Isadora

Isadora depois de mais um dia cansativo, prepara-se para dormir. Escuta batidas em sua porta.

___Dora, Dora, Madame Rute quer falar com você!

A moça logo abre a porta preocupada. Madame Rute não era de muita conversa, o que desejaria àquela hora?Será que fizera algo errado?

Diga a ela que estou indo.

Ligeiramente veste uma baby dool . Podia andar pelos corredores do sobrado assim, nos dias de segunda-feira que era dia de fregueses marcados. Geralmente estes passavam a noite no quarto. Se fosse outro dia talvez nem pudesse sair. Madame Rute não queria encrenca, não aceitava meninas muito novas entrando na vida. Ficara com Dora pois era muito amiga de seu pai e breve já estaria pronta. Afinal era uma moça muito bonita e cativante, embora fosse um pouco tímida. Mas timidez é coisa que se vence.

Isadora chega ao quarto, bate na porta e escuta a voz rouca de Madame Rute a convidando para entrar.

____Mãezinha o que deseja? Fiz algo errado?

___ Não Isadora, só quero conversar com você.

___Pode falar estou curiosa!

___Sente-se aí nesta poltrona.. Deixe-me observá-la.

___Por que Mãezinha, eu estou muito feia?

___Uma beleza de moça como você nunca ficará feia. Só quero vê-la melhor. Você já vai fazer 16 anos. Há três anos veio para cá, já está na hora de começar a dar lucro.Eu te aceitei porque sabia que você poderia vir a ser uma das mais cobiçadas.

___Não, por favor eu não quero. Continuo sendo sua criada. Faço todos os serviços que a senhora quiser, menos isto.Logo meu pai vem me buscar, é só ele arrumar a vida dele.

___Não seja ingênua Isadora. Seu pai não vai voltar, e mesmo se voltasse não teria direito nenhum sobre você, eu paguei muito para lhe adquirir.

___A senhora está falando que meu pai me vendeu? Isto é um absurdo

___Se você duvida, olha aqui o contrato.

___Ele vendeu você e seus dois irmãos também. Estava falido. precisava de dinheiro para sumir.

Eu não acredito nisto.

___Enxugue as lágrimas! Não tenho tempo para melodramas. A vida é assim mesmo Isadora, o dinheiro fala mais alto. Um dia você vai aprender.

Isadora enxuga as lágrimas, porém não consegue conter a tristeza e a indignação.

___Amanhã, iremos fazer umas compras. Você precisa se vestir melhor. Só possui trapos.

___Eu não quero . Só quero ir embora daqui.

___Vai para onde?Você foi criada naquele mato feito um bichinho. Depois veio para cá. Você não conhecesse nada da vida.

Na verdade Isadora não conhecia nada da vida mesmo. Uma fatalidade a trouxe até ali.

Ela vivia num sítio com seus pais e seus três irmãos menores. Admirava o amor de seus pais. Admirava sua família. Porém a vida perfeita começou a desabar. Sua mãe ficara doente de repente. Um dia estava trocando a fralda de seu irmão menor, que na época tinha uns seis meses de vida e sentiu uma dor muito forte na cabeça. Gritou . Chamou Isadora , pediu para que fosse procurar o pai.Foi tudo tão inesperado, depois de três dias sua mãe falecera.

Então a menina que não conhecia a tristeza sentiu pela primeira vez a dor da separação. Lembrou-se dos conselhos e do pedido de sua mãe de sua mãe:

___Isa seja forte. Não deixe ninguém te machucar. Cuide de seu pai e de seus irmãos , eu sei que você irá vencer.

...Me desculpe mamãe eu não venci. Eu não consegui ficar com meus irmãos. Nem sei onde estão e papai nos abandonou. Ele ficou transtornado depois que você partiu. Parecia outro homem.

___Menina, pare de chorar! Eu não tenho tempo para ficar ouvindo choros. A vida é difícil. Eu mesma não quis vir para cá. Depois descobri que era a única forma que tinha para conquistar o que tenho hoje.

___Eu só quero minha família de volta. Não quero mais nada.

___Fique quieta, vá para seu quarto. Já decidi o que farei contigo. Durma, descanse. Logo se acostumará. Todas nos acostumamos.

Naquela noite, Isadora não conseguiu dormir, pensou em morrer, em fugir, mas sabia qual seria seu destino.

Lembrava da última fala de Madame Rute : “Todas nos acostumamos”. Não , ela não iria se acostumar com aquela vida. Ela queria conhecer um homem, se apaixonar, se casar e ter filhos. Ela não queria viver igual aquelas mulheres da casa.

Por que as coisas tinham que ser assim?

...Papai por que fez isto conosco? Por que nos vendeu? Por que nos separou?Eu ia cuidar de você como prometi para mamãe.

Isadora pensou em fugir, mas para onde iria? Se fosse para as ruas poderia acontecer o pior. Talvez fosse melhor aceitar o destino que a vida lhe reservara.

( Este texto faz parte do Romance “Isadora”, que ainda estou concluindo)

Tessália Lemos
Enviado por Tessália Lemos em 18/01/2010
Código do texto: T2037220
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.