UM DOS DIAS DA MINHA INFANCIA

( UM DOS DIAS DA MINHA INFANCIA.)

HOJE ACORDEI. OLHEI O TEMPO, ESTÁ CAINDO UMA CHUVINHA FINA, UM VENTO MANSO VINDO DO SUDOESTE ESFRIOU UM POUCO, APOIOS UM TREMENDO CALOR. NESTE CENÁRIO COMEÇOU RELEMBRA ALGUNS FATOS DA MINHA VIDA. NÃO SEI EXPLICAR, MAS VEIO NOS MEUS PENSAMENTOS DA MINHA INFÂNCIA; PRIMEIROS PENSAMENTOS FORAM SOBRE O GRANDE QUINTAL QUE POSSUÍAM VÁRIAS ARVORES FRUTÍFERAS, GOIABEIRAS, ROMAN, ARAÇÁ, ABRICÓ, ABÍL, E OUTRAS, MAS COMO AS AMOREIRAS, E JAMELÃO. COM ISTO VARIANTE PÁSSAROS DE BELAS PLUMAGENS SEJAM DELICIAVAM. SUBITAMENTE, RECORDEI DA MINHA MÃE QUE ME CHAMAVA PARA TOMA CAFÉ. CAFÉ ESTE PURO TRITURADO NO PILÃO PELO MEU PAI. O SEU CHEIRO IA LONGE. NÃO COMO HOJE QUE DEVEMOS TOMAR NÃO SOMENTE CAFÉ COMO OS DEMAIS ALIMENTOS, EMBALADOS, E CHEIO DE PRODUTOS TÓXICOS PARA CONSERVAREM POR MUITO TEMPO. MAS VAMOS DEIXA ESSES DETALHES PARA OUTRA OCASIÃO. FINDO O CAFÉ DA MANHA, RUMAVA RAPIDAMENTE PARA O CAMPINHO DE FUTEBOL, LÁ! ENCONTRAVA MUITOS AMIGOS, COMO EU ESTAVA “SECO” PARA BATER UMA PELADA. LOGO O RACHÃO COMEÇAVA. VEZ OUTRA HAVIA ATRITOS, POIS NINGUÉM QUERIA PERDER. MAS CHEGAVA OS DEIXAM DISTO, E ASSIM PROSSEGUIA NOSSA PELADA. PASSADO CERCA DE DUAS HORAS, TERMINAVA. JÁ ERAM UMA DEZ HORAS DA MANHA, EM SEGUIDA DEPENDO DA ÉPOCA, ÍAMOS TODOS RODAR PIÕES, OU SOLTAR PIPAS, JOGAR BOLAS DE GUDES, ENFIM OUTRAS BRINCADEIRAS. COM ISTO JÁ DAVA MEIO DIA, ASSIM SENDO NÓS TODOS ÍAMOS PARA NOSSAS CASAS PARA ALMOÇAR. FINDO A COMIDA, QUE TINHA FEIJÃO, ARROZ, CARNE SECA, GALINHA QUE MAMÃE PEGAVA NO GALINHEIRO CONSTRUÍDO PELO PAI. INHAMES, AIPIM, BATATAS INGLESAS, JILÓS, BATATAS DOCE, MAXIXES, ENFIM ERA UM ÓTIMO ALMOÇO, O, MAS IMPORTANTE: NÃO NOS ALIMENTÁVAMOS COMO ATUALMENTE FAZEMOS. ALIMENTOS CHEIOS DE AGROTÓXICOS, QUE PREJUDICAM INTENSAMENTE NOSSOS ORGANISMOS. DEPOIS DO ALMOÇO, VINHA AQUELA PREGUIÇA! RAPIDAMENTE EU CORRIA EM DIREÇÃO DA FRONDOSA E BELA AMENDOEIRA, EM SUA VOLTA HAVIA UM BELO GRAMADO. ESPREGUIÇANDO- ME, TIRAVA UMA BOA SONECA. ACORDAVA LÁ PELAS DUAS HORAS, ENQUANTO NADA TINHA QUE FAZER COMO SEMPRE, AH ..... AH.... AH.... VOLTAVA EM CASA PEGAVA ALGUNS GIBIS E RETORNANDO A AMENDOEIRA ME DEIXAVA ME ENVOLVER COM AS AVENTURAS DO ( CAPITÃO MARVEL, FANTASMA, MANDRAKE, TARZAN, ZORRO E TONTO. LULUZINHA, BOLINHA, E A TURMA DA DISNEY. E OUTROS "HERÓIS! QUE ME LEVAVA A SONHAR QUE EU ERA UM DELES. MAS A TARDINHA LÁ PELAS QUATRO HORA, IA PARA O CAMPINHO NOVAMENTE PARA NOVO RACHÃO. FICAMOS ALI ATÉ AS CINCO E MEIA. FINDO DO RACHÃO VOLTÁVAMOS RAPIDAMENTE, COMO TELEVISÃO ERA SOMENTE PARA RICO, NÓS ÍAMOS OUVIR A RÁDIO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO, PARA ESCUTAR AS AVENTURAS PRIMEIRAMENTE DO (CAVALHEIRO DA NOITE, EM SEGUIDA O ANJO, FINALMENTE NOSSO HERÓI PREFERIDO JERONIMO O HERÓI DO SERTÃO COM SEU COMPANHEIRO MOLEQUE SACI.) NÓS A GAROTADA FICÁVAMOS DESLUMBRADOS COM SUAS AVENTURAS, PRINCIPALMENTE CONTRA O (CAVEIRA E SEU ASSECLA CHUMBINHO.) FORAM ANOS DE AVENTURAS. A PARTIR DA DEZENOVE HORAS LÁ IA EU PAQUERA UM BELA MOCINHA. ELA ERA BELA DEMAIS! COM ISTO ELA FOI MEU PRIMEIRO AMOR. AMAVA ELA TANTO QUE TINHA MEDO DE CHEGA PERTO DELA, VISTO QUE FICAVA TREMULO, GAGO, AS MÃOS SUAVAM. ENFIM FICAVA PATÉTICO! MAS ESTE ASSUNTO DEIXAREI PARA OUTRO DIA. ISTO É. SOBRE MEU PRIMEIRO AMOR. FINALIZO DIZENDO: TIVE UMA INFÂNCIA EXCELENTE MESMO COM OS PERCALÇOS QUE ACONTECEM PRATICAMENTE COM TODOS ADOLESCENTES,(AS). PRONTO SOCORRO, EU ERA ASSÍDUO FREQÜENTADOR. VISTO QUE ESTAVA COM UMA DAS UNHAS ARRANCADAS NOS RACHÕES. ASSIM FINDO UMA PEQUENA CRÔNICA SOBRE UM DOS VÁRIOS DIAS SOBRE MINHA INFÂNCIA . QUEM SABE OUTRO DIA VOLTAREI A PROSSEGUIR MINHA HISTÓRIA. SIM QUEM SABE!

J.------ C.------ DE.------ MENDONÇA

22. -------- 05. -------- 2010

Maroty
Enviado por Maroty em 23/05/2010
Código do texto: T2274854
Classificação de conteúdo: seguro