HUNGARO ? SOU? BRASILEIRO?



                         Eu, Zezito, nao sou e nem gosto de ser chamando de ...mentiroso, gosto de ler, leio muito, ouco radio, assisto tv.converso com pessoas, olho, observo e de tudo isto tiro minhas conclusoes e tenho minha '' e'tica ''  de vida, nao sou racista, nem preconceituoso, nem tenho pre-conceito formado sobre nada e nem sobre ninguem, parto da maxima que todo ser humano nasce bom e puro...se torna o que se torna na ' vida ' , no dia a dia ...no crescimento...e tenho um codigo de conduta e moral meu proprio..nao aceito certas '' coisas, liberdades, libertinagens'' para mim...quanto a cada um...cada um e' cada um.
 
                         E uma vez  em um almoco com varios diretores e funcionarios da empresa que trabalhava, ao ter sido perguntado por um deles se conhecia Paulo Ronai :-
                         Sim, conheco, nao pessoalmente, mas sua vida, suas obras e como ele veio parar no Brasil....e todos se interessaram e entao contei o que havia lido, ouvido, escutado sobre Paulo Ronai...e uma passagem que li sobre ele era:-

                          Estudante ainda em Budapest na Hungria, onde nasceu,em 1907,  cresceu, filhos de pais judeus, ...fez uma aposta com outros colegas, estudantes , de que cada um deveriam aprender um idioma estrangeiro no prazo de um ano...ler, escrever e falar corretamente...e assim fizeram!!!
                         Ao estudante Paulo ficou o aprendizado do Portugues...ele gostava, estudava latim e assim achou que seria mais facil..e de certo modo, de certa maneira foi....se empenhou tanto, se esforcou muito, escreveu para muita gente, recebeu livros, dicionarios e no dia marcado la' estava ele...lendo, escrevendo e falando...nao tao correto, mas estava e foi um dos vencedores da aposta....
                         Quando os nazistas ocuparam a Polonia, ele foi preso na Hungria, trabalhou em campos forcados, conseguiu fugir e conseguiu um visto de um ano para vir ao Brasil , mas teve que passar antes por Portugal, unico meio de sair da europa devastada pela guerra..e conta que se decepcionou com a lingua portuguesa...achava que nao tinha estudado o bastante...nao entendia nada nas ruas...nos hoteis...mas conseguia ler placas, avisos e jornais...e como?...e embarcou , e na viagem se preocupando com a lingua..mas qual nao foi sua surpresa, ja' no navio, quando conseguia se comunicar com a tripulacao e outros passageiros, brasileiros....e ao desembarcar no rio...ja' na rampa de descida do navio entendia perfeitamente o que se falava....ouvia, respondia, perguntava e se apaixonou pelo Brasil...pelo Rio e conheceu aquela que seria sua esposa, uma italiana, Nora Tausz, judia tambem., nascida em Fiume, ..e aqui ficou, lecionou, escreveu livros, traduziu do hungaro para o portugues, do portugues para o hungaro...fez miseria no Brasil em termos de cultura...e era hungaro e muitos brasileiros nao sabem disso, acham que ele e' o mais brasileiro dos brasileiros....e ele e'...de fato e'....morreu aqui...enterrado aqui esta'....seu coracao aqui esta'...para sempre....e terminei.
                          Ohhh loco!!! me aplaudiram...acreditam? ..mas, mas, sempre tem um ...sempre, e este um, filho do dono, do presidente da empresa, ele portanto vice presidente...fez cara de deboche e disse alto e de bom som :-
                          Sou advogado, estudei muito e nunca ouvi falar disso..de onde voce tirou esta '' estoria''?...esta fantasia?..esta ...mentira?...   toim toim  toim....
                          Apenas repliquei:- da verdade tirei esta mentira..e voce?...de que verdade tirara suas desculpas?...toim toim toim 
                          Pensa que ligou...num tava nem ai...a inveja e' uma merda...nao pedi para falar o que sabia, me pediram, falei a verdade que sabia e levei...toim toim toim...
                          E hoje passados alguns anos, navegando na internete...fui na procura de Paulo Ronai..e achei, minha verdade estava la'...eu apenas abri de novo a pagina da vida, da historia..e ele o Dr. Sergio...o advogado sabichao sera' que viu tambem?...sera' que vai ver algum dia..espero que sim..tem muito dinheiro..e' viajado pelo mundo...mas tambem o que me importa ne'?....tenho minha verdade e Paulinho, meu amigo , o Ronai, o maravilhoso o exuberante professor Paulo Ronai deve estar rindo disto tudo e pensando:-

                         Que te fiz Brasil ? que te fiz Zezito?...e

Dr.Sr.CAUSIDICUS?...que mal lhe fiz?...e o Zezito tinha razao sim,

viu?...  causa finita... causa finalis...castra movere...carpe diem!


*****************************************************************************

        
ps-- quando li muitos anos passados sobre a '' aposta'' foi em uma conceituada revista brasileira..pode ter havido exagero, pode ter havido engano..mas estava la' o artigo e o livro do Paulo Ronai..'' Como aprendi o Portugues'' esta' nas bibliotecas da vida..e' so conferir...se houve mentira nao foi minha. e tenho dito....ze'...bastiao...benedito!!!....            


WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 01/02/2010
Código do texto: T2062518