história que começou com sucesso e, que tinha o seu nome.