O TAMANDUÁ QUE ODIAVA COMER FORMIGAS


Olá... meu nome é Taman. Nasci no Brasil central, mas precisamente no Estado do Tocantins, em uma família tradicional de tamanduás. Aliás, desculpem-me: - sou um tamanduá e gostaria de narrar um pouco da minha história.

Tudo começou quando eu era pequeno e meus pais começaram a ensinar-me como me alimentar sozinho. Primeiro foi um cupinzeiro (desses que tem nos campos). Minha mãe começou o ensinamento. Enfiou a língua na entrada do cupinzeiro e ao tirá-la veio cheia de cupins, pois nossa língua além de muito comprida tem uma enzima que cola os insetos nela facilitando em trazê-los para a boca.

Assim fui eu na minha primeira tentativa pois meus pais e outros tamanduás que nos acompanhavam já tinham sido alimentados faltando eu.
-Simplesmente horrível! Não gostei nada daquilo. O gosto é muito ruim,disse aos meus pais, ao mesmo tempo em que cuspia tudo fora.
Todos ficaram surpresos!

-Como não gostou? Perguntou minha mãe. Todos nós os tamanduás gostamos de cupins.
-Eu não!disse saindo de perto pois todos os outros tamanduás estavam morrendo de rir.

Me afastei para bem longe. Não queria ser motivo de chacotas dos outros tamanduás da nossa comunidade. Assim passei o dia com muita fome e só consegui beber água.
No começo da noite voltei para casa onde todos já estavam preocupados comigo. Mesmo assim o deboche continuava.
Naquela noite mamãe ainda deixou-me mamar mas com a advertência de que seria a última vez porque no dia seguinte ela iria ensinar-me a comer formigas(sendo para o tamanduá o prato principal da sua alimentação).

Quando amanheceu a família foi a procura de um formigueiro para o desjejum matinal. Foi aquela festa quando encontramos um formigueiro enorme. Todos se fartaram com vontade. Somente eu não gostei.

-Também não gostou de formigas?
-Impossível disseram.

-Para falar a verdade eu as odiei!

Novamente vieram as chacotas. Saí correndo e pensando: - o que será de mim?
Não gostei dos insetos, mamãe disse que não poderei mais mamar...

Deitei-me embaixo de uma frondosa árvore e comecei a chorar. Eis que apareceu um grande Formigão carregando uma folha. Ao ver-me deu um grito e tentou correr mas o medo foi tão grande que ele ficou paralisado.

Eu disse: -não tenha medo pois não como formigas! Não?
-Voce não é um tamanduá?

-Sim, respondi e narrei para ele o que tinha havido comigo.

-Ele disse: - vou te ajudar. Porque você não come frutas que é doce?
Eu sei onde tem muitas!

-Gostaria de experimentar pois nem sei o que é!

E fomos nós até um pé de Pequi (onde havia muitos frutos no chão). Provei e gostei muito.
A partir desse dia passei a me alimentar de frutas de todas as espécies juntamente com o meu inseparável amigo Formigão, inclusive sou amigo das formigas e trago frutos de muito longe para esses fraternos amigos os quais eu defendo de outros predadores.

Sei que sou a vergonha da raça mas sou feliz e tenho uma peculiaridade: sou o único tamanduá do mundo que odeia comer formigas.

Di Assis
04/06/2010

Di Assis
Enviado por Di Assis em 29/06/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2347811
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.