Lembranças que trazem saudades

Tudo teve inicio quando Lavínia uma mulher de aproximadamente 33 anos, olhava para uma foto que tirou com seu pai durante a infância, nessa foto ela estava com um vestido vermelho e tinha os cabelos cacheados e seu pai usava uma calça jeans e uma camiseta preta.

Ao olhar para aquela foto, os olhos de Lavínia se encheram de lágrimas, pois seu pai já não estava ao seu lado, juntamente com suas lágrimas veio à recordação da passagem de sua infância para a adolescência e se lembrou de um determinado dia em que seu pai lhe fez a seguinte pergunta:

“Filha porque andas tão feliz?”

Lavínia com um sorriso estampado no rosto disse a seu pai que estava feliz por conta dos sonhos que tinha, pela bondade que via nas pessoas e pela existência do mundo.

Seu Joaquim ficou preocupado ao ouvir a resposta da filha, pois já foi um homem sonhador e apaixonado por sua vida, mas com o passar do tempo sofreu muito por conta de seus sonhos e acabou percebendo que a vida era feita de perdas e de sofrimentos. Ele adquiriu esse pensamento após ter perdido sua mãe ainda muito novo e há dois meses perdeu seu único irmão num acidente de carro.

Joaquim disse a Lavínia que era nova e ainda estava em tempo de mudar seus pensamentos, pois se continuasse pensando assim futuramente sofreria muito.

Lavínia aos 15 anos já não via sua vida sem seus sonhos e disse a seu pai que no mundo existe muito sofrimento, mas os sonhos que tinha eram como o alimento de sua alma e por esse motivo não poderia abandoná-los e também não poderia deixar de acreditar em sua felicidade.

Seu pai terminou a conversa dizendo que um dia ela iria se lembrar da conversa que tiveram...

A menina pensou muito na conversa que teve com o pai e chegou à conclusão que esse mundo de sofrimentos só existia no mundo de seu pai e ao pensar em sua felicidade decidiu esquecer essa conversa.

O tempo foi passando e Lavínia estava cada dia mais feliz, sua vida estava maravilhosa, tinha boas notas na escola, tinha muitos amigos e acabou descobrindo que estava apaixonada por seu melhor amigo e por sorte era correspondida nessa paixão, sua vida tornou-se muito mais feliz e sua vontade de viver foi triplicada.

Logo Lavínia começou namorar com Vinicius o garoto por quem estava apaixonada. Passaram-se 4 anos e eles decidiram morar juntos, então se mudaram para uma casa quase ao lado da casa de Joaquim.

Lavínia estava muito feliz e para completar sua felicidade aquele era o dia do aniversário de seu pai, então chamou Vinicius e foram até a casa de Joaquim. Primeiramente bateram na porta, ninguém apareceu, Lavínia estranhou, pois seu pai acordava cedo, e logo percebeu que a porta estava apenas encostada, muito preocupada entrou na casa e começou chamar por seu pai, mas não houve resposta, Vinicius subiu as escadas e sua esposa foi em seguida. Ao chegar no quarto Lavínia viu seu pai caído no chão, num primeiro instante pensou que ele estivesse morto, mas Vinicius disse que seu coração ainda estava batendo, e rapidamente chamaram uma ambulância que chegou ao local em torno de meia hora. Levaram Seu Joaquim para o hospital mais próximo, passando algumas horas o médico surgiu e disse que fez o possível mas não conseguiu salvar seu Joaquim, Lavínia ficou muito mal ao receber a noticia.

No momento em que viu seu pai sendo enterrado sentiu que sua vida foi com ele.

Lavínia perdeu o sentido da vida, todos os lugares que olhava via seu pai, Vinicius tentou convencê-la de que as perdas fazem parte da vida, mas de nada adiantou...

Certo dia em sua casa, olhando para uma foto que tirou com seu pai Lavínia pensou e disse para:

“Se eu tivesse seguido os conselhos do meu pai, talvez hoje eu não estaria sofrendo tanto com a morte dele, pois no mundo perfeito que sempre idealizei existiam perdas, mas elas não eram tão sofridas como essa de minha realidade...”

PS: Assim como aconteceu com Lavínia pode também acontecer com qualquer um de nós, por isso antes de crer que o mundo é perfeito pare, pense e se pergunte:

“Que motivos eu tenho para acreditar na perfeição do mundo?”

Depois faça uma reflexão sobre sua resposta e com isso você decide se o mundo é perfeito ou não, mas tome cuidado, pois podem existir ilusões entre sua resposta...