Ai de vós, gramáticos intolerantes! (Paráfrase do capítulo 23 de S. Mateus)

1- Eis que o linguista estava num congresso sobre a língua portuguesa e observava o modo como os gramáticos falavam.

2- Então ele levantou-se e disse:

3- Todos estes gramáticos esforçam-se por falar corretamente.

4- Porém não lhes imitem o modo de pensar sobre a língua, pois presumem que a forma que falam é a única correta.

5- E falam afetadamente a fim de serem reconhecidos como bons usuários da língua.

6- E amam a próclise, a ênclise e a mesóclise.

7- E adoram ser chamados pelas pessoas de defensores da língua.

8- Vós, porém, não chameis ninguém de defensor da língua.

9- Mas ai de vós, gramáticos intolerantes! Pois não chegais à pureza da língua a que tanto almejam como não permitem que os outros falem como lhes é prático.

10- Ai de vós, gramáticos intolerantes! Pois entupis as folhas de vários compêndios com o pretexto de tornar culto quem seguir suas prescrições.

11- Ai de vós, gramáticos intolerantes! Pois percorreis todas as escolas à procura de alguém que os ache importantes e depois de o terdes achado, o tornais medíocre duas vezes mais do que vós!

12- Ai de vós, gramáticos intolerantes! Pois que dizeis: considerar a fala é nada; Mas deve-se atentar aos textos literários.

13- Cretinos e hipócritas! Pois não é a fala que faz com que a escrita tenha a razão de existir?

14- Ai de vós, gramáticos intolerantes! Pois observais os pronomes oblíquos, a acentuação gráfica e a conjugação dos verbos e esquecem o que é mais importante: a interação, a praticidade e a variedade da língua.

15- Guias pedantes! Engolis regras mortas e as vomitais sobre as novas.

16- Ai de vós, gramáticos intolerantes! Pois sois como a palavra prosódia, que parece culturalmente intelectual, mas está cheia de arrogância e autoritarismo.

17- Sois hipócritas porque dizeis que escritores famosos podem cometer “transgressões”, pois têm licença poética e prosaica.

18- Tolos! Testificais contra vós mesmos a vossa falta de coerência.

19- Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da ira do povo?!!

20- Portanto, eis que vos enviarei estudiosos da língua. A uns deles rejeitareis; E a outros condenareis.

21- Para que sobre vós recaia toda a injustiça que fizeram por mais de 2.000 anos!

22- Ah, gramáticos normativos! Quantas vezes quis eu mostrar-vos a beleza, a naturalidade e a originalidade da língua e não o quisestes.

23- Eis que os vossos conceitos retrógrados cairão no esquecimento.

24- Bendito o que vem em nome da língua viva!

Alex Teixeira
Enviado por Alex Teixeira em 26/08/2009
Reeditado em 19/12/2009
Código do texto: T1775843