Borboletas

Em um belo dia de verão, levei meus filhos para irem visitar um bosque que tem perto de nossa casa. Chegamos lá, eles se vislumbraram pela imensa beleza, árvores, pequenos animais, micos e borboletas.

Passeando pelo bosque, encontramos uma borboleta muito linda, a mais linda e mais brilhante de todas. Ficamos ali, parados vendo-a voar livremente, encantando todos os lugares em que passava.

Foi aí que um de meus pequenos me perguntou se ela já havia nascido assim, linda e livre. Eu calmamente os levei a um cantinho aconchegante do bosque, a fim de lhes contar a história das borboletas.

Há alguns anos atrás, vivia uma borboleta muito linda que morava no bosque, ela vivia voando pelos jardins, até que um dia encontrou seu amado, se casaram e desse casamento nasceu uma pequena lagarta.

Sim, uma lagarta. Vocês sabiam que antes da borboleta ser uma borboleta, ela é uma lagarta verdinha, gordinha e feinha?

Pois é, ela é assim mesmo.

Os pais da pequena lagarta a amavam, e sabiam que um dia ela seria uma linda borboleta, Mas eles sabiam também que teriam de ensinar a lagartinha a sobreviver um tempo sem eles.

Para a lagarta virar uma borboleta, ela sofre por uma transformação, a qual se chama METAMORFOSE.

E para ocorrer essa metamorfose, a lagarta precisa ficar algum tempo dentro de uma casinha escura, o casulo. Dentro do casulo, elas aprendem a sobreviver, e vão ganhando forças para que consigam desenvolver asas para um dia voarem livres.

Sabendo disso, os pais da lagartinha começaram a ensiná-las desde cedo a vencer os desafios impostos pela vida, como conseguir comida, proteção, ensinaram a ela que não deveria sentir medo, e que eles a amavam muito.

Em alguns meses, a lagartinha começou a crescer, e quando estava pronta, sua mãe lhe mandou ir para o meio do bosque e começar a criar seu casulo. Elas se despediram e a lagartinha partiu.

Seus pais viam os dias passaram e a filhinha não voltava. O que será que tinha acontecido? Será que ela morrera dentro do casulo? Será que ela saiu voando e se esqueceu de nós?

Um dia mamãe borboleta estava voando pelo bosque, quando se deparou com a mais bela borboleta de todo mundo. Sua filha.

Esse dia foi mágico. Todos se alegraram e houve uma festa enorme no bosque.

Viram filhos, as borboletas quando nascem são tão feinhas, somente se transformam em belas borboletas quando passam pela luta e a luta as faz melhores, mais fortes e mais bonitas.