TRAIÇÃO
Traição
As moças bonitas e bem educadas, sabem se comportar em qualquer circunstancia, se cuidam, se respeitam e se fazem respeitar; por mais assediadas que sejam, sabem o que devem e o que não devem fazer e quando arranjam um namorado, elas o respeitam e são também respeitadas, e o casamento acaba acontecendo.
Existe porem o reverso dessa medalha, que são as jovens mimadas, de pouca educação e nenhum respeito; criadas e endeusadas pelos pais, ela se acham acima do bem e do mal, fazem o que querem e acabam se dando muito mal e por mais lindas que sejam, estão fadadas a terminarem seus dias em completa solidão.
Juciléa era o nome da moça mais bonita da cidade de Cascalhal, era uma morena de grandes e expressivos olhos verdes, com um corpo perfeito e um rosto oval maravilhoso, lábios carnudos e vermelhos, um sorriso encantador e belos cabelos negros; com essas vantagens, para ela não faltavam namorados.
Depois de vários namorinhos sem importância, ela passou a namorar serio com um bom rapaz chamado Alberto e depois de quase dois anos eles ficaram noivos e tudo parecia muito bem; enquanto ela preparava o enxoval do casamento ele foi para a capital do estado, para trabalhar em um ótimo emprego.
Em uma noite, Julio o irmão de Alberto foi dançar em uma casa noturna em uma cidade vizinha e a primeira pessoa que viu foi a noiva de seu irmão, aos abraços e beijos com um rapaz em pleno salão, ele voltou para casa e contou a sua mãe o acontecido e foi aconselhado por ela a se calar e ficar atento.
Algum tempo se passou e Julio nada contou ao irmão, esperando que Juciléa tomasse juízo, mas de nada valeu a discrição do futuro cunhado, porque uma amiga da moça, cansada da falta de respeito dela com o noivo, telefonou para ele e disse o local onde Juciléa ia se encontrar com um rapaz casado e mal falado.
Alberto voltou em segredo e foi para o local indicado que era um motel; se escondeu com uma filmadora e esperou até ver Juciléa chegar com o Saulo, que era um traficante conhecido e filmou a entrada dos dois abraçados naquele lugar e foi para casa, mostrou as imagens para sua família e foram todos para a casa de Juciléa.
A família da moça recebeu a inesperada visita e explicou que ela estava no cinema com uma amiga, mas quando ela chegou, Alberto exibiu as imagens para todos e terminou o noivado; foi um vexame na cidade porque o assunto vazou e apesar de sua beleza, Juciléa jamais voltou a arranjar um candidato a marido.
Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}
Texto registrado no EDA