PRA TER TUDO

O senhor Francisco morava no centro da cidade numa casa pequena com a mãe,nos anos 50. Todos os dias de terno branco de linho e chapéu, saía para lecionar. Há três anos tinha deixado o convento no último ano que receberia os votos para ordenar-se padre.

Talvez por não ter vocação ou porque não merecia. Sua mãe ficou doente no leito pela atitude do seu primogênito. Francisco, em liberdade plena, as noites badalava pelos bordéis.

Certo dia ao voltar do almoço com sua mãe,encontrou a bela Albaniza,que era boa de todas as formas e, com maneiras gentis, o fisgou. Ficaram perdidamente enamorados e casaram,mesmo sem o consentimento da mãe dela. Foram morar numa casinha na periferia. Ela com dezessete anos, ele aos vinte e sete anos. A princípio iam superando os obstáculos. O tempo foi passando e os filhos começaram a chegar um após o outro,no total de cinco.Albaniza começou a mostrar a outra face. Quando iam a festinhas e uma amiga exibia um colar de ouro,cravava seu olhar e pedia ao marido um colar mais caro.

Ele inconformado percebeu que tinha casado com uma mulher que a medida nunca enchia,mas seu casamento era ¨até que a morte os separem¨. Comprou um caminhão,foi

transportar mercadorias de alto valor para uma firma de encomendas. Logo melhorou de vida, comprando a transportadora, mas continuava com as viagens, talvez para fugir da esposa,que sempre exigia mais dele. Aos 49 anos começou a sentir dores de cabeça e vertigens. Comentou com a mulher que não deu a devida atenção. Um dia vestiu a roupa e falou que ia viajar,e ao regressar ficaria na transportadora relaxando. ¨O dinheiro que é para ter tudo, já tenho¨ , comentou. E partiu para o local onde deixaria a mercadoria. Na estrada sentiu nova vertigem e deu a volta a caminho de casa, acelerando mais forte, o suficiente de chegar e bater na porta. Albaniza abriu a porta falando: ¨Que viagem foi essa, cadê o dinheiro?¨ Francisco fez o maior esforço para falar, mas desfaleceu. A mulher levou-o para o hospital e foi comunicada pelo médico que o que ele teve um acidente vascular cerebral irreversível, tendo de ficar no hospital, sob cuidados.

Albaniza ficou apavorada! Vendeu seus bens para pagar as despesas hospitalares. Depois de meses internado, Francisco veio a falecer deixando a viúva pobre de Jô, dependendo do SUS, onde amargou nas filas intermináveis para conseguir uma consulta

ou um remédio. A ambiciosa Albaniza, que queria ter tudo na vida, na verdade ficou sem nada!...

Varenka de Fátima
Enviado por Varenka de Fátima em 15/02/2010
Código do texto: T2088100
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.