"O GENTLEMAN" Conto de: Flávio Cavalcante

O GENTLEMAN

Conto de:

Flávio Cavalcante

Já havia passado a hora de Roberto chegar á empresa; principalmente ele, que era o chefe geral do escritório e pelo total funcionamento da máquina que pagava mensalmente o seu mixo salário, mas de uma importância homérica em sua vida. Afinal, em sua casa todos dependiam de seus esforços para a sobrevivência e o sustento da casa.

Todos os colegas o admiravam pela sua competência e mais ainda a sua cortesia com as mulheres da empresa; pois todos os dias religiosamente ele fazia como obrigação ir de sala em sala saber de cada um se estava tudo bem e não podia deixar de dar aquele bom dia, estimulando a todos a ter um dia feliz, apesar de turbulento, ficar mais ameno.

Roberto tinha uma cabeça de gênio e guardava datas comemorativas de aniversário de todos os colegas um a um e no dia de cada aniversariante, ele fazia questão de preparar aquela farra depois do expediente. Um gentleman, assim todos os consideravam. Fazia questão de beijar a mão de cada mulher da empresa em sinal de amizade e respeito, por achar a figura feminina a obra divina mais importante da criação de Deus.

Este ano, não diferente, dia 08 de março estava se aproximando e por ser o dia internacional da mulher, o rapaz gentil fez questão de gastar uma grana nos preparativos, homenageando a todas as mulheres da empresa e por motivo de ser muita coisa para fazer os preparativos, teve que se ausentar por algumas horas.

Não sabia ele, que esta façanha iria lhe custar anos de emprego. O Dr. Rangel, majoritário da empresa o procurou para um assunto de extrema urgência. Coisas que numa empresa leva anos pra acontecer, mas parece que tudo acontece no dia em não deveria. Quando falaram que o Roberto não estava na empresa, o doutor Rangel quase teve um enfarte, motivo de perder uma negociação que ia dar um empurrão nas coisas da empresa e só o Roberto sabia aonde se encontrava os papeis da negociação que carregava um prazo determinado pra ser entregue. O prazo expirou e o Dr. Rangel simplesmente perdeu tudo.

Pouco depois chegou o Roberto na empresa fazendo a maior farra da sua vida. Carro de som na porta, homenageando a todas as mulheres da empresa. Contratou uma firma de tortas e todos ficaram sem graça com a Euforia de Roberto, pois já sabiam que o pior já havia acontecido e ele mesmo inocentemente não tinha se dado conta. Chegou logo em seguida o carro da floricultura distribuindo flores para as damas da empresa. Quando ele percebeu algo de estranho na feição de cada uma colega de trabalho. Não demorou muito pra o Dr. Rangel entrar em cena e fazer aquele escândalo na frente de todos e praticamente expulsou o Roberto a pontapés da empresa o acusando de negligente e irresponsável. Sem entender nada do estava acontecendo, Roberto foi tomado por uma tristeza inominável por causa daquela grosseria e as palavras vindas do anfitrião em estado de loucura, dizendo em bom tom perante todos os colegas presentes.

“VOCÊ ESTÁ DESPEDIDO”

Tendo uma reação de lágrimas e dor, Roberto implorava por tudo que aquele homem não tomasse aquela atitude, pois todos da sua casa, dependia daquele salário. Mas parecia ser em vão. O dito cujo não quis dar ouvidos ases lamúrias de Roberto e o deixou falando sozinho. As mulheres se revoltaram com a reação do Dr. Rangel em cima daquele homem que as tratava como princesas.

Todas resolveram agir em favor de Roberto. Resolveram então fazer uma greve geral na empresa em protesto. E logo em época que ninguém podia faltar. Três dias, as mulheres unificadas resolveram não comparecer a empresa e Dr. Rangel estava vendo seu dinheiro indo pelo ralo á baixo. Resolveu então, fazer uma reunião exclusiva com todos funcionários da empresa e lá, as mulheres expuseram tudo que estava acontecendo, inclusive a pessoa importante que era o Roberto. A empresa estaria naquele patamar porque aquele funcionário que era responsável pela produção, sabia tratar os seus subordinados como gente e falou em discurso que todos eram felizes com a empresa por causa do GENTLEMAN, que vivia dando tudo de si para ver um funcionário feliz e uma empresa com toda garra pra vencer a concorrência.

Dr. Rangel, sensibilizado por não conhecer as qualidades daquele funcionário, baixou a cabeça em sua mesa e soluçava de tanto chorar, não só admitindo novamente o Roberto, mas, dando pra ele uma promoção e um aumento de salário. Abraçou-o, pediu-lhe desculpas pelo mal entendido e resolveu dar uma outra festa de comemoração com a volta daquele funcionário que sempre foi um representante fiel daquela empresa.

E TODOS CONTINUARAM TRABALHANDO FELIZES COM A VOLTA DO GENTLEMEN

- FIM -

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 10/03/2010
Código do texto: T2131372
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.