A INTELIGÊNCIA E A VONTADE

Houve uma discussão muito grande entre duas características humanas para saber quem era a mais importante.

_ É claro que eu sou a mais importante! Disse a inteligência robustecendo-se.

_ É claro que não, eu sou a mola, eu dirijo tudo! Disse a Vontade.

_ E como a discussão não progredia a Liberdade resolveu intrometer-se na conversa, que já ia animada há várias horas.

_ Caras amigas vocês são todas importantes, vou exemplificar e assim começou...

_ Mas, como? Perguntaram as duas em um sonoro coro.

_ A Inteligência diz ao homem que ele deve comer legumes para ficar mais saudável, certo?

_ Sim! Respondeu dona Inteligência crescendo um pouco.

_ Mas ai a senhora Vontade olha um frango frito crocante...

_ É isso mesmo! Interrompe a senhora Vontade achando que tinha ganho a parada.

_ Mas ele age igual a uma criança birrenta e faz greve de fome! Como vocês podem ver foi a mim que ele recorreu, portanto mais poderosa que vocês ..., sou eu, porque o ser usa da liberdade para escolher sempre! Disse dona Liberdade pegando as amigas de surpresa.

_ Não!! Protestaram as duas.

Neste momento com certeza a Inteligências teve um lapso, o famoso branco.

_ Tudo bem, eu provo! Disse liberdade e começou...

Depois de um resmungo e sons indescritíveis das amigas.

_ O ser está gordo – a Inteligência então diz a ela que “gordura faz mal!”; a Vontade insiste para que segunda-feira comece um regime; mas usado a liberdade ele não faz o regime e ainda come mais...

As amigas estavam fazendo umas caretinhas e dona Liberdade continua.

_ Outro exemplo: “Fumar faz mal!”, diz a Inteligência, a Vontade insiste que é preciso reduzir e parar, busca um médico para ajudar, chicletes e adesivos são usados; mas de posse da liberdade o ser resolve continuar fumando.

_ Ah! Já exclamavam as amigas.

_ A Inteligência é importante porque avisa o homem de todos os seus problemas; a Vontade também é porque aciona o querer mudar; mas a Liberdade é quem conduz o ser, porque ele é quem escolhe sempre!

Todas meio triste foram saindo, até que dona Liberdade disse:

_ Ei! Meninas vamos ser mais inteligentes que o ser e vamos trabalhar juntas? Vamos usar a inteligência que aponta os meios e vamos acionar a vontade para fazer as mudanças, peçam a ajuda de dona Motivação, pois ela sabe como fazer para fortalecer o querer.

_ Beleza! É isso mesmo, e assim se animaram todas.

E dona Liberdade ficou pensando bem baixinho: _ Para que tanta inteligência, se a vontade está sempre tão mal dirigida pela liberdade... Quem sabe dona Motivação consiga dá solução e resolver o problema de uma vez da Vontade – na figura do QUERER, porque se ela casar a inteligência com a vontade do bem ninguém segura o ser.

*******

Muitos são os instrumentos acionados por Deus para que o ser progrida:

_ Inteligência – para conhecer;

_ Vontade – para querer;

_ Liberdade – para escolher;

_ Motivação – para mudar;

_ Influencia – para ajudar;

_ Inspiração – para acordar;

_ Saúde – para usar todos os meios e instrumentos;

_ Religiosidade – para se encontrar com Deus;

_ Vida – para realizar;

_ Tempo – para fazer;

_ E muito mais...

Pergunte a você o que está fazendo de todos os instrumentos que recebeu...

Boa sorte! Vamos precisar...