NUCLEO BANDEIRANTE :VI NASCER UMA CIDADE OTIT*19

NÚCLEO BANDEIRANTE:

VI NASCER UMA CIDADE.

Brasília, DF 1956.

Quando eu ainda era uma criança, fui com o meu pai para o local onde seria construída a Capital da Esperança, Brasília.

Chegando lá no entroncamento das estradas de terra que vinha de Cristalina, Anápolis via Corumbá de Goiás e Formosa passando também antes por Planaltina.

Próximo as corredeiras límpidas do Riacho Gama fora montado um canteiro de obras onde se encontrava um Diretor da Novacap, Dr. Bernardo Sayão que era também Vice –Governador de Goiás e o Dr. Israel Pinheiro velho político de Minas Gerais e grande amigo de JK, Presidente da Novacap.

Marcado ali no chão com um Piquet, próximo ao córrego com uma marca “1a”.

O Dr Israel Pinheiro contestou:

- Aqui não serve às águas daqui vão formar os mananciais de origem ao futuro lago Paranoá. Será nossa obrigação mante-las límpidas ao porvir...

O Dr. Sayão contra argumentou:

- Vamos deixar provisoriamente aqui até que se passe a “Primeira Missa marcada para daqui a 15 dias. Depois a gente ve como é que fica”.

Um dia depois antes de irmos para Anápolis no mesmo local meu pai encontrou com o Dr. Bernardo Sayão que de Jipe andou seguido por nós alguns metros a cima.

Paramos e apeamos dos carros.

Ele trazia um carramaçho de papel, onde ao abri-la começava naquela estaca com a numeração “1a.” com uma travessa unindo mais 2 avenidas a “2a.) e a “3a.) .

Pegou uma caneta e escreveu na travessa assinalando uma área de esquina dela coma “1a.” avenida. Aqui vai ser o Posto Berocan.

Despedidas de praxe e meu pai voltou conosco para Anápolis a fim de providenciar o material para construir o posto, pois as ordens recebidas foram de urgência.

Uma semana depois ao voltarmos, em redor da area assinalada como posto já estavam construídos uns duzentos barracos de madeira, em um deles aquele carramaçho de papel dempendura-do na parede com o nome em vermelho: NUCLEO BANDEIRANTES.

De acampamento provisório virou uma cidade que vai para sempre atravessando o tempo...

Goiânia, 07 de agosto de 2009.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 21/11/2009
Reeditado em 19/11/2010
Código do texto: T1936797
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.