A paixão

Estar apaixonado é um estado de graça, é o Nirvana em carne e osso, o jardim do Éden, o paraíso depois do juízo final, sabe-se que está apaixonado quando tudo nos lembra o ser querido, cada nome de rua, cada título de matéria de jornal... Quando se está apaixonado tudo se encaixa maravilhosamente, os feriados duram sempre uma semana, as noites não atrapalham um dia de trabalho, as ligações não precisam ser pagas. Apaixonados, não pensamos nas horas e prazos, no orçamento maldito de cada mês, no que rola de mau na cidade, estar apaixonado é andar nas nuvens, sonhar com o ser desejado, acordar com essa pessoa na cabeça, bolar momentos a sós, imaginar presentinhos dados e recebidos, tirar de perto as lembranças do ex, é tentar aprender a cozinhar, ler livros sugeridos pelo seu amor, fazer ginástica como se a beleza fosse urgente e preciso.Estado de graça, a paixão, mas estar apaixonado é também estar à mercê, estar apaixonado é ser como um barquinho no mar num final de tarde. Parece tudo bom, águas mansas a espelhar nosso sorriso e, de repente, a marola alta e inesperadamente o põe à deriva, E ele não vira, o barquinho-coração acha que não vai "guenta" a saudade, o ciúme, o medo, teme perder essa pessoa pra outro barquinho que cruze o mar. A paixão é um estado de graça apenas por alguns minutos, no máximo dias, enquanto entorpece como um alucinógeno, nos faz achar tudo fácil, as distâncias mínimas, o tempo eterno, ao acordar, descobrimos que paixão é irreversível. Uma vez nascida, gerada, ela nega a semente de onde veio e se declara eterna, oriunda do sempre, intrínseca a nosso ser. ela se torna soberana, domina o pensamento, será enquanto tiver de ser, é irrevogável a paixão.A outra descoberta é que a paixão está mais para HERDES do que para ÉDEN, A paixão é o reino de plutão, planeta do sexo, do mistério, dos sentimentos profundos e perturbadores. É o inferno queimando nosso peito, uma comichão nos fazendo querer engolir o ser amado, nos fundirmos a essa pessoa que, mais do que nos atrair, parece fazer da gente um novo alguém que simplesmente não é mais nada sozinho. A paixão é sansara do corpo e da mente, é a fraqueza da carne, mas é a fortaleza do coração, pois quem nunca se apaixona é mais do que bobo, é como uma bactéria que causa doença sem saber. Quem vive defendendo o próprio coração não tá com nada, não se assusta com marola mas também não desfruta da brisa que só o barquinho solto no mar sabe bem o quanto é gostoso se apaixonar.Quem nunca se apaixonou precisa se apaixonar logo, perder o rumo, aceitar entrar no labirinto sem saber onde é a saída, ou se à alguma saída.pois a saída é a parte pior de uma paixão, e encontrar um labirinto sem saída é o sonho de todos os namorados.

Elen Paiva
Enviado por Elen Paiva em 31/01/2010
Código do texto: T2061107