Extra: “Capitão Caminha Rosnim se opõe a Kowalski e seu bando;”

Kowalski: Bem pessoal, estamos aqui eu e o camarada Skipper e temos um assunto de suma importância para tratar com os senhores.

Skipper: Isso mesmo, Kowalski tem razão, ouçam e sejamos democráticos honrando nossas medalhas e títulos.

Kowalski em off: Não precisa exagerar Skipper, poucos são os que estão ouvindo.

Feche a porta, Rico!

Kowalski: Como estava dizendo este é um assunto de suma importância, e precisamos tomar uma decisão neste momento e ela tem de ser unanime e coletiva.

Ontem à tarde chegaram a nossas mãos uma carta vinda direto da corte informando que o rei fará modificações nas nossas benfeitorias. Não podemos permitir que isso aconteça senhores, vejam as tabelas. Verificando alguns autos percebemos que será altamente prejudicial aos nossos cofres, portanto não vejo outra solução que não a de pararmos todos os engenhos, por dois dias apenas.

Rico: Pararmos todos os engenhos, pararmos todos os engenhos!

Skipper: Menos Rico, contenha-se.

Rico Sussurrando: Pararmos todos os engenhos, pararmos todos os engenhos!

Perfídia lacrimosa: Mas senhores, queiram me desculpar o atrevimento, mas e os escravos? Ficarão parados de novo? Já pensaram nos prejuízos?

Skipper: Colocamo-los para cumprir tarefas menores ou inventamos qualquer coisa para distraí-los. Avisaremos que ninguém sairá de casa durante dois dias. Será um descanso, não se preocupe, irão gostar, e no mais, escravo é escravo, quem se importa com eles?

Rico: Quem aqui se importa com eles? Quem? Deixa-me pensar... (gargalhadas)

Perfídia Lacrimosa: Não que eu me importe, ou não me importe, mas...

Kowalski: Então, mais algum dos senhores tem algo a acrescentar? Ótimo. Está decidido. Quem concorda em paralisarmos as funções dos engenhos por dois dias? Rico, Perfídia Lacrimosa, Skipper, Fradinha, Ventosa Venenosa, Saracura, Garça do pescoço curto, Lírio azul, Platão... Alguém dos senhores discorda da ação?

Rico: Alguém dos que se encontram nesta reunião extraordinária se coloca contra a decisão de paralisar as atividades das engenhocas durante dois dias? Alguém?

Misteriosamente durante dez minutos todos ficaram mudos, olhando cada um para a face do outro e para o antigo relógio pendurado na parede. Passados quinze minutos...

Skipper: Então estamos todos em acordo.

Kowalski: Todos dão a sua palavra de que faremos esta paralisação por dois dias, mostrando à corte que somos fidalgos de alta classe e com alto poder de raciocínio?

Todos, em coro: Sim, todos nós damos a nossa palavra que faremos a paralisação por dois dias, mostrando à corte que somos fidalgos de alta classe e com alto poder de raciocínio.

Kowalski: Obrigada senhores, voltemos as nossas atividades diárias, ainda faltam uma hora e dez minutos para o fim do expediente.

Dois dias depois.

Caminha Rosnim: Onde é que já se viu senhores de tamanha estirpe como o Sr: Kowalski e o Sr: Skipper, vulgo coisinha, cometerem tamanha heresia. Desde quando os senhores organizam uma assembléia sem a minha presença e ainda por cima tomam decisões sem o meu consentimento. Quem é o capitão desta pocilga aqui? Quem é o representante maior de nossa Alteza a Rainha? Quem é que tem contato direto com a Corte? Falem-me? Abrem essas bocas rabugentas cheias de..., nem ouso sujar minha linda boca com tamanha baixeza. Não concordo com a decisão tomada e já avisei a todos os escravos que todos devem vir ao trabalho nas lavouras e quem não vier o tronco os espera. Ouviram? Entenderam quem manda nessa colônia?

Kowalski: Mas Caminha...

Caminha Rosnim: Mas nada. Mais, digo eu, que absurdo, que falta de ética, sinceramente senhores e senhoras, que falta de respeito, realmente o mundo está às avessas, daqui a pouco nós seremos lenda. Lendas ouviram? Quem irá acreditar na nossa categoria, um bando de “carnificistas”, que não respeitam mais um velho e pobre capitão Mor, estou perdido, estou abandonado. E vocês suas tapadas? Suas lerdas! Como aceitaram esse disparate? Como concordaram sem nem me perguntar nada, isso não vai ficar assim, não mesmo.

Kowalski: Caminha, senhor sábio e respeitoso capitão Mor desculpe-me a arrogância, mas no momento em que estávamos reunidos, onde se encontrava o senhor? Todos foram de acordo, ninguém se opôs.

Caminha Rosnim: Isso não interessa, o que interessa é que está cancelada essa papagaiada. Chega. Teremos funções normais. Quando eu for consultado quem sabe poderemos nos opor à corte, e está dito.

Kowalski: Dos que honraram a palavra quem serão os que permanecerão na fé cega na ponta fina de uma faca amolada?

Uberlínea, terras Tupiniquins, vilarejo de Museulínea, Sexta-feira, 18 de junho de 1010.

Fonte: Jornal Balelas abrasileiradas.

att.: repórter João trapaça.

ACosta
Enviado por ACosta em 22/06/2010
Reeditado em 23/06/2010
Código do texto: T2335374
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.