O PARDAL QUE QUERIA SER CANTOR

Era uma centenária casa de fazenda. Ali nascera o pequeno pardal que agora, fora do forro e do ninho, estava conhecendo onde morava. Lugar lindo, muito arborizado, com um enorme jardim e um pomar a perder de vista.
Sua mãe estava ali para ensiná-lo a voar e, também, outras atividades na vida de um pássaro. O que mais chamou a sua atenção era um viveiro com muitos outros pássaros de onde vinham muitas cantorias.

Os dias foram passando, o pardal aprendeu a voar e sua primeira providência foi pousar no viveiro. Fascinado ficou com o canário que não parava de cantar! Nesse momento disse para si mesmo: - vou ser igual aquele pássaro amarelo. Voou novamente para o forro onde morava e disse para sua mãe: - Como faço para conseguir cantar igual aquele pássaro amarelo que fica naquela casa toda gradeada?
A mãe ao ouvir isso disse: - meu filho, você nunca poderá cantar igual aquele pássaro porque ele é um canário e já nasce com aquele dom. Nós, os pardais, piamos para nos comunicarmos com outros da nossa espécie.

O pequeno pardal não se conformou com aquela resposta e no dia seguinte foi de novo ao viveiro e com muita dificuldade de comunicação fez com que o canário cantador soubesse da sua vontade. Foi aquela gozação entre todas as aves do viveiro o que deixou o pardal muito triste e cabisbaixo. O canário, então, com dó do pobrezinho disse-lhe: - venha aqui todas as manhãs que eu vou tentar ensinar você a cantar como nós, os canários.
Assim, o pardal todas as manhãs ia ao viveiro e lá ficava horas. O canário cantando e ele ali na maior atenção do mundo. Os outros pássaros caçoavam dos dois dizendo: - um é doido e o outro é maluco! E todos riam!

Passaram-se alguns meses e não é que o pardal estava piando completamente diferente dos outros pardais?
Depois de mais de um ano tentando o pardal até passou a cantar não igual a um canário, mas mesmo assim tem muitos ouvintes pois o seu canto tornou-se mais melódico, suave, agradável.
Agora, está comendo cenoura, pois falaram-lhe que a cenoura muda as cores da pena e poderia deixá-lo parecido com um canário.
Deus ajuda a quem estuda e se esforça para progredir na vida.

Di Assis
14/05/2010

Di Assis
Enviado por Di Assis em 24/06/2010
Reeditado em 27/08/2010
Código do texto: T2339113