Respeito
Existia em uma cidadezinha do interior, um menino chamado Pablo.
Todos achavam Pablo muito estranho, pois realmente ele não fazia nada que os outros garotos de sua idade faziam. Quando ele ia á escola, estudava muito e sempre que tinha alguma dúvida em algo, ajudava alguém a tirar alguma dúvida.
No futebol com os colegas, Pablo nunca dava caneladas ou ofendia algum amigo. Pablo nunca brigava mesmo se estivesse apanhando de alguém. Apanhava calado, mas não batia.
Se alguém estivesse falando com ele ou lendo algo para várias pessoas ouvirem, ele se mantinha calado, e só falava quando a outra pessoa já tivesse terminado.
Vocês podem pensar que Pablo fosse apenas um menino super educado. Foi isso que sua professora perguntou a ele um dia,mas a resposta que ele lhe deu foi surpreendente.
Pablo olhou nos olhos da professora e apenas lhe disse:
Querida professora, não sei se isso é ser bem educado, mas eu apenas faço aos outros aquilo que gostaria que fizessem comigo.
A professora ao ouvir isso, sorriu e compreendeu que a mãe de Pablo não impôs que ele respeitasse aos outros, mas que ela o ensinou que ele gostaria de ser respeitado, assim como todos que convivessem com ele também gostariam.
E a partir desse dia, todos os professores e pais daquela cidadezinha do interior começarão a ensinar a seus filhos o motivo pelo qual devemos ser respeitados, e deram vida ao velho ditado “respeito é bom, e todos gostam”.