XAMBALATA - (Lia Lúcia de Sá Leitão – 15/09/2009)- INFANTIL

Olá! Eu sou Xambalata, um cãozinho muito dorminhoco, ainda sou nenê e gosto muito de comer a comidinha que a minha amiguinha coloca no pratinho, devoro tudo rapidinho para brincar com os meus amiguinhos.

Quem come a comidinha no café da manhã, no almoço e no jantar fica forte e tem energia. Os meninos e as meninas ficam mais bonitos e traquinos!

Comidinha dá energia para ler, brincar, sorrir e gritar. Para os filhotinhos de cachorro como eu, o caso é fazer barulho e bagunça. Latir, pular, correr e rolar nas gramas do jardim.

Vou contar um monte de segredo.... segredo não se fala ok?

Tio Glauco tem um segredo. Ele come um pratão de arroz, farofa e feijão, até parece comigo, limpa os tiquinhos de comida do prato pra não deixar sobras e sempre escondidinho passa o pão no molhinho.

Vou revelar mais um segredo, esse é sobre o tio Marcelo, ele é tão comilão que depois que come uma montanha de verdura, arroz, feijão, carne e batatinha, sai de fininho e vai até a pia do banheiro escovar os dentinhos, mas ele não lambe os dedinhos.

Hum! Nem vou falar o que vi.

Tia Márcia é gulosa, adora sopa quentinha. Ela come um tigelão de sopa fazendo chump chump e com a boquinha fechada ela mastiga a cenoura, o chuchu, a batata, a couve, a beterraba, a abobrinha e também o macarrão.

NEM OLHEM NA BARRIGA DA TIA GABRIELA, não é lombriga, é mesmo muita água, suco, chá e comida. Ela esconde a PANCINHA DEBAIXO DA ROUPINHA. Nem mostrem a ela leite, biscoito, papinha e pão com manteiga, ela devora tudo e ainda faz biquinho querendo sempre mais.

Os adultos bem que entendem tudo na vida das crianças, mas esquecem que as crianças gostam de guloseimas. Um pirulito, uma balinha de açúcar, hummmmmmmm até que servia um chocolate.

Mas eu nem posso pensar nessas bobagens, sou apenas um cãozinho, vou falar só do que conheço para ninguém ficar com água na boca.

Depois da comidinha eu fico elétrico, pulo, faço au au,au, corro pra lá e corro pra cá.

Numa dessas minhas peripécias não vi o balde com água no meio da cozinha e olha só, chabummmmmmmmm derrubei o sabão em pó, derrubei a água e me enrrosquei no pano de chão, fiquei desesperado tanto que comecei a morder meu rabinho achando que era o cabo da escova e terminei fazendo mais bobagens, fiz tanta espuma que sai rebolando e caindo pela casa.

A água estava tão friazinha que até fiz xixi no pé do fogão.

Queria correr dali e me esconder, mas Filó me atrapalhava.

Sabia que levaria uns berros, e não demorou, foi assim:

XAMBALATA! Está de patinha sujas!

XAMBALATA! Sai de cima do tapete, não pula nas bolas de sabão!

XAMBALATA! Não faz xixi na cozinha!

XAMBALATA! Deixa Filó em paz!

A mãe da minha amiguinha Luciana aquela que cuida de mim, vez por outra se estressa, vive aos berros comigo dentro da casa, malvadeza! Ela não lembra das peraltices de criança. Será que já nasceu com aquele pano pendurado no ombro?

Vou falar: ela me deixa doido!

Penso que ela quer brincar quando roda o pano no ar. Que nada! Ela quer é me amarrar.

Vou contar outra coisa, algo que ninguém imagina.

Filó é uma galinha marrom muito chata, ela vive bicando as minhas orelhas, mas ninguém, ninguém briga com Filó, mas basta eu fazer Filó correr um pouquinho além dos pezinhos e lá vem bronca! Basta a chorona fazer cócócó que todos correm atrás de mim.

Aqui a casa é linda, tem varandas, tem jardim e um quintal grande com pé de caqui. Tem balanços, tem gangorra, tem até um escorrego para a meninada da vizinhança.

Tem laguinho com peixinhos dourados, azuis e prateados. Tem bichinhos, tem cabritos, porquinhos, vaquinhas e o cavalinho Ariosvaldo, todos livres e felizes.

Ganhei da minha amiguinha um monte de brinquedos, bola, ossinhos, tem até um carrinho de plástico todo mordidinho.

Todos aqui nessa casa são alegres. A gente logo conhece uma casa feliz, todos são bonitos e risonhos, as crianças são amadas e ganham muito carinho dos tios e amigos, assim como vocês.

Venham comigo...

Vou contar direitinho como é a casa onde moro:

Tem um quintal enorme, tem árvores frutíferas, frutíferas são aquelas árvores onde nascem as frutas deliciosas que comemos nos lanches como goiaba, maga, laranja, fruta do conde, caju, acerola, maçã, tem até banana. Mas não sei se bananeira é árvore.

Lá alguns bichinhos cantam e fazem a maior festa.

Os passarinhos são aves bastante animadas. Tem borboletas, joaninhas, formiguinhas e até a lagartixa Trixa.

Tem uma horta linda que me proibiram ir lá porque faço maior salseiro com os buracos que aprendi a cavar na areia.

Fora a Filó que vive encrencando comigo e com os meus amiguinhos.

Aqui é uma paz de quarto de dormir.

Tenho um amigo especial que vive voando de galho em galho na goiabeira, o nome dele é Ticotilico e ele passa a vida a cantar lalalalalalarilaráaaaaaaaaaa, fiuiuiuiuiu fiuuuuuuuuiiiiiii fiiiiiiiiiii fiiiiiiiiiiii.

Existe também Corneta, um pato muito divertido, ele vive no lago, parece que não sente frio, vive cantando qua quaquaqua quaquêeee. Quando faz sol ele vibra e dá muitos mergulhos.

Quando está frio a vovozinha amarra um pano vermelho no pescoço comprido dele, até parece um agasalho, mas pensa? Que nada! Ele nem liga, molha tudo e continua a dar tibungada batendo as asas na água plafit plafit plafit e assim molha a cabecinha e as penas branquinhas.

Temos também GLUGLU, um peru muito brabo e charmoso que vive ciscando no quintal.

Ele fica todo aberto como o Pavão. Acho estranho! GLUGLU é magrinho e fica como uma bola com duas penas bem fininhas.

Ele assusta os pintinhos de Filó e sai correndo atrás deles.

Os pintinhos correm fazendo piu piu piu para todos os lados. Filó faz cócócó e desconta nas bicadas.

Como sempre sobra pra mim.

Corro para minha almofada na varanda e fico olhando tudo que acontece no quintal, uma bagunça só!

Ahhhhhhhhh! Agora estou cansado, já está na hora de nanar o soninho da tarde debaixo do sofá aonde Filó não me encontra para bicar minhas orelhas e a mãe da minha amiguinha não vai me procurar para passar reclamões e me colocar lá fora na casinha do jardim.

Quando eu acordar já sei o que vou fazer para me divertir.

Vou latir bem fininho junto de Filó e correr atrás dela por dentro de casa.

Um beijo e AU AU AU .

Lia Lúcia de Sá Leitão
Enviado por Lia Lúcia de Sá Leitão em 25/09/2009
Reeditado em 27/09/2009
Código do texto: T1830698
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.