Chico foi a copa

Chico era um tatu-bola muito diferente dos outros de sua espécie.Em vez de ficar cavando buracos como todo tatu que se preze, Chico vivia com a cabeça nas nuvens.

Não gostava de morar em buracos, queria era viver em casa de gente, com varandas e tudo mais.E não é que Chico tanto fez, que um dia conseguiu fazer amizade com o filho do dono da fazenda?

Foi chegando com seu jeitinho de não quer nada, e conquistou a afeição de todos na casa.Até Rex, o cachorro, acostumou com a presença constante do tatu na casa.E foi lá que recebeu o nome de Chico.

Apesar de passar bastante tempo na casa, Chico era um tatu livre.Todos os dias saia para a floresta para fazer seus passeios e encontrar seus amigos para contar as novidades.Os animais da floresta achavam Chico um tanto soberbo.E depois que começou a frequentar a casa então?Era um tal de falar difícil, falar coisas que ninguem lá na floresta sabia que existia:

_Já estou na internet.Tenho até endereço eletrônico:tatu-bola@.com.

Seus amigos olhavam para ele desconfiados e Chico diante da ignorância da sua platéia, ainda se gabava mais:

_ Já tenho até uma namorada virtual...

Mas,apesar de tudo isso, Cico era muito querido pelos seus amigos, que já estavam acostumados com aquele jeito bonachão que tinha.

Certo dia Chico chegou com uma novidade que deixou todos surpresos:

_Eu quero ir a copa !Quero ser jogador de futebol!

_Ah, não dá._disse o tamanduá-bandeira-ainda se fosse um animal assim como eu,que tenho porte, sei andar com dois pés, teria muita chance!_Mas você, continuou o tamanduá, um animal tão pequeno, quadruple, na certa ia ser amassado no meio do campo, sem dó nem piedade.

Chico não se intimidou:

_Na certa está com inveja.Sou um animal que representa muito bem o povo brasileiro e por isso posso um grande reforço para a seleção.

_Só se for para abrir buracos no meio do campo. _Disse o papagaio_assim os adversáriospoderam se machucar e o Brasil vencer o jogo.

_Assim não seria honesto!Sou um tatu, não sou um rato!

_Fique sabendo,senhor Chico tatu_ disse o ratão, que estava escutando a conversa._Nós, os ratos, somos animais muito inteligentes.Estamos muito a frente de todos vocês, e posso dizer com toda certeza, que você jamais irá a copa.Não tem nenhuma chance.

Mas Chico não ia desistir assim tão fácil.O Brasil ia disputar a copa nos Estados Unidos.Todos estavam anciosos por esse título.Afinal, o último título do Brasil foi em 70 com o tri-campeonato.Chico queria estar entre os jogadores, vestir a camisa da seleção, escutar a platéia gritando o seu nome e enfim, poder levantar o caneco.

A seleção já estava convocada.O técnico era um tal de Parreira, que se destacava por sua teimosia, e o seu auxiliar.Zagalo, que tinha uma mania muito estranha, todas suas contas tinham que dar treze.

Chico não sabia mais o que fazer para conseguir uma vaguinha na seleção, que por sinal ia fazer um último amistoso no Brasil.

, antes de viajar para os Estados Unidos para disputar a copa.

Então Chico pensou muito e resolveu ir consultar a coruja,no seu ver , o animal mais inteligente da floresta.

_É Chico_disse o corujão no alto de sua sabedoria_eu concordo com nossos amigos que dizem que você não tem muitas chances.Mas sonhos são sonhos e não devemos desistir deles, mesmo que pareçam impossíveis, assim como o seu.

_Mas o que devo fazer então?

_Você não disse que a seleção vai disputar um amistoso aqui perto?

-Sim, mas o que isso tem a ver?

_É a sua chance. Se quer mesmo ir, terá que ir como bola.É o único jeito de participar.

_Mas como bola?Queria participar como jogador.Correr ao lado de Romário,Roberto Carlos,Dunga...Aora se ir como bola que graça tem?

_Pense bem meu amigo:Poderá correr entre os pés de todos eles e todos os olhos e fleches estarão apontados para você, cada vez que beijar a rede adversária.

Chico agradeceu o corujão pelos seus conselhos e voltou muito confiante para sua casa.Lá todos estavam se preparando para irem assistir o jogo amistoso da seleção.Chico deu um jeitinho de se enfiar na caçamba da caminhonete se ninguem ver.Pensou consigo:

_Até que foi fácil!Mas é só o primeiro passo rumo ao estrelato.

Chico nunca tinha visto tanta gente e tanto carro.Estava até meio atordoado e não sabia como ia sair daquela caçamba.Mas não desistiu.Com muito esforço conseguiu subir na lateral da caminhnete e saltar.Foi um tombo fenomenal!A sorte é que tinha uma casca dura o que o ajudou a não se machucar muito.

Com muito esforço conseguiu rolar por baixo dos carros sem ser visto.Ficou parado ali um tempo até se recompor.Depois de um certo tempo , começou a analisar o local.

Estava num estacionamento ao lado do estádio onde ia acontecer o jogo.Ficou olhando todos os carros que iam chegando e qual não foi a sua surpresa quando viu o ônibus da seleção chegando.Seu coração parecia que ia sair pela boca de tanta emoção.Muitos seguranças, que quase foi impossível ver os jogadores desembarcarem.

.Chico nem acreditou,quando viu ao lado do ônibus, uma grande mala cheia de bolas.Nem pensou duas vezes.Na mesma hora se transformou em uma bola e rolou para dentro da mala.Ficou lá quietinho, nem respirava de tanto medo de ser descoberto.

Por uma frestinha dentro da mala, Chico pode assistir todo o jogo.Foi uma grande felicidade, a quase realização de um sonho, que estava se tornando imenso.

Naquela mesma noite a seleção viajou para os Estados Unidos.E Chico foi na bagagem.

Quase morreu de fome durante a viagem.Sabia que não era fácil realizar o seu sonho e não era uma barriga roncando que ia fazer desistir de seu sonho.

Nas concentrações da seleção sempre conseguia muitos petiscos para matar a fome.E o mais importante:pode assistir todos os jogos de camarote e não ser visto.Só uma coisa o incomodava: A seleção estava indo muito bem,batendo todos os adversários, mas ele não havia conseguido entrar em nenhum jogo.E não era falta de tentar...rolava na frente das outras bolas, só faltava falar, mas nada.Não havia meio de ser escolhido.

Chico não sabia mais o que fazer para poder participar dos jogos.Uma

partidinha só, já era o suficiente.Mas nada!Nada de ser escolhido.Será que depois de tanto sacrifício, não ia poder realizar o seu sonho?

E chegou o grande dia.O Brasil, depois de muitos anos,estava disputando de novo uma final de copa do mundo.E Chico nada de jogar.E no último jogo,não foi escolhido de novo.O jogo começou e Chico com os olhos cheio de lágrimas e o coração acelerado assistia tudo.Via a sua seleção dando tudo dentro do campo e sem poder chegar ao gol.A bola escolhida para o jogo foi uma bola especial, feita especialmente para aquele jogo.Mas, coitada: era chutada de lá para cá e nada de encontrar o caminho do gol.E os noventa minutos se passaram e nada.Veio a prorogação e nada.Chico desesperado via o seu sonho ficar cada vezmais impossível.Lembrava das palavras do ratão que ecoava na sua cabeça:¨nunca,nunca,nunca".

Disputa de pênaltis.Os brasileiros de mãos dadas, unidos na mesma emoção, uma nação inteira atônica, ajudavam o goleiro Tafarel a defender as bolas italianas e empurravam os jogadores brasileiros na batida de cada pênaltis.

Atenção redobrada:a seleção brasileira estava a um pênalti para se tornar a primeira seleção a se sagrar tetra-campeã do mundo.

Era a última chance de Chico.E ele não pensou duas vezes.Rolou no meio do campo e num passe de mágica , tirou a bola oficial de cena e se prostou bem na frente dos pés do jogador Bággio.O mundo inteiro olhava para aquela bola meio esquesita, mas não conseguiramver a troca.O jogador tomou posição.O coração de Chico batia forte.O coração do povo brasileiro batia junto.O jogador italiano bateu forte.No Brasil, um grito ecoou por toda a nação:

_Vai Chicoooo!!!

E não é que Chico ouviu o grito do seu coleguinha que tinha ficado no Brasil?E Chico voou bem alto, bem longe do gol de Taffarel.

O mundo ficou de boca aberta a tragetória daquela bola. Chico estava tão feliz, que nem sentia a dor do chute do jogador e nem a aterrizagem dura, que quase fez soltar os bofes pra fora.

Foi tão fotografado, filmado e ainda se tornara tetra-campeão do mundo.Só que Chico não pode comemorar muito, pois logo teve que voltar para a mala.Mas ainda pode ver Dunga levantar a taça e os jogadores receberem as medalhas. Pena que bolas não tinham pescoço para poderem receber medalhas.

Mas Chico estava feliz mesmo assim.Na viagem de volta pode sentir a mesma emoção que todos estavam sentindo.Era como se ele estivesse trazendo a bandeira brasileira na janela do avião.

Pena que o único que reconheceu Chico foi Dino, o filho do fazendeiro que o adotou.Ele convenceu o pai para irem até o aeroporto para receberem a seleção.Mas o único craque que ele queria mesmo encontrar era Chico.

Depois de muitas atrapalhadas, eles conseguiram se encontrar.

Chico havia conseguido.Ajudou a seleção brasileira a se tornar tetra-campeã do mundo.Assim Chico se tornou o primeiro e único tatu a ser campeão do mundo.

Só resolvi revelar esse segredo agora, depois de algum tempo, para que não haja, por parte dos italianos, nenhuma chance de reivindicar o título, já que agora somos penta.

Será que Chico estará em forma até a próxima copa?

maria moraes
Enviado por maria moraes em 21/02/2010
Código do texto: T2099784