O bambuzal

O bambuzal

Dezoito horas de uma tarde de sábado.Papai toma seu café.Creusa,Leandro e eu já terminamos e ficamos lhe fazendo companhia.Ele tinha ido almoçar com seu irmão mais velho, Luís,que comemorava 85 anos,em Lagoa da Prata( junto com Creusa e Vic) e visto fotografias.Entre elas,a do bambuzal.E foi a primeira vez que ouvi a história,que agora contarei.As lacunas da minha memória serão preenchidas pela ficção.Privilégio de escritor!

Era uma fazenda com uma casa grande e um bambuzal maior ainda,ao seu lado: cinco vezes sua altura e cinco vezes sua largura!

Num dia de verão,um temporal castiga os bambus,fazendo com que se deitem ao nível do chão.O estrondo foi enorme!E lá estava o bambuzal virado de lado,com a raizama em vertical.E no lugar das raízes ,uma enorme cratera.

Passados a chuva e o susto,vamos às providências.

Vô Alexandre mandou cortar os bambus e doá-los a quem quisesse: 150 carros-de-boi foram necessários para transportá-los.

Eram três os meninos:Luís,Joaquim e José Antônio.E logo descobriram a cratera e dela fizeram seu lugar predileto para brincadeiras.Nas tardes muito quentes,ficavam à sombra da raizama para fugir do calor.

-Vamos buscar arroz pra dar pros passarinhos?

- Vamos!

E os três irmãos saíram do esconderijo e correram até a casa de um primo.

De repente,um estrondo!E maior que o outro,ainda não esquecido.

Vó Velica correu assustada:

- Nossa Senhora,onde estão os meninos?

E `a beira da cratera,agora tampada de novo pela raizama ressequida,que voltara ao seu lugar, ela gritava pelos filhos:

_ Luís!Joaquim! José Antônio!

Foi aliviada que viu os três garotos correndo,esbaforidos,para verem a causa de tanta gritaria.

E até hoje,oitenta anos depois,quando contam essa história,sempre um perto do outro,para que tudo seja confirmado,eles se sentem abençoados e protegidos pelo fiel anjo da guarda,que os tirou de dentro da cratera,naquela tarde de verão.

Maria Neusa Guadalupe em 31 de junho de 2000

maria neusa
Enviado por maria neusa em 04/03/2010
Código do texto: T2120182
Classificação de conteúdo: seguro