D.Rosalina era uma faxineira,senhora já, que trabalhava na casa de Mirtes e seus pais, que não lhe davam trégua no quesito namoro e fiscalização.
Haja...dizia ela e tinha a mais perfeita concordância com seu namorado, rapaz do bem,trabalhador, honesto, com tudo aquilo que todos sonham...
Um dia, uma luz clareou o casal...
Os pais de Mirtes resolveram fazer uma viagem e o que fariam com aquele casal de namorados que não se desgrudavam?
Ora...por que não haviam pensado antes?
Tinham a santa D.Rosalina que poderia ficar morando com Mirtes, cuidando da casa de dia e à noite, dos namorados.
Assim, tudo acertado, foram, com aquele catálogo de recomendações...
Ufa!! Estamos livres! É hooooooooooooje, pensou Mirtes!
Enquanto namoravam na sala, D.Rosalina, muito bem mandada, passava e ficava na sacada,que justamente dava bem pertinho da sala onde eles estavam...
Assim, como quem não quer nada, Mirtes foi até a sacada, deu uma conversadinha de leve com a pobre senhora e ao fechar a porta, deu um jeito de trancar por dentro.
Enquanto isso, os preparativos: Mirtes convidou seu amor para ficar lá com ela, aquela noite, em seu quarto.Para isso,aproveitando-se dos momentos de prisão (ainda que ela não tivesse percebido) de D.Rosalina e o moço ficou escondido no quarto dela.
Fizeram de conta, com o barulho da porta da rua que estavam se despedindo e Mirtes foi dar boa noite à sua velha guardiã...
Tudo normalmente, embora no fundo, haviam traços de nervosismo.
Fechou a porta de seu quarto e,felizes estavam se abraçando por ter dado certo o plano quando...ele é acometido por uma habitual crise de espirros,bem rumorosa e conhecida por todos...certamente, até por ela, a guardiã...
Foram dois, tres,cinco, abafados por um travesseiro...Mas não dava pra continuar.
Aqueles espirros estavam por colocar todo o plano a perder...já que pelo nervosismo, não paravam...
E assim, esperaram mais um pouco, com todos os cuidados se certificaram que podiam sair do quarto e ele foi embora...
Nada aconteceu de romântico, mas no outro dia, Mirtes estava com cara de quem havia pego uma grande gripe...
Apenas isso restou além das lembranças para eles...