DEPRESSÃO
A tristeza invadiu seu corpo, sua alma. Não pensou que tivesse tantas lágrimas para chorar. Seu cérebro estava oco, vazio, não conseguia pensar.
Levantar da cama parecia uma tarefa quase impossível. Sua cabeça doía, seu corpo todo doía. Trôpego, levantou. Caminhar até o banheiro, tirar a roupa, tomar banho, uma eternidade.
Desceu à cozinha. Não sentia fome, só sede, muita sede. Com muito custo chegou à garagem. Entrou no carro e esqueceu completamente, aonde ia, o que iria fazer. Resolveu sair assim mesmo. Começou a rodar sem rumo, sem destino certo.
De repente, deu-lhe uma vontade de urinar, tão grande que parecia que sua bexiga estouraria. Teve que parar. Abriu a porta do carro, urinou ali mesmo. Resolveu voltar para casa. Onde morava mesmo?
Desceu do carro, resolveu perguntar onde estava. Entrou num bar qualquer. Ao vê-lo, o atendente perguntou se queria alguma coisa. Parou, pensou por um instante e disse: Uma cerveja. Quero uma cerveja. Qual! Gelada, respondeu.
Servido começou a beber. Só parou quando estava bêbado e desmaiado.
Quando acordou, estava na sala de sua casa. Acharam no meio de seus documentos, seu endereço escrito em um papel e o trouxeram.
Sua mulher perguntou: E o carro? Carro? Que carro? Respondeu. Acharam que era por causa da bebida, quando passasse a ressaca melhoraria.
Quando perguntado sobre as encomendas, se as tinha entregue, respondeu perguntando: - Que encomendas?
- E o dinheiro? - Dinheiro?
- Que dinheiro?
Foi quando notaram que havia alguma coisa de muito errado com ele.
Resolveram levá-lo ao médico. Até então achavam que era preguiça, cansaço, que estava esgotado, necessitando apenas descansar.
O médico, ao examiná-lo ficou assustado com o estado dele. Diagnosticou Depressão Profunda, com Diabete e Amnésia Temporária. Por falta de conhecimento as pessoas crêem que Depressão não é uma doença, chegam a pensar que é fingimento. Um absurdo. Depressão é uma doença gravíssima, silenciosa e mortal se não tratada a tempo de maneira correta e eficaz.
Saiu do consultório aliviado e ao mesmo tempo preocupado. Não sabia até que ponto a doença tinha afetado seu corpo. Estava com diabete, não poderia mais comer doces, tomar refrigerantes, comer comidas gordurosas e ficar nervoso. Exercícios, praticar apenas os leves. Acima de tudo, refazer a vida aprender a conviver com a doença, reconquistar a família, amigos e os negócios. Teria que ter muita fé e coragem.