O Equinócio no hemisfério Sul é chamado de Austral e marca a chegada de uma nova bela estação.

No passado dia 22/09 aconteceu o Equinócio. O Sol cruzou o equador celeste e a noite e o dia tiveram a mesma duração de 12 horas. Essa especial data do calendário, que no hemisfério Norte ocorre no mês de março, é motivo de comemoração pela chegada de uma estação cuja característica de renovação e esperança é retratada pelo colorido das flores que enfeitam o planeta.
 É a presença de mais um ciclo de vida na Terra revelando todo esplendor da maravilhosa criação da natureza. As árvores e plantas que pareciam secas e mortas começam a renascer, novas folhas verdes despontam, as flores desabrocham e anunciam com seu perfume que a primavera já chegou. Nas montanhas, nos campos, no cerrado, no sertão, na mata atlântica, nos jardins e parques das cidades, o florescer do verde e das flores dão o ar da graça e nos convida a contemplar e vivenciar a energia da nova estação.

Muitas vezes esquecemos de observar as sementes, as flores, os frutos e enxergar o sagrado da harmonia, pureza e fertilidade da natureza. Nessa grande Mãe Terra, chamada poeticamente pelos gregos de Gaia, os elementos encontrados nos variados cenários dos continentes sinalizam que fazemos parte dessa força geradora da vida.

Mitos, rituais e símbolos para celebrar a Primavera têm registro em diferentes culturas:

Na Grécia encontramos a Deusa Perséfone; o mito do vento oeste Zéfiro que se apaixona pela ninfa Cloris;

Na mitologia anglo-saxã, nórdica e germânica encontramos Eostre também chamada de Ostera que é a Grande Deusa Mãe da Fertilidade, associada à aurora e a luz crescente da Primavera;

Em Roma, temos a Deusa Flora;

No Japão, o povo que tem adoração pelas flores, em especial a cerejeira, rende homenagens a princesa Kono-hana-sakuya-hime, que segundo conta a lenda, teria caído do céu no Monte Fuji em cima de uma Sakura, nome da cerejeira na terra do sol nascente e assim...
 Nos diversos países do hemisfério Norte e Sul a primavera registra sua passagem anualmente trazendo o renascimento da vida para iluminar o cotidiano das pessoas. Aqui no Brasil, de norte a sul, os festivais movimentam a paisagem cultural das cidades com flores, música, dança e gastronomia.

Aproveite a chegada da primavera para despertar sua percepção, olhando, sentindo, ouvindo, contemplando e aprendendo com os encantos da natureza.

Eu estou a vivêr um outono preguiçoso pois ainda está a acordar...
tta
24~09~09
Tetita ou Té
Enviado por Tetita ou Té em 24/09/2009
Código do texto: T1829080
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.