Um sonho AJUIZADO!

Afrânio tinha três grandes paixões na vida: Estudar, decidir e futebol!

Desde pequeno Afrânio era dotado de muita sensatez. Nas questões surgidas entre os coleguinhas, sejam eles de escola, de brincadeiras e até entre aqueles dos quais não era muito 'amiguinho', era imediatamente chamado para decidir quem estava certo e sua opinião era sempre obedecida e nunca contestada.

Nos estudos, arrasava! Era, disparado, o melhor aluno em todas as séries que frequentou.

No futebol, era um atleta até que razoável. Jogava como zagueiro e aos 'mais chegados' confessava que era um 'traidor' pois lutava contra aquilo que fazia a alegria de seu esporte predileto, que era o gol!

Afrânio, sem ser um gênio, também tinha suas tiradas, via de regra recheadas de muito humor. Houve um dia, já nos seus estudos de 2º grau, que o professor disse que havia alunos que em certas ocasiões simulavam doenças 'mil' para fugir de suas provas, preferindo protelá-las … Afrânio saiu com essa: “É, professor! Protelar provas é igual a MORTE. Podemos até protelá-la mas não temos como fugir ...”.

Com a afinidade demonstrada e ainda, incentivado pelos pais, parentes e amigos, não deu outra!

Ao concluir seus estudos de 2º grau, prestou VESTIBULAR para DIREITO e ficou entre os primeiros já na primeira chamada.

Em meio a hermenêutica, processo civil, metodologia … Afrânio se sentia 'em casa'!

Mantinha 'embutido' em seu íntimo o grande sonho de chegar a JUIZ. Achava bacanérrimo aquele ser de toga, figura máxima naquele plenário, ser uma espécie de semideus, cuja palavra final era a que valia, podendo sobrepujar falas eloquentes dos promotores, advogados de defesa, testemunhas convincentes, jurados 'convencidos' …

Dedicava-se ao máximo nesta sua escolha, sendo um 'devorador' de publicações relativas aos assuntos ligados à jurisdição, frequentador assíduo das bibliotecas, sebos, livrarias, internet e afins …

Consequentemente, era um dos melhores alunos da universidade em sua área.

Nem por isso, Afrânio desvencilhava-se do futebol! Aliás, pelo contrário … apaixonou-se também pelo futsal e ainda encontrava tempo para assistir a alguns 'pegas' no 'society'. Não podia ter noticia de que haveria um evento envolvendo 'a corrida atrás da gorduchinha' e lá estava Afrânio disposto a participar, seja somente assistindo, jogando e, …, até 'apitando'!

E o que parecia totalmente improvável, aconteceu!

No último ano de sua graduação em seu Curso de Direito, Afrânio resolveu 'jogar tudo para o alto' literalmente!

Para 'desencanto' de todos aqueles que vibravam com a carreira brilhante que se avizinhava para aquele dedicado rapaz, Afrânio anunciou a sua desistência do curso e, consequentemente, de trilhar a carreira para atingir o 'status' de Juiz togado!

Em meio as interrogações, aos questionamentos comuns à sua tomada de decisão já no final de tão árdua etapa de estudos, dedicação e muitas vitórias conquistadas, Afrânio dentro de sua linha de sinceridade, ombridade e moralidade, 'justificou' sua atitude a alto e bom som:

“Meus prezados! Parece utópico o que vou dizer, no entanto, 'paguei' para ver o que se apresentava esta carreira de magistrado sob o ponto de vista ético, moral e 'humildade'. Avaliei e analisei sob todos os pontos de vista que pude enxergar e concluí que não me sentiria à vontade na pele de um julgador de seres humanos! Sei que tomaria muitas decisões que não agradariam figuras proeminentes e talvez até fosse o pivô de retaliações que, fatalmente recairiam sobre a minha família, meus amigos … aqueles aos quais quero bem! Em sendo assim, resolvi largar tudo e já estou inscrito em um curso que se iniciará no próximo semestre, que será ministrado na Federação Paulista de Futebol. Com menor responsabilidade, decidi que vou julgar lances e jogadas em uma competição esportiva! Vejam vocês que não frustrarei totalmente os meus sonhos e os sonhos de muitos que seguiam comigo minhas aspirações: Vou ser um juiz sim, porém, UM JUIZ DE FUTEBOL!”.

HICS
Enviado por HICS em 05/05/2010
Reeditado em 06/05/2010
Código do texto: T2239070
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.