A boneca Joana

Era Natal de 1957, Anita ganhara a boneca tão sonhada, com cabelos loiros e olhos azuis, vestido de algodão com bolinhas amarelas com renda fazendo arremate.

Sentia que aquele era, até então, o dia mais feliz de sua vida, e olha que já ia completar seis anos!

Joana! Isso! Este seria o nome da boneca, agora sua amiga inseparável.

Desde aquele dia, todas as noites, a boneca dormia entre os braços de Anita e era a primeira a ganhar o seu bom dia.

Todos os retalhos da casa foram pesquisados e recolhidos, Joana seria a mais elegante das bonecas, para isso Anita até aprendeu a recortar e alinhavar vestidos com a ajuda da mãe.

Sempre que a família viajava, Anita não se esquecia da boneca, conversava com ela e lhe confidenciava suas tristezas e alegrias.Os anos foram passando e a boneca Joana estava presente nas tarefas escolares, nas brincadeiras com amiguinhas e até recebia aulas de Anita, que colocava o quadro negro no quintal e postava Joana numa cadeirinha e ensinava-lhe as letras,as palavras e textos.

Anita ia crescendo e aprendendo e Joana ia ficando desbotada e envelhecida, com o seu corpinho de plástico, todo marcado, e suas roupinhas encardidas, pois Anita não tinha mais o mesmo entusiasmo pela boneca.Ainda assim eram inseparáveis, pois a boneca tinha vivido com ela momentos e emoções que jamais outra "pessoa" vivera.Nem a tão conhecida boneca Emilia, personagem de Monteiro Lobato, tinha vivido tantas aventuras como Joana vivera nas brincadeiras com Anita.

Um dia, sempre tem um dia! Márcia , uma amiguinha de Anita, convidou-a para brincar em sua casa, iam brincar de comadres, então pediu a Anita que levasse a sua boneca.A menina arrumou Joana da melhor maneira e penteou seus cabelos já ralos , pois iam caindo sempre que eram arrumados.

Tudo pronto, Anita chegou na casa de Márcia , que foi logo lhe apresentando a sua boneca.Os olhos de Anita arregalaram-se com a surpresa, tão maravilhosa e novíssima boneca da amiga deixou-a sem fôlego e com um aperto esquisito,que mais tarde, Anita saberia tratar-se de inveja.Algo que fez com que ela daquele momento em diante só pensasse em ter uma boneca igual da amiga.Durante toda a brincadeira Anita só tinha olhos para a boneca de Márcia, esqueceu-se completamente de Joana , que ficou largada em um canto até a hora de ir embora.

Anita saiu da casa da amiga com o firme propósito de conseguir uma boneca igual.Chegou em casa e já foi contando para a mãe, com detalhes, como era linda a boneca de Márcia, não parou de falar nisso, nem durante o jantar e até a hora de dormir, nem sequer levou Joana para dormir consigo naquela noite.

No dia seguinte apesar dos insistentes apelos para que os pais comprassem uma boneca igual de Márcia, Anita não foi atendida, e pior, seu pai lhe disse que ela já ia fazer dez anos e que os presentes agora , seriam livros, pois ela precisa muito de instrução.

Anita foi para a escola e só pensava numa maneira de conseguir a tão sonhada boneca nova.Durante o recreio, encontrou-se com Márcia e esta perguntou-lhe o motivo de sua tristeza, Anita então lhe falou da sua vontade de ter uma boneca igual a dela.Márcia ficou pensativa e decidiu: Iriam trocar as bonecas.Anita nem acreditou! Márcia iria trocar sua linda boneca por uma boneca desbotada e velha como Joana?

Marcaram a troca para à tarde .Anita chegou eufórica na casa de Márcia e trazia Joana no carrinho de bonecas que havia ganhado no dia das crianças.

Márcia pegou a boneca, grande e nova, com roupas novíssimas e entregou a Anita e dela recebeu a velha boneca .Quando Márcia segurou e abraçou Joana, chamou-a pelo nome e deu-lhe um beijo estalado, Anita sentiu uma fisgada no peito e pela primeira vez, o sentimento de ciúme machucou a sua alma.

Márcia segurou Joana com carinho e disse que adorava a boneca, que ia fazer-lhe roupas novas e que ia colocá-la no bercinho e que agora ela seria sua amiguinha.

Enquanto Márcia se afastava com a boneca, Anita olhava para o rosto de Joana e começava a lembrar-se de todos os momentos que estiveram juntas, de quantas confissões e "conversas" tiveram naqueles quatro anos de convivência, das noites que acordava de um sonho ruim ou assustada com o barulho de trovão e agarrava-se a ela.Seu coração foi tomando-se de um sentimento forte e pleno que enchia todo o seu ser e Anita sentiu nesse momento , o que era o sentimento de amor.

Aproximou-se de Márcia e disse que não queria fazer a troca, que ela gostava de Joana e que não iria trocá-la.Márcia compreendeu e disse para a amiga que fez aquilo de propósito pois sabia que ela tinha bons sentimentos e que por isso escolheu ser sua amiga.Depois desse dia, brincaram muitas vezes juntas, as duas meninas e as duas bonecas, até que as meninas foram crescendo e as bonecas iam ficando esquecidas

Agora a neta de Anita tem uma boneca que também se chama Joana, e Anita espera que através dessa "amizade" ela aprenda a lidar com seus sentimentos e que os entenda, saiba administrá-los e nunca , nunca queira fugir deles ou ignorá-los.