UM CAIPIRA NA CIDADE GRANDE

UM CAIPIRA NA CIDADE GRANDE

Havia nascido em mirecina no interior do Estado do Ceará por volta de mil novecentos e trinta e cinco, um menino chamado de José Craveiros de Brito, que tinha o apelido de “ ZELITÃO “ ,na adolescência trabalhava muito ajudando aos seus pais na labuta do sertão do no Ceará.Começo as escrever as pequenas letras,em casa,quando o seu pai contratou um professor para dar aulas em casa.

Zelitão, como era conhecido naquela região, como um grande vaqueiro, era sempre requisitado por todos aqueles fazendeiros da região, era um dos vaqueiros mais conhecidos naquele vasto sertão, homem de muita coragem, vivia quase seu tempo na caatinga, sem quase tempo pra visitar sua família.

Certo dia Zelitão foi convidado por um fazendeiro da região para trabalhar em uma região da Bahia, onde poderia ganhar mais dinheiro.

Ele de pronto aceitou o convite, viajando para lá montado em seu cavalo, com uma viagem muito longa, onde levava dois cavalos lotados de mantimentos, para se manter durante a viagem que durou dois mezes de cavalgada.

Chegando o ZELITÃO na fazenda do Sr. Craveiros, que já o esperava,que também já havia mandado uns vaqueiros seus, ao seu encontro, chegando na fazenda encontrou uma multidão que esperavam dia e noite, foi aquele festão que durou por cinco dias,depois da festa ZELITÃO foi chamado para ter uma conversa com o fazendeiro que lhe deu todas as coordenadas. Daí em diante não faltou mais nada do que ele desejasse.

Passou uns dois anos nesta fazenda, quando resolveu pedir as contas, e aí o fazendeiro relutou muito para que ele não abandonasse sua fazenda que ele era o melhor vaqueiro daquela região, e que pagaria mais o que ele quisesse, mas mesmo assim ZELITÃO, queria viver em outros lugares conhecer outras regiões. Recebendo suas contas com muita satisfação.

Tendo resolvido suas contas, partiu com mais três amigos vaqueiros que tinha feito durante sua estada, para região de Mato-Grosso, onde encontrou na cidade de SACARENA,uma grande festa de vaquejada,onde se escreveu com seus três amigos, que durante oito dias ganharam uma média de no valor de hoje uns quinhentos mil de apostas.

Depois dessa proeza, não parou mais, onde existia vaquejada ele seguia, durante dez anos de vaquejada, não parou de viajar por este BRASIL todo, até nos ESTADOS UNIDOS, foi convidado para fazer um filme de Faroeste, onde ganhou uma grande grana.Ganhou muito dinheiro em seus cinco anos que passou por lá.sempre ganhando os melhores salários,viajou por todo os ESTADOS UNIDOS, era sempre convidado para fazer montaria em boi e cavalo bravo. Quando já por volta dos cinqüentas anos resolveu voltar aos seus compatriotas.

Depois de voltar a SACARENA ,começou a construir fundações para abrigar aqueles meninos abandonados, lhes dando várias profissões que quando adulto pudesse encontrar empregos já qualificados.

Construiu muitos Hospitais para aquelas pessoas carentes, que muitos são agradecidos, Fez muitos convênios com governos Federais, Estaduais e Municipais.

Na sua época SACARENA, já tinha uma população muito grande, estimada em duzentos mil habitantes, hoje tem uns trezentos e poços mil habitantes.

Zerck Wincenity-1109ago.

Zerc Viceniti
Enviado por Zerc Viceniti em 11/08/2009
Código do texto: T1748005